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To me, photography is the simultaneous recognition, in a fraction of a second, of the significance of an event.”-Henri Cartier-Bresson

“Qual o mais importante atributo de um ator de sucesso? 1.Talento. 2.Sorte. 3.Resistência”. Segundo Laurence Olivier (1989, p.202 ): Confissões de um Ator – segundo Leonn, (2011).


“O ator emotiva o público! Um ator sem alma, com ofício... É como o Teatro sem o público”, (Lúcio Leonn, 1989).

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sexta-feira, 11 de abril de 2008

"Igualdade, diversidade e inclusão social do negro no Brasil: A presença negra nas artes brasileiras"


PLANO DE AULA
Autoria: Lúcio José de Azevêdo Lucena (LÚCIO LEONN)


Reprodução/imagem de Francisco José do Nascimento(1839-1914):vulgo, Dragão do Mar.







* PLANO DE AULA
Autor: Lúcio José de Azevêdo Lucena (LÚCIO LEONN)
Princípio: "Igualdade, diversidade e inclusão social do negro no Brasil"
Tema: Tema 5 - A presença negra nas artes brasileiras

Título: Classificação de (re)produções artísticas em âmbito nacional/regional (Ceará)- Artes Visuais


Público Alvo :
• Ens. Fund. - 6ª Série
• Ens. Fund. - 7ª Série
• Ens. Fund. - 8ª Série
• Ens. Fund. - 9ª Série
• Ens. Médio - 1ª Série
• Ens. Médio - 2ª Série
• Ens. Médio - 3ª Série
• Outros: Projeto Teatro Aplicado / Interpretação Cênica
Disciplinas:
• Arte-Educação (Artes Visuais)
• Outras: Teatro\Educação

Objetivos:
-Desenvolver a percepção para diferentes estilos artísticos e identificar a cultura afro-descendente nos estilos artísticos brasileiros;

-Conhecer para identificar os artistas cearenses afro-descendentes: história/memória/espaço;

-Perceber e classificar obras cearenses de cultura afro-descendente - seus estilos, sua contribuição e difusão no/pelo Ceará;

-Experienciar juntos aos alunos e alunas pela prática do fazer(artes visuais) e do olhar, a (re)produção de obras temáticas -seguindo a idéia e estilo de cada artista-,à contribuição pessoal do(a)aluno(a)e sua auto estima;

-Relacionar os conteúdos programáticos(linguagens-teatro-dança-música e artes visuais)presentes na disciplina de Arte-Educação do Ensino Fundamental e Médio ao tema proposto.

Imagem: Arte Naíf/Reprodução- obra de CHICO DA SILVA(1910-1985)-GALO-AST;64x44cm. O pintor e desenhista Francisco Domingos da Silva nasceu na cidade de Alto Tejo, no Estado do Acre, em 1910 ou 1922. Começou a desenhar a carvão e giz sobre muros e paredes de casebres de pescadores, no bairro Pirambú, em Fortaleza-Ce,por volta de 1937.


Conceitos:
• Valorizar a comunidade negra, contribuindo para a elevação de sua auto-estima.
• Conhecer a arte negra presente na formação histórico-cultural em situação de pertencimento - nível local e nacional.
• Reconhecer a história da arte do Brasil contada, ilustrada sob perspectiva do negro em diversas situações: de contrastes/acertos e desacertos, pela Missão Artística Francesa, de artistas, entre outros grupos.
• Reconhecer a constante presença da identidade étnica racial negra nas artes brasileiras, ao encontro do ser que age, pensa e vive em sociedade.
• Valorizar a história da arte negra cearense, sua resistência e próprio estilo.
• Perceber a presença e contribuição negra, como primeiros artistas de produção(trabalhos manuais) na Era Brasil-Colônia.
• Compreender para perceber estilos.
• Reconhecer a diversidade artística e cultural.
• Analisar e perceber/ apreciar a estética da cultura afro-brasileira.

Habilidades:
• De questionar
• De criar
• De trabalhar linguagens
• De interpretar (o mundo, as normas, os conflitos, os outros e a si mesmo)
• De criar novos pressupostos
• De se adaptar
• De retórica e jogo
• De estratégias e idéias
• De estar atento
• De entender o outro, o mundo e a si mesmo
• De conviver com a diversidade
• De falar
• De se organizar e organizar
• De trabalhar linguagens
• De agir multidisciplinarmente
• De aguçar os sentidos (ser humano, natureza e si mesmo)
• De enxergar o outro sob um ângulo diferente
• De estar atento
• De perceber a interioridade humana
• De realizar tarefas
• De criar produtos e artefatos
• De usar tecnologias
• De escrever
• De operar com lógica

imagem reprodução:Busto Mestre Valentim-(Valentim da Fonseca e Silva, o Mestre Valentim, nasceu em 1745 em Minas Gerais, provavelmente no distrito diamantino de Vila do Príncipe (atual município do Serro), Assim como o mineiro Aleijadinho, era bastardo, filho de mãe escrava, mestiço.) Saber, mais em: http://www.geocities.com/Area51/Atlantis/2970/link0086.htm

Valores :
• Respeito a si mesmo como sujeito-étnico-racial, - ser presente na História da Arte do Brasil.
• Reconhecimento da presença do negro em movimentos artísticos, ressaltando suas idéias, obras, períodos históricos e estilos.
• Interesse pela História da Arte Brasileira.
• Autonomia na manifestação pessoal para fazer e apreciar a arte (étnica inter-racial).
• Atenção ao direito de liberdade de expressão e preservação da própria cultura.
• Cooperação com os encaminhamentos propostos nas aulas temáticas de História e Cultura Afro-brasileira e Africana (não somente relacionados com o tema abordado).
• Disposição e valorização para realizar produções artísticas, expressando e comunicando idéias, sentimentos e percepções.
• Identificação e valorização dos artistas negros cearenses.

Recursos Didáticos :
Cartões, figuras ou imagens de reproduções de quadros artísticos que representem estilos e períodos históricos diversos.
Oficina/Prancha arte br.
Papel A4, lápis de escrever, de desenhar,estojo de caneta hidracor,régua etc.
Livros de: História da Arte Brasileira/do Ceará.
Textos e imagens históricas xerocopiadas.
Registro por meio de exercícios práticos de artes visuais (desenho/pintura).

Procedimentos : (Baixar Arquivo)
Materiais de Apoio :
Link : Debret, Jean-Baptiste. O portal da História-biografias.
Disponível em http://www.arqnet.p/portal/biografias/debret.html.

Link : http://www.portalafro.com.br/

Link: http://www.casadasafricas.org.br/

Observações:
Tal plano perpassa, especificamente, enfoque nas pinturas, imagens e desenhos da arte brasileira local e nacional - Cultura visual produzida por artistas negros, ou a partir da visão de vários artistas de pertencimento étnico racial-branca.

Outras linguagens, como: o teatro, a dança e a música, podem e/ou devem contribuir na realização e soma deste plano, no que diz respeito à interlinguagens.

Acho pertinente o Estudo à Classificação de (re) produções artísticas em âmbito nacional/regional (Ceará)- em linguagem de artes visuais, tendo como parâmetro a História da Arte Brasileira.

Também pode ser adaptado às questões locais, a partir de aprendizagem e ensino da comunidade. Não esquecendo mais uma vez, é claro, do olhar na História da Arte Brasileira, seus períodos históricos e estilos.

Referências Bibliográficas:
A África está em nós: história e cultura afro-brasileira e africana(1º e 2º volume)- Roberto Beijamin. - João Pessoa, PB. Editora Grafset, 2004.

Arte;Luxo? Lazer? Trabalho Manual? Tarefa "Feminina"? - Sandra Regina Ramalho de Oliveira (1996)fenomenologia da Experiência Estética: uma alternativa na preparação de educadores. Dissertação de Mestrado-UFRS.

Arte, História & Produção: Arte Brasileira/ Carla Paula Brondi Calabria, Raquel Valle Martins. -São Paulo:FTD,1997.

Imagens que falam:leitura da arte na escola- Maria Helena Wagner Rossi. - Porto Alegre:Mediação,2003.

História da Arte. Maria das Graças Vieira Proença dos Santos. Editora Ática:2001.

Manual de apoio.Ed.Artística/volumes de, 6ª a 8ª série. Secretaria de Educação do Estado do Ceará/Fundação de Teleducação do Ceará/FUNTELC,2001.

O Olhar em Construção.Anamelia Bueno Buoro.Editora:Cortez Editora, 2003.

Para gostar de aprender arte- Sala de aula e formação de professores.Rosa Iavelberg.-Porto Alegre:Artmed,2003.

¹Parâmetros Curriculares Nacionais de Arte- 3º e 4º Ciclos do Ensino Fundamental/Arte (Volume 6),Secretaria de Educação Fundamental.-Brasília;MEC/SEF,1997.

²Parametros Curriculares Nacionais de Arte(Ensino Médio):Parte II - Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Conhecimento de Arte. Brasília:MEC/CNE,2001.

Curso de Extensão/Formação em História e Cultura Afro-Brasileira e Africana
((*)1ª parte 2005/2ªparte em 2007). 
Realização: Ágere Cooperação em Advocacy. Apoio: Ministério da Educação-MEC. Certificação: Faculdade FINOM(Paracatu)-MG

2 comentários:

Fenridal disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Guhn disse...

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