sábado, 14 de maio de 2016

Pontos relevantes - opinião minha do texto autoria: Sheila Maria Conde Rocha Campello - sobre - Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

(Módulo 29:), segundo Lúcio Leonn.


Imagem 2009- Lúcio Leonn, em UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA – UnB \ INSTITUTO DE ARTES – IdA
“Sabemos que esse planejamento do TCC deverá ser elaborado de acordo com normas internas definidas pelas coordenações locais, com base em normas técnicas, ou em outras normatizações específicas de sua unidade acadêmica.”

“Para fundamentar este debate, além da consulta à bibliografia específica sobre o tema (inclusive as normas prescritas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT), foram consideradas as normatizações propostas pelas Instituições de Ensino Superior (IES) envolvidas neste projeto de curso.”

“A consulta realizada aos textos que apresentam essas normas, obtidos junto às coordenações dessas universidades parceiras, demonstrou que algumas delas ainda não dispõem de normas específicas para os cursos oferecidos a distância. Nesses casos, buscamos subsídios em documentos organizados para orientar a elaboração dos TCC em cursos presenciais.”

“Caberá às coordenações locais e aos orientadores do TCC definir claramente tais etapas, de forma a evitar prejuízos na aprendizagem dos conteúdos relacionados com a pesquisa e na formação desses professores pesquisadores.”

“ (...) fica registrada nossa sugestão para que priorizem projetos planejados para ser aplicados em seu contexto de trabalho, envolvendo os atores com quem lida em sua rotina profissional. Melhor ainda que esses TCC sejam significativos para todos: seu propositor e a comunidade escolar em que ele atua. (…).”

Tendo em vista que estamos propondo a elaboração do projeto final de uma licenciatura, é natural que pensemos em uma proposta de ensino e aprendizagem a ser desenvolvida nas escolas em que vocês atuam. Sendo assim, essa reestruturação autopoiética deverá desencadear em outros seres vivos, seus respectivos alunos, a motivação para promoverem suas próprias reestruturações, que deverão ser igualmente significativas. Além de serem significativas para a comunidade escolar, tais pesquisas deverão atender determinadas condições, para que sejam reconhecidas como um trabalho acadêmico.

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA – UnB\INSTITUTO DE ARTES – IdA\DEPARTAMENTO DE ARTES CÊNICAS – CEN. LICENCIATURA EM TEATRO. BRASÍLIA, (Nov.)2011. Licenciando: Lúcio José de Azevêdo Lucena [Lúcio Leonn] 

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