segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Carta de Intenção-Oficina "O TEATRO É O OUTRO” -2008 , ministrada por Maurice Durozier (Thèâtre du Soleil)

Oficina "O TEATRO É O OUTRO” - 1ª Residencia após 20 anos - 2008

(Por Lúcio Leonn)

Sou Ator egresso da Oficina Thèâtre du Soleil (1988), ministrada por Georges Bigot e Maurice Durozier, em Fortaleza-Ce, (120h/aula).

Por meio de conhecimentos e experienciação na referida Oficina; fui co-fundador da Cia de Teatro Lua (1989). Cujo procedimento em atuação cênica; da formação de grupo e/ou influência técnica, provém da filosofia do Soleil, em seus integrantes (procedentes).

“(...) No Teatro precisamos do Outro para existir(...)"., Leonn apud Pupo, segundo Maurice Durozier(2007)

Imagem (arquivo pessoal/Leonn), de Maurice Durozier, em (Entrevista) Fortaleza-Ce- 21 de outubro de 1988.

Além de continuar a atuar como ator de hoje, sou defensor e professor ministrante, em repasse de técnicas do “Soleil”, via cursos, palestras ou oficinas de teatro.

Autor da pesquisa de pós-graduação, intitulada: “Os Processos de Formação Teatral em Fortaleza na década de 1990: Memórias de um ator”. Fortaleza: UECE/CEFET-CE. 2002; (Monografia de Especialização em Arte e Educação, 177p). Nela, há um subcapitulo dedicado a toda memória da Oficina Thèâtre du Soleil. Desde a discussão, entrevistas; da vinda dos integrantes a Fortaleza-Ce, com apoio via órgãos governamentais e entidades de ensino, bem como registro de nomes de alunos atores/atrizes na seleção e participação; há breves fotos, além de suscitar a criação de novos grupos de teatro etc.

Por outro lado, sinto-me hoje, co-responsável pela sua vinda ou, de pôr em contato o Theatro José de Alencar e sua gestão 2008, (via diretora Isabel Gurgel) nas mãos da conhecedora Deolinda Vilhena (jornalista e produtora cultural, Doutora e Mestre em Études Théâtrales pela Univesité de la Sorbonne Nouvelle e Mestre em Artes pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo). Onde sua paixão e nossa conexão, é o Théâtre du Soleil...


imagem (arquivo pessoal/Leonn), de Georges Bigot, em (Entrevista)Fortaleza-Ce-21 de outubro de 1988.

Finalizando, é de suma importância, minha participação na presente Oficina "O TEATRO É O OUTRO” , a ser ministrada por Maurice Durozier, (de 19 a 30 de agosto do presente ano, em Fortaleza-Ce). Logo, marca meu retorno às origens, (meu reencontro de ator - com a verdadeira arte teatral).

É um novo tempo... Por uma longa espera de quase 20 anos.

Cordialmente, Lúcio Leonn.
(Fortaleza-Ce, 08/08/08).
Encaminhada,(para oficializar inscrição/seleção)
________________________________________________________

"Je sais que s'enva le théâtre que j'ai connu. La 'Saudade' me presse le couer, mais le souvenir reste vivante". Lúcio Leonn, em homenagem ,(depoimento escrito e entregue aos franceses)-nov/1988. [sinto que vai embora o teatro que conheci. A saudade aperta-me o coração, mas resta a Lembrança"].
________________________________________________________

Imagem (idem) candidatos selecionados e práticas na Oficina/Alunos atores/atrizes _Teatro São José ________________________________________________________
Ver Orkut/Comunidade Oficina Théâtre Du Soleil/BR em http://www.orkut.com.br/Community.aspx?cmm=23388480

Nenhum comentário: