Atividade:
Textos com Contos infantis ilustrados sem texto _ Leituras de imagens digitais narrativas e da escrita no Caderno·
Fundamentos teóricos:
1;Conto sem texto 2;Leitura de imagens em sequência e de escrita 3;Criatividade e recurso tecnológico (Internetsite) 4; Organização e criação de frases 5; digitação e teclado
Geral
· Elaborar proposta concreta de leitura visual (por desenhos narrados), ao mesmo tempo de escrita manual criativa e digital em teclado, a partir de recurso tecnológico (Internet): atividades - Contos ilustrados sem texto - disponíveis em site; tendo como referencial teórico os aspectos gramaticais da Língua Portuguesa (aulas aplicadas).
Específicos
Identificação de aspectos teóricos dos meios de comunicação no contexto das novas tecnologias da informação e da comunicação (uso de sites e de artes visuais via Internet; manuseio do mouse etc.).
Familiarização com as TIC’s e sua utilização em atividade proposta de contos sem textos via WEB (virtual) e registro com lápis no caderno-aluno (preSencial).
Organização de idéias para despertar criatividade via uso da linguagem visual (desenhos) e da escrita em Língua Portuguesa.
Exploração da dinâmica de leitura-escrita e da coerência de frases (textos), a partir da sequencia de movimento dado pelo clique e de uso do lápis.
Ampliação do referencial em manuseio do computador e de seus elementos periféricos (teclado, mouse, tela etc.) e recursos tecnológicos: o site.
Compreensão da escrita\leitura em Língua Portuguesa; de seus aspectos gramaticais e análise morfológica; de aulas aplicadas e de vocabulário do aluno (a).
Conteúdo:
Explanação da Web e do recurso pesquisa de sites: saber pesquisarem.
Leitura visual (internet) contos ilustrados recurso Net.
Escrita em caderno de seqüência de ações de _ imagens (Contos ilustrados sem textos): Índice dos Contos Disponíveis (site):
No Silêncio da Noite À noite, quando todos dormem, lá fora, pelos becos escuros e ruas desertas, coisas misteriosas acontecem.
O Menino Buliçoso Um menino exercitando sua curiosidade dentro de casa...
Meninos Venham Cá... Duas crianças correndo dentro de casa. Use à vontade a sua imaginação...
O Enigma Um conto diferente para despertar a criatividade e imaginação infantil, ou mesmo adulta.
A Menina e o Cachorro Para a criança ver o conto e interpretar livremente.
O Menino e o Presente Um menino ia andando, tranquilo, olhando para cima, então...
O Cachorrinho Aquele Cachorrinho ia andando tranquilo pela rua quando...
- Correção via leitura em troca de textos por pares.
- O recurso dos periféricos (teclado, mouse...) e a página documento Word.
- Digitação de textos corrigidos por uso do teclado, outros componentes do PC.
- Divulgação\recepção.
Tempo: duas aulas, de 1h30min cada.
Metodologia:
Da abordagem será por meio do conteúdo aplicado em sala de aula, disciplina de Língua Portuguesa - e, interdisciplinar com a disciplina de Arte - Laboratório de informática Educativa (LIE) por meio de recurso tecnológico da internet via computadores; teclado, mouse; de método tradicional de escrita no caderno; a partir de leitura visual de contos.
(A metodologia se dividirá em 1ª e 2ª etapa):
Articulando os objetivos e metodologia, pretende-se alcançar o seguinte:
Ao escrever no caderno, ESPERA-SE do aluno a compreensão e a diferença entre como proceder no teclado e no caderno;
Observará e criará idéias de imagens em ARTICULAÇÃO com a escrita e língua materna (vocabulário), quando aplicadas em sala de aula e aulas no LIE;
Ao divulgar seu trabalho, ampliar a produção e valorização da escrita e de atividade-aluno.
Outros.
Recursos:
Recursos materiais de consumo (cadernos, lápis, borracha.)
Recursos técnicos (20 computadores, sala do Laboratório de Informática EducativaLIE)
Recursos humanos (1 professor-regente LIE, professor disciplina, 20 alunos(as).
Recursos tecnológicos (Internet\SITE).
Avaliação:
Dar-se-à inicialmente, por meio de textos escritos e criados como resultado prático no caderno-aluno (peso 2); em seguida, de aspectos da correção gramatical (letras:maiúsculas\minúsculas;pontuação,coerência de frases, vocabulário, etc.Professor-alunoaluno-professor) e da poética da escrita em articulação visual de idéias e fruição criativa por imagens sucessivas via site,(tem peso 3).Tempo hábil de execução da atividade e manuseio do PC, (peso 1);Por meio do Comportamento e disponibilidade de atividade em dupla por computador\ relato: (Quem ajudou quem. Grau de dificuldade e manuseio em conjunto\individual etc.);(peso1); Digitação via teclado pelo aluno, Conto ilustrado com correção, (peso 1).Por fim, encontrar uma forma de divulgação (blog, cartazes etc.) e de ilustração (releitura e criação de imagens, desenhos para escrita\conto) e recepção da atividade, tem peso 2.
Referência bibliográfica<© Copyright 1998-2009), em: <http://www.sitededicas.com.br/>. Acessado em 09 de novembro de 2009.
UnB Instituto de Artes TECNOLOGIAS CONTEMPORÂNEAS NA ESCOLA 2
Atividade de Lúcio José de Azevêdo Lucena-lucio leonn
Professor Christus Nóbrega
ALGUNS RESULTADOS DE ATIVIDADES -Textos com Contos infantis ilustrados sem texto _ Leituras de imagens digitais narrativas e da escrita no Caderno·
1.SOBRE: O Menino Buliçoso
Teve um dia na sua casa, a sua mãe comprou um jarro tão caro e ele foi bulir.E ele chegou tão perto do jarro 'con' a ideia de quebrá-lo. E ele estava pensando. Ele não sabia se quebrava ou se não quebrava.
'Poxa eu quebrei o jarro da minha 'mae.' E agora?'
E, então, ele saiu todo desconfiado e com medo, da mãe dele. E, assim ele saiu correndo. E se fingindo que não aconteceu nada.
E ele correu, tão depressa para mãe dele não ver o jarro quebrado. E ele viu um prato de biscoito com leite numa mesa e foi numa intenção de comê-los.
FIM.” (Igor, Cleiton e Samuel -Alunos - 4ª série-manhã - 2009)
O que ele estava tramando? Será que o menino pensava em quebrar o vaso?
O menino buliçoso estava tonto.
O menino estava com medo.
O menino estava correndo com muita pressa.
Ia derrubando o vaso da mãe dele.
O menino estava com muita fome que foi beber leite com biscoitos.”
Fim por fim, feito por nós (Vitória, Taylana e Vicência-Alunas 4ª série, Idem.).
Um comentário:
Ótimo!!
Muito legal essa aula.
Bjinho.
Postar um comentário