"Comecei a fazer teatro aos nove anos de idade nas festividades religiosas, antes de minha primeira comunhão (foto_1980_abaixo, acervo pessoal) ou durante as atividades da Cruzadinha Eucarística, sob coordenação da irmã “Tia Nete”, na Igreja Bom Jesus dos Aflitos (Parangaba). Vale lembrar quando eu era criança\adolescente, era o Teatro representado nas aulas da Educação Infantil \ disciplina de Educação Artística na Escola Joaquim Moreira de Sousa, por meio de jogo dramático e\ou teatral” (Memória de ator).
LÚCIO José de
Azevêdo Lucena. Aquariano, natural de Fortaleza (Ceará). No Teatro cearense é
conhecido como L ú c i o L e o n n. [DRT/PE nº.1126/1994]. É
cofundador da Cia. Lua de Teatro (1988-1999). ATUA no grupo Comédia Cearense
desde o curso com Haroldo Serra, (Informação e Prática Teatral, 1989).
COMEÇOU a fazer
teatro aos 9 anos de idade nas festividades religiosas de sua Primeira Comunhão
e atividades da Cruzadinha Eucarística, Igreja Bom Jesus dos Aflitos
(Parangaba). Além de peças de teatro na escola pública e até adolescência, no
Grupo de Teatro Amador Aprendizes do Futuro, sob coordenação de Francisco
Giuseppe.
SUA estreia no
palco cearense, deu-se em 1988, com a peça “A Vigília da Noite Eterna” de B. de
Paiva, com o grupo CTCAF, no Teatro São José, sob direção de Moreira Mattos.
CURSOU Oficina
Théâtre du Soleil (1988). Formado em Arte Dramática pela Universidade Federal
do Ceará/UFC (1991-1994). Cursou: Colégio de Direção Teatral (1ª turma), como
aluno-intérprete pelo Instituto Dragão do Mar (IdT) (1996-1999). Ballet
Clássico Acadêmico | Escola de Ballet Clássico Hugo Bianchi.
CURSOU TEATRO, com:
Aderbal Freire Filho, Antonio Mercado, Celso Nunes, Clovis Levi, Ewerton de
Castro, Georges Bigot e Maurice Durozier, Jonas Bloch, José Eduardo Vendramini.
Haroldo Serra, Luis Artur Nunes, Moreira Mattos, Renato Icarahy, Santiago Garcia,
Maria Karadja, entre outros.
Interpretação
para TV com: Denise Bandeira, Duaia Assumpção, Iacov Hillel e Roberto Jabor.
PEDAGOGIA do
Teatro, com: Valéria Albuquerque (IdT), César Lignelli (UnB) e Escolinha de
Arte do Brasil (RJ).
RECEBEU diversos
prêmios por sua atuação em vários festivais locais e nacionais de Teatro.
Atividades de Orientação de jovens talentos em direção de cenas/interpretação
cênica com os atores de Fortaleza, ao antigo Curso de Arte-Dramática da UFC e
Curso Princípios Básicos de Teatro; para o Curso Colégio de Direção Teatral
(hoje extinto), à Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia-UFBA, e o
Curso Técnico para Formação de Atores da Escola de Arte Dramática-EAD/ECA-USP.
ATUALMENTE,
desde 1993, como artista-educador desenvolve e pesquisa trabalhos educacionais
e de procedimentos artístico-estéticos (Arte-Educação), junto a crianças,
adolescentes e adultos, e na rede de educação básica de ensino, como professor
efetivo (2001).
E, EM 2009 criou
a Cia. do Ator Livre, ainda em fase de implementação com o espetáculo, “A
Caminho da Tarde”.
LICENCIADO em
Pedagogia. Pós-graduado em Arte e Educação (2002). Dança e Pensamento
(2007-2009), Escola de Dança/Vila das Artes|Prefeitura Municipal de Fortaleza,
parceria Universidade Federal do Ceará (UFC).
É LICENCIADO em
Teatro, Programa Pró-licenciatura da Universidade de Brasília (UnB) / Instituto
de Artes- (IdA).
Prêmios e Títulos Seus
2019
Troféu J. Cabral – 2018 [2ª edição]. 8ª Comemoração Dia do Teatro Cearense, no Theatro José de Alencar, pela trajetória de contribuições à arte local.
Troféu J. Cabral – 2018 [2ª edição]. 8ª Comemoração Dia do Teatro Cearense, no Theatro José de Alencar, pela trajetória de contribuições à arte local.
2014
Homenagem ao ator Lúcio Leonn pelos seus 24 anos de atuação na Comédia Cearense.
2013
Aprovado. Classificação: 117º - Arte-Educação-Ensino Médio –
Concurso de Provas e Títulos para Docentes de Arte-Educação, CESPE - Centro de
Seleção e de Promoção de Eventos (CESPE), órgão que integra a Fundação
Universidade de Brasília\ SEDUC-CE-Crede 21.
2012
Licenciado em Teatro, Universidade de Brasília (UnB),
Departamento de Artes Cênicas, Instituto de Artes (IdA).
2012
Homenagem ao Ator Lúcio Leonn pelo Conjunto de Trabalhos na
Comédia Cearense., Grupo Comédia Cearense.
2009
Aprovado em Teste de Proficiência em Língua Inglesa da Casa
de Cultura Britânica. Mestrado\Área: Arte\Educação, Universidade Federal do
Ceará (UFC).
2007
Aprovado Teste de Proficiência em Língua Inglesa da Casa de
Cultura Britânica. Mestrado\Área: Arte\Educação, Universidade Federal do Ceará
(UFC).
2007
Classificação: 1 -Arte-Educação-Ensino Médio - Seleção
Pública de Provas e Títulos para Contratação de Docentes Por tempo Deteminado,
Universidade Estadual do Ceará (UECE) \ SEDUC-CE-Crede 21.
2006
A Sociedade de Amigos da Aldeia de Arcozelo-Paty de
Alferes-RJ, tem a honra de conceder Certificação pela Participação Efetiva, nas
comemorações do centenário de nascimento de Pascoal Carlos Magno (1906-2006),
realizado no Theatro José de Alencar.
2003
Destaque do Ano 2002 - Categoria Ator/Espetáculo "A Caça
e o Caçador"/ Dia Mundial do Teatro, Grupo Balaio/Fortaleza/Ce.
2002
Troféu Linguagem Teatro- II Festival de Artes das Escolas
Municipais de Fortaleza/ Ano 2002. Emeif José Ayrton Teixeira, Prefeitura
Municipal de Fortaleza. Peça “Acorda, Zuleika", de
Jared Domício. Direção (adpt. Textual livre) e concepção de Lúcio Leonn
(professor de arte).
2001
Troféu Linguagem Teatro - I Festival de Artes das Escolas
Municipais de Fortaleza/Ano 2001/Emeif José Ayrton Teixeira\Prefeitura
Municipal de Fortaleza. Peça “A Indisciplina versus às Lembranças de José”,
adaptação textual livre e direção\concepção de Lúcio Leonn (professor de arte).
2001
Destaque do Ano 2001 - Categoria Ator/Espetáculo “Nos
Trilhos da Paixão”/ Dia Mundial do Teatro, Grupo Balaio/Fortaleza-Ce.
2000
Aprovado. Classificação: 10º - Arte-Educação-Ensino Fundamental
(5º ao 8º) – Concurso de Provas e Títulos para Docentes de Arte-Educação, Instituto
Municipal de Desenvolvimento de Recursos Humanos (Imparh)\Prefeitura Municipal
de Fortaleza (PMF).
1999
Destaque do Ano 1998-Categoria Ator Coadjuvante/ Espetáculo
"Rosa Escarlate"/Dia Mundial do Teatro, Grupo Balaio/Fortaleza-Ce.
1996
Ator-Revelação/ Espetáculo "O Marinheiro: Uma Aventura
Interior"- I Festival Nacional de Teatro de Jacareí/SP, Prefeitura
Municipal de Jacareí/ SP/ Teatro Santa Helena.
1995
'' Prêmio Maria Clara Machado-Ator Coadjuvante"-
Espetáculo "A Bela Adormecida"- I Festival de Teatro de Fortaleza-Ce,
Fundação Cultural de Fortaleza-Funcet/Prefeitura Municipal de Fortaleza (hoje
SecultFor).
1994
Destaque do Ano 1993 - Categoria Ator/Espetáculo "O
Marinheiro: Uma Aventura Interior"-Dia Mundial do Teatro, Grupo Balaio/
Fortaleza/Ce.
1993
Destaque do Ano 1992- Categoria Ator/Espetáculo
"Draúzio, um Vampirinho"/ Dia Mundial do Teatro, Grupo
Balaio/Fortaleza-Ce.
1993
Melhor Ator- VI Festival Nacional de Teatro de Fcº
Beltrão/PR, Prefeitura Municipal de Francisco Beltrão/PR.
1991
Melhor Ator- "Loucos e Outros Seres" I Festival
Nacional de Teatro de Vassouras/RJ, Prefeitura Municipal de Vassouras-RJ.
1990
Melhor Ator Coadjuvante- ''Loucos e Outros Seres" XII
Mostra Estadual de Teatro de Fortaleza, -Federação Estadual de Teatro-FESTA.
1989
I Prêmio Repórter Estudantil-Jornal Tribuna do Ceará,
Editora Tribuna do Ceará Ltda-Projeto Tribuna na Escola.
CRONOLOGIA DE CENAS | TEATROGRAFIA
TEATRO ADULTO | INFANTIL
2019
-"Auto de Natal, de Walden Luiz - grupo Comédia Cearense. Direção Hiroldo Serra. Centro Cultural Banco do Nordeste.
2018
- “O Gólgota - A
Paixão de Cristo”, original de Almeida Garret. Direção Haroldo Serra.
Comédia Cearense. Casa da Comedia Cearense.
2017
- "Fragmento de O Marinheiro", de Fernando Pessoa. Sarau Literário-Do Barroco à Modernidade- Escola Estadual Liceu Professor Domingos Brasileiro.
2017
- “O Gólgota - A Paixão de Cristo”, original de Almeida Garret. Direção Haroldo Serra. Comédia Cearense. Casa da Comedia Cearense.
2016
- “O Gólgota - A
Paixão de Cristo”, original de Almeida Garret. Direção Haroldo Serra.
Comédia Cearense. Cine Teatro São Luiz.
2015
- “O Gólgota - A
Paixão de Cristo”, original de Almeida Garret. Direção Haroldo Serra.
Comédia Cearense. Centro Cultural Dragão do Mar\Praça Verde.
2014
- “O Gólgota - A
Paixão de Cristo”, original de Almeida Garret. Direção Haroldo Serra.
Comédia Cearense. Centro Cultural Dragão do Mar- Praça Verde\Casa da Comédia
Cearense.
- “Cinderela”
(Hiroldo Serra, direção\adp.). Comédia Cearense. Teatro Arena Aldeota. (Teatro
Infantil)
- “Orquestra de
Senhoritas” de Jean Anouilh. Tradução Jackeline Laurence. Direção Haroldo
Serra. Comédia Cearense. Teatro Arena Aldeota.
- “O Mágico de Oz”
(Walden Luiz, adp. livre) 2014. Direção Haroldo Serra. Comédia Cearense. Teatro
Arena Aldeota. (Teatro Infantil)
- “Auto de Natal”
(Walden Luiz). Direção Haroldo Serra. Comédia Cearense. Centro Cultural Dragão
do Mar\Praça Verde.
2013
- “O Gólgota - A
Paixão de Cristo”, original de Almeida Garret. Direção Haroldo Serra. Comédia
Cearense. Centro Cultural Dragão do Mar\Praça Verde.
- “Branca de Neve e
Os Setes Anões” (Hiroldo Serra, adp e direção). Comédia Cearense. Teatro
Arena Aldeota. (Teatro Infantil)
- “O Chapeuzinho
Vermelho” (Hiroldo Serra, direção\adp.). Comédia Cearense. Teatro Arena
Aldeota. (Teatro Infantil)
- “Auto de Natal”
(Walden Luiz). Direção Haroldo Serra. Comédia Cearense. Centro Cultural Dragão
do Mar\Praça Verde.
2012
- “O Gólgota - A
Paixão de Cristo”, original de Almeida Garret. Direção Haroldo Serra.
Comédia Cearense. Centro Cultural Dragão do Mar\Praça Verde.
- “Peter Pan”
(adp. Hiroldo Serra). Direção Hiroldo Serra. Comédia Cearense. Teatro Arena
Aldeota. (Teatro Infantil)
- “Auto de Natal” (Walden Luiz). Direção Haroldo Serra.
Comédia Cearense. Centro Cultural Dragão do Mar\Praça Verde.
2011
- “O Gólgota - A
Paixão de Cristo”, original de Almeida Garret. Direção Haroldo Serra.
Comédia Cearense. Centro Cultural Dragão do Mar\Praça Verde.
- “A Noiva Cadáver”
(Hiroldo Serra, adap. livre). Direção Hiroldo Serra. Comédia Cearense. Teatro
Arena Aldeota. (Teatro Infantil)
- “A Valsa Proibida”,
opereta de Paurillo Barroso e diálogos de Silvano Serra. Direção Haroldo Serra.
Comédia Cearense. Theatro José de Alencar. Regência Paulo Leniulson. Orquetra de
Cãmara Eliazar de Carvalho (ORCEC).
- “Auto de Natal”
(Walden Luiz). Direção Haroldo Serra. Comédia Cearense. Estreia no Anfiteatro
Lauro Maia\Praia de Iracema.
2010
- “A Família Addams”,
de Hiroldo Serra e Itauana Ciribelli, (adap. livre). Direção Hiroldo Serra.
Comédia Cearense. Teatro Arena Aldeota. (Teatro Infantil)
- “A Valsa Proibida”,
opereta de Paurillo Barroso e diálogos de Silvano Serra. Direção Haroldo Serra.
Comédia Cearense. Theatro José de Alencar. Regência Vasken Fermanian. Orquetra
de Cãmara Eliazar de Carvalho (ORCEC).
2009
- “O Gólgota - A
Paixão de Cristo”, original de Almeida Garret. Direção Haroldo Serra.
Comédia Cearense. Teatro Arena Aldeota.
- “O Corcunda de
Notre Dame”, de Hiroldo Serra (adp. livre). Haroldo Serra. Comédia Cearense.
Teatro Arena Aldeota. (Teatro Infantil)
- “A Caminho da Tarde”
de Thales Lucena. Adaptação\direção\concepção\atuação de (monólogo) de Lúcio Leonn. Cia.
do Ator Livre. (Série de ensaios no Teatro Universitário).
2008
- “O Casamento da
Peraldiana”, burleta de Carlos Câmara. Direção Haroldo Serra. Comédia
Cearense. Teatro Princesa Isabel (RJ).
- “O Gólgota - A
Paixão de Cristo”, original de Almeida Garret. Direção Haroldo Serra.
Comédia Cearense. Teatro Arena Aldeota.
- “Os Olhos de Bette Davis” (Versão II),
Ricardo André Bessa. Comédia Cearense. Teatro Arena Aldeota.
- “Os Três Magos”, de Erico Veríssimo. Direção\adaptação de Lúcio Leonn (professor de arte). Projeto
Teatro Aplicado à Educação: Interpretação Cênica/Emeif Herbert de Souza-alunos
(3ª e 4ª série).
2007
- “O Gólgota - A
Paixão de Cristo”, original de Almeida Garret. Direção Haroldo Serra.
Comédia Cearense. Teatro Arena Aldeota.
- “A Mente Capta”,
de Mauro Rasi. Direção Direção Haroldo Serra. Comédia Cearense. Teatro Arena
Aldeota.
- “A Viúva-Alegre”
(Opereta de Franz Lehár). Direção Haroldo Serra. Regência Márcio Spartaco
Landi. Comédia Cearense. Espetáculo Comemorativo 100 anos do Theatro José de
Alencar.
2006
- “O Gólgota - A
Paixão de Cristo”, original de Almeida Garret. Direção Haroldo Serra.
Comédia Cearense. Teatro Arena Aldeota.
- “O Casamento da
Peraldiana”, burleta de Carlos Câmara. Direção Haroldo Serra. Comédia
Cearense. Teatro Arena Aldeota.
2005
- “O Gólgota - A
Paixão de Cristo”, original de Almeida Garret. Direção Haroldo Serra.
Comédia Cearense. Teatro Arena Aldeota.
- “O Demônio
Familiar”, de José de Alencar. Direção Direção Haroldo Serra. Comédia
Cearense. Espetáculo Comemorativo de 95 anos do Theatro José de Alencar.
2004
- “O Gólgota - A
Paixão de Cristo”, original de Almeida Garret. Direção Haroldo Serra.
Comédia Cearense. Teatro Arena Aldeota.
- “O Corcunda de
Notre Dame”, de Hiroldo Serra (adp. livre). Direção Haroldo Serra. Comédia
Cearense. Teatro Arena Aldeota. (Teatro Infantil)
- “Mãe adivinha – Quanto
Eu te Amo?” Texto de Sam McBratney, (Copyright
Martins Fontes Editora Ltda: São Paulo, 2004). Adaptação textual e
direção\concepção de Lúcio Leonn (professor de arte). Emeif José Ayrton
Teixeira\Prefeitura Municipal de Fortaleza. (Teatro-Educação) Vide: http://notasdator.blogspot.com.br/2016/08/mae-adivinhaquanto-eu-te-amo-adaptacao.html
2003
- “Nos Trilhos da
Paixão”, de Caio Quinderé. Direção Haroldo Serra. Comédia Cearense. Teatro
Glauce Rocha (RJ) \ XXVI Festival Internacional de Teatro de Expressão
Ibérica\Porto Portugal. Teatro Rivoli.
- “A Caça e Caçador”,
de Francisco Pereira da Silva. Direção Haroldo Serra. Comédia Cearense.
- “O Gólgota - A
Paixão de Cristo”, original de Almeida Garret. Direção Haroldo Serra.
Comédia Cearense. Teatro Arena Aldeota.
2002
- “Acorda,
Zuleika", de Jared Domício. Direção (adpt.) Coletiva. Projeto (SESC-
Fortaleza): “Arte ao Meio Dia”. Teatro de Rua\Grupo de Teatro de Caretas.
- “Nos Trilhos da
Paixão”, de Caio Quinderé. Direção Haroldo Serra. Comédia Cearense. Teatro
Arena Aldeota\Teatro 4 de Setembro (PE).
- “A Caça e Caçador”,
de Francisco Pereira da Silva. Direção Haroldo Serra. Comédia Cearense. Teatro
Arena Aldeota\Teatro 4 de Setembro (PE).
- “O Gólgota - A
Paixão de Cristo”, original de Almeida Garret. Direção Haroldo Serra.
Comédia Cearense. Teatro Arena Aldeota.
- “Acorda, Zuleika", de Jared Domício. Direção (adpt. Textual livre)
e concepção de Lúcio Leonn (professor de arte). Troféu Linguagem Teatro - II
Festival de Artes das Escolas Municipais de Fortaleza/Ano 2002/Emeif José
Ayrton Teixeira\Prefeitura Municipal de Fortaleza. (Teatro-Educação)
2001
- “Nos Trilhos da
Paixão”, de Caio Quinderé. Direção Haroldo Serra. Comédia Cearense. Teatro
Arena Aldeota.
- “O Gólgota - A
Paixão de Cristo”, original de Almeida Garret. Direção Haroldo Serra.
Comédia Cearense. Teatro Arena Aldeota.
- “A Indisciplina versus às Lembranças de José”, adaptação textual
livre e direção\concepção de Lúcio Leonn (professor de arte). Troféu Linguagem
Teatro - I Festival de Artes das Escolas Municipais de Fortaleza/Ano 2001/Emeif
José Ayrton Teixeira\Prefeitura Municipal de Fortaleza. (Teatro-Educação)
2000
- “Mogli, o Menino
Lobo” (Hiroldo Serra, adp. livre). Direção Haroldo Serra. Comédia Cearense.
Teatro SESC Emiliano Querioz. (Teatro Infantil)
- “O Auto da
Camisinha”, de José Mapurunga. Direção Lúcio Leonn (professor de arte). Escola
Estadual Pres. Humberto Castelo Branco (SEDUC-CE). (Teatro-Educação)
1999
- “E Agora, José?”,
(Adaptação do Guia de Exercício para a Cidadania, de 1999). Direção\adaptação Francisco
Wellington. Grupo de Teatro Pé no Chão\Teatro de Rua. Auditório Seminário da
Prainha.
- “O Marinheiro: Uma
Aventura Interior”, de Fernando Pessoa. Direção\adaptação Ueliton Rocon.
Cia. de Teatro Lua. Centro Cultural
Banco do Nordeste.
- “Os Iks”, de Colin Turnbull, (Adap.
Peter Brook, Tradução: Lúcio de Cirene Navarro, Marcília Rosário da Silva e
Celso Nunes). Direção Celso Nunes. 13º Exercício Teatral do Curso Colégio de
Direção Teatral (1ª turma). Instituto Dragão do Mar de Arte e Indústria do
Ceará.
- “Mogli, o Menino
Lobo” (Hiroldo Serra, adp. livre). Direção Haroldo Serra. Comédia Cearense.
Teatro Arena Aldeota. (Teatro Infantil)
- “E Agora, José(s)?”,
(Adaptação de Francisco Wellington e Lúcio Leonn a partir do Guia de Exercício
para a Cidadania de 1999). Direção cênica de Lúcio
Leonn. Espetáculo de Conclusão da Oficina de Informação e Introdução ao Teatro,
promovida pela Paróquia Nsa. Sra. da Conceição (Messejana – CE) e do referido
ator ministrante.
1998
- “Acorda,
Zuleika", de Jared Domício. Direção (adpt.) Coletiva do Grupo de
Teatro Pé no Chão.Teatro de Rua\ Projeto (SESC- Fortaleza) \ Pecém-Ce.
- “Boca de Ouro”,
de Nelson Rodrigues (Montagem e exibição pública de Cenas Curtas (máximo de
três páginas). Direção Fernando Piancó. Supervisão
Clovis Levi. Curso Colégio de Direção Teatral (1ª turma). Instituto Dragão do
Mar de Arte e Indústria do Ceará. Sala de Ensaio Hugo Bianchi- anexo Theatro
José de Alencar.
- “Pachamama”, (espetáculo
de Rua). Direção Fidel Melquíades e Débora Correa do Grupo Cultural Yuyachkani
(Peru). A partir da (Oficina\tema “A Cultura Popular Como Motor do Teatro”):
Escola Internacional de Teatro da América Latina e Caribe (EITALC Edição1998) \
Curso Colégio de Direção Teatral (1ª turma). Instituto Dragão do Mar de Arte e
Indústria do Ceará. Jardins do Theatro José de Alencar.
- “O Caso dessa tal
de Mafalda,que deu muito o que falar e que acabou como acabou num dia de
Carnaval”, de Carlos Alberto Soffredini. Direção José Eduardo
Vendramini\Supervisão de alunos-diretores como assitentes. Curso Colégio de
Direção Teatral (1ª turma). Instituto Dragão do Mar de Arte e Indústria do
Ceará. Teatro Dragão do Mar.
- “O Pacote”” (Dragões
no Horizonte II), de Leovigilda Bezerra. Supervisão Clovis Levi. Direção Vanina
Fabiak. Curso Colégio de Direção Teatral (1ª turma). Instituto Dragão do Mar de
Arte e Indústria do Ceará. Teatro Dragão do Mar.
- “Rosa Escalarte”,
de Aldo Marcozzi. Supervisão Renato Icarahy. Direção Ueliton Rocon. Curso
Colégio de Direção Teatral (1ª turma) \ Cia.de Teatro Lua. Instituto Dragão do
Mar de Arte e Indústria do Ceará. Teatro Morro do Ouro (Anexo do Theatro José
de Alencar) \ Teatro Dragão do Mar.
- “Os Iks”, de
Colin Turnbull, (Adap. Peter Brook, Tradução: Lúcio de Cirene Navarro, Marcília
Rosário da Silva e Celso Nunes). Direção Celso Nunes. 13º Exercício Teatral do
Curso Colégio de Direção Teatral (1ª turma). Inst ituto Dragão do Mar de Arte e
Indústria do Ceará. Teatro Dragão do Mar.
1997
- “Hamlet Machine”
(fragmento), de Heiner Miller. Direção (concepção\atuação de monólogo) Lúcio
Leonn. Curso Colégio de Direção Teatral (1ª turma). Instituto Dragão do Mar de
Arte e Indústria do Ceará. Sala de Teatro Nadir Sabóia -Anexo Theatro José de
Alencar.
- “A Ciranda”, de
Arthur Schinitzler (montagem II). Direção (tradução) Antonio Mercado e
alunos-diretores assitentes. Curso Colégio de Direção Teatral (1ª turma).
Instituto Dragão do Mar de Arte e Indústria do Ceará. Porão do Theatro José de
Alencar.
- “Dois Perdidos Numa
Noite Suja”, de Plínio Marcos (Montagem e exibição pública de Cenas Curtas
(máximo de três páginas). Direção Graça Freitas. Supervisão Clovis Levi. Curso
Colégio de Direção Teatral (1ª turma). Instituto Dragão do Mar de Arte e
Indústria do Ceará. Sala de Teatro Nadir Sabóia -Anexo Theatro José de Alencar.
- “O Caso dessa tal
de Mafalda,que deu muito o que falar e que acabou como acabou num dia de
Carnaval”, de Carlos Alberto Soffredini. Direção José Eduardo Vendramini\Supervisão
de alunos-diretores como assitentes.Curso Colégio de Direção Teatral (1ª
turma). Instituto Dragão do Mar de Arte e Indústria do Ceará. Theatro José de
Alencar.
- “Rosa Escalarte”,
de Aldo Marcozzi. Supervisao Renato Icarahy. Direção Ueliton Rocon. Curso
Colégio de Direção Teatral (1ª turma). Instituto Dragão do Mar de Arte e
Indústria do Ceará. Teatro Morro do Ouro (Anexo do Theatro José de Alencar).
- “O Avarento e o
Quebra-Nozes”, (Um Conto de Natal, adp. livre). Direção Hugo Bianchi.
Escola de Ballet Clássico Hugo Bianchi. Theatro José de Alencar.
1996
- “Os Incidentes”,
de Fabíola Liper e Nicolas Almeida. Direção Coletiva. Projeto SESC\CE-Auditório.
- “O Incrível
Tremembé Jones”, de Chico de Assis e Ueliton Rocon. Direção Coletiva.
Cia.de Teatro Lua. Projeto SESC\CE. (Teatro Infantil)
- “Branca de Neve e
Os 7 Anões” (Haroldo Serra, adp). Direção Haroldo Serra. Comédia Cearense.
Teatro Arena Aldeota. (Teatro Infantil)
- “A Mente Capta”,
de Mauro Rasi. Direção Direção Haroldo Serra. Comédia Cearense. Teatro Arena
Aldeota.
- “Cinderela”
(Hiramisa Serra, adp. livre). Direção Haroldo Serra. Comédia Cearense. Teatro
Arena Aldeota. (Teatro Infantil)
- “O Marinheiro: Uma
Aventura Interior”, de Fernando Pessoa. Direção\adaptação Ueliton Rocon.
Cia. de Teatro Lua. Teatro Universitário
(USP- Maria Antonia).
- “O Detestinha”,
de Dimitri Túlio. Direção Haroldo Serra. Comédia Cearense. Estreia em 16 de
setembro no Teatro Arena Aldeota. (Teatro Infantil)
- “Ballet Divertissement”. Direção Hugo Bianchi. Ballet Municipal de Fortaleza\Fundação Cultural de Fortaleza\Academia
de Ballet Hugo Bianchi. Theatro José de Alencar.
1995
- “Os Incidentes”,
de Fabíola Liper e Nicolas Almeida. Direção Coletiva. Projeto SESC\CE: Sede
Centro\Clarindo Queiroz\Sesc Iparana.
- “O Marinheiro: Uma
Aventura Interior”, de Fernando Pessoa. Direção\adaptação Ueliton Rocon.
Cia.de Teatro Lua. Teatro Universitário.
- “A Bela Adormecida”
(Walden Luiz, adp. livre). Direção Haroldo Serra. Comédia Cearense. Teatro
Arena Aldeota. (Teatro Infantil)
- “O Circo Rataplan”,
de Pedro Veiga. Direção Haroldo Serra. Comédia Cearense. Teatro Arena Aldeota.
(Teatro Infantil)
- “A Mente Capta”,
de Mauro Rasi. Direção Haroldo Serra. Comédia Cearense. Teatro Arena Aldeota.
1994
- “A Missa Édipo”,
de Artur Guedes. Círculos de Leituras Dramáticas Encenadas- fase I – Theatro
José de Alencar (TJA). Direção Artur Guedes.
- “O Marinheiro: Uma
Aventura Interior”, de Fernando Pessoa. Direção\adaptação Ueliton Rocon.
Cia.de Teatro Lua. Teatro Universitário.
- “Yerma”, de
Frederico Garcia Lorca. Tradução Cecília Meireles. Direção Ivonilson Borges.
Conclusão do Curso de Arte-Dramatica da UFC (CAD) -Turma 1993. Teatro
Universitário.
1993
- “O Marinheiro: Uma
Aventura Interior”, de Fernando Pessoa. Direção\adaptação Ueliton Rocon.
Cia.de Teatro Lua. Teatro Universitário \ I Festival de Teatro de
Guramiranga\Fco Beltrão\PR.
- “A Bela e A Fera”,
(adp. Livre). Direção de Marcelino Câmara. Grupo de Animação Catavento de
Teartro Infantil. Espaço Cultural Shopping Aldeota. (Teatro Infantil)
1992
- “Manifesto Antopofágico”,
de Oswald de Andrade. Adaptação\direção Ivonilson Borges. Curso de Arte-Dramática
da UFC (CAD). Estreia no Salão Nobre da Reitoria da UFC. Seguindo temporada no Teatro Universitário\ Pavilhão de
Convivência do Sesc - Projeto Vamos Fazer Teatro (Clarindo de Queiroz).
- “Azerutan: Um
Planeta em Perigo”, de Marcelino Câmara. Direção Marcelino Câmara. Espaço
Cultural Shopping Aldeota. Grupo de Animação Catavento de Teatro Infantil.
- “Armando Rede de
Corpo e Alma”, de Carri Costa. Grupo Molecagem. Direção Carri Costa.
Espetáculo de humor com estreia no Pirata’s Bar, seguindo temporada no Bar Teatro
Chico Anysio e Avenida’s Show.
- “Dráuzio o
Vampirinho”, de Lúcia Pimentel Goes. Direção (adapt.) Marcelino Câmara.
Estreia dia 13 de setembro no Ánima Café Concerto (Av. Visconde do Rio Branco,
1924 - Joaquim Távora). Grupo Catavento de Teartro Infantil.
- “Dom Pirralho e a
Poção Mágica”, de Ângela Escudeiro e Renato Severo. Direção Ângela
Escudeiro. Troup da Lua Cheia. Casa de Bonecos (Praia de Iracema). Semana da
Criança do TJA-Theatro José de Alencar. (Teatro Infantil)
- “Ópera Don Giovanne”, de Wolfgang Amadeus Mozart. Direção de Bia Lessa. (Parte da Equipe Técnica (figurino).Theatro José de Alencar.
- “Ópera Don Giovanne”, de Wolfgang Amadeus Mozart. Direção de Bia Lessa. (Parte da Equipe Técnica (figurino).Theatro José de Alencar.
1991
- “Narração da Viagem
pela Província do Ceará”, coletânia de textos cearenses. Espetáculo
reinaugural (em 26 de janeiro) do Theatro José de Alencar. Direção Aderbal
Freire Filho.
- “Hoje tem
Espetáculo?”, Direção de Gaudêncio Siqueira. Grupo Barraca da Amizade.
Espetáculo Circense e de Rua-Resultado da Oficina\Theatro José de Alencar.
Praça José de Alencar.
- “O Menino que foi
ao Vento Norte”, (conto popular). Direção (adapt.) Marcelino Câmara. Espaço
Cultural Shopping Aldeota. Grupo Catavento de Teartro Infantil.
- “Bibi - O Menino
Que Não Sabia Ler”, de Marcelino Câmara. Direção Marcelino Câmara. Espaço
Cultural Shopping Aldeota. Grupo Catavento de Teatro Infantil.
- “Dom Pirralho e a
Poção Mágica”, de Ângela Escudeiro e Renato Severo. Direção Ângela
Escudeiro. Troup Fragmentos da Lua. Teatro Universitário. (Teatro Infantil)
- “Ballet Alice”,
coreografias e direção de Gilano Andrade. Espetáculo de conclusão da “Oficina
Dança para o Ator”, Theatro José de Alencar.
- “Balé Brejeiro”,
direção e coreografias de Dora Andrade. Grupo de Dança Dora Andrade. Espetaculo
de dança contemporânea. Estreia em 13 de dezembro no Theatro José de Alencar.
- “Loucos e Outros Seres”, de Ueliton Rocon
e Eudes Dantas. Direção Ângela Escudeiro. Cia. de Teatro Lua. Theatro Jose de
Alencar.
- “Quando as Máquinas
Param”, de Plinio Marcos. Exame em Admissão ao Curso de Arte-Dramática da UFC (CAD). Teatro Universitário.
Direção (atuação de cena) de Lúcio Leonn.
l990
- “Loucos e Outros
Seres” (versão II), de Ueliton Rocon e Eudes Dantas. Direção Ângela Escudeiro. Cia. de Teatro
Lua. Teatro Universitário.
- “A Mente Capta”
(versão II), de Mauro Rasi. Direção Direção Haroldo Serra. Comédia Cearense.
Teatro Arena Aldeota.
- “Notícia da Morte de Alberto da Silva” (poema dramático para muitas vozes), de Ferreira Gullar.
Encenação (atuação\adaptação) como estudante\ator de Lúcio Leonn. Escola
Estadual Pres. Humberto Castelo Branco (SEDUC-CE). (Teatro-Educação)
1989
- “Loucos e Outros
Seres” (versão I), de Ueliton Rocon e Eudes Dantas. Direção Carlo
Benevides. Cia.de Teatro Lua. Estreia em 28 de Setembro no CSU-José Walter. Em
seguida, cumprir temporada no Teatro Universitário.
- “A Mente Capta” , de Mauro Rasi. Direção Direção Haroldo
Serra. Comédia Cearense. Teatro Arena Aldeota.
1988
- “Minha
Bela Herança para Um Herdeiro Só”, a partir do texto original de Francisco Giuseppe. Adaptação\Direção
(atuação) de Lúcio Leonn. Escola Joaquim Moreira de Sousa. (Teatro-Educação)
- “O Médico à Força”
de Molière. Direção de Moreira Mattos. Grupo CTCAF, (Teatro São José).
(Espetáculo de conclusão, anterior ao meu curso do CTCAF).
- “Pra Frente
Família”, de Jusizete Sadarra (pseudônimo). Direção Coletiva. Grupo
Aprendizes da Rua-Teatro, (apresentações no Auditório do Hemoce, em seguida no
Teatro São José). Tal coletivo surgiu com elenco, a partir de atividades
paralelas ao Curso de Iniciação Teatral do CTCAF.
- “A Vigília da Noite
Eterna”, de B. de Paiva (conclusão do curso de iniciação teatral do CTCAF).
Direção de Moreira Mattos. Grupo CTCAF, (Teatro São José).
1987
Curso de Teatro e atividades teatrais no Grupo de Teatro
Amador Aprendizes do Futuro (bairro Henrique Jorge\Parangaba), sob coordenação de Francisco Giuseppe.
_________
1980-1988- Viagem inicial há um tempo…
Comeca a fazer teatro aos nove anos de idade nas
festividades religiosas, muito antes, de sua Primeira Comunhão (1980) e\ou durante às atividades da
Cruzadinha Eucarística, sob coordenação da irmã “Tia Nete”, na Igreja\Paróquia Bom
Jesus dos Aflitos, espaço situado na Rua Cônego de Castro (Parangaba).
Vale lembrar quando era criança\adolescente, era o Teatro
representado nas aulas da disciplina de Educação Artística do ensino
fundamental (Escola Joaquim Moreira de Sousa até 1988), por meio de “jogo dramático e\ou teatral”.
AINDA na mesma escola primária (ensino fundamental), a
partir da 5ª série, “metia-se” nas atividades escolares. Encenava peças no
pátio da escola, até “ministrava cursos” aos seus amigos. Em casa, sempre lia
artigos de universidades sobre os cursos em Artes Cênicas. Mas percebia que era
preciso primeiro terminar seus estudos (1º grau/ensino Fundamental), seguido de
Ensino Médio para ingressá-lo, isto porque ele já estava de “olho” no CAD
(Curso de Arte Dramática da UFC).
ENTÃO, na referida escola concluiu a 8ª série, que
paralelamente “inventou” de fazer curso de teatro fora do bairro (pois antes,
frequentava somente as atividades de teatro no Grupo
de Teatro Amador Aprendizes do Futuro (1986-1987),
sob coordenação de Francisco Giuseppe). E inscreveu-se entre 500 candidatos
para a “Oficina Théâtre du Soleil” (1988).
Então, lá estava seu nome selecionado, dentre os sessenta atores selecionados.
Esta oficina tornou-se um marco definitivo na sua carreira profissional, pois
já sabia “andar sozinho” aos 17 anos de idade no Centro da Cidade de Fortaleza,
como também aquela oficina internacional, fora ministrado por um grupo, cujo
trabalho até hoje é reconhecido na Formação de Atores, O Thèâtre du Soleil.
Seguiram-se muitos outros cursos em teatro, dança, circo e vídeo.
1991-1995-Há um breve tempo pretérito...
CONCLUIU seus estudos secundários no Colégio Estadual
Presidente Humberto Castelo Branco em 1991.
Nesse ínterim, participou do Grêmio Estudantil, no Cargo de Diretor Cultural,
encenou peças teatrais, como: “Notícia da Morte de Alberto da Silva” (poema
dramático para muitas vozes), de Ferreira Gullar. Encenação (atuação\adaptação)
sua. Também participou de um Concurso Literário no Jornal Tribuna do Ceará,
intitulado I prêmio Repórter-Estudantil, chegando em primeiro lugar e ganhando
uma Bolsa de Estudos para estudar em qualquer escola particular. Mas não
aceitou tal bolsa. Era bastante incentivado pela sua professora de Educação
Artística, Sylvia, no campo das Artes e da Cultura Local, bem como pela sua
diretora, a educadora Celina Maia.
FINALMENTE, é selecionado para cursar Arte-Dramática na
Universidade Federal do Ceará, da Pró-Reitoria de Extensão da UFC, no ano de 1991 e concluindo-o em 1994, com a peça “Yerma”, de Frederico
Garcia Lorca.
Ainda FOI BOLSISTA (1993
– 1995), Enquadramento Funcional: Estagiário de Arte\Projeto Teatro
Aplicado, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva. Governo do Estado do
Ceará\Fundação Estadual do Menor do Estado do Ceará-FEBEMCE\Como Estudante do
Curso de Arte Dramática da UFC- onde realiza atividades por meio de Bolsa de
Estudo\Arte: Projeto de Teatro Aplicado à Educação (4 horas\dia) junto à
adolescentes em conflito com a Lei (Estatuto da Criança e do Adolescente - Lei
8069/90) na Unidade do Centro Educacional São Miguel (CESM).
1999-2001- Involução em outro tempo, nem tão recente…
Em 1999, após
concluir o Curso Colégio de Direção Teatral (1ª turma) pelo Instituto Dragão do
Mar de Arte e Indústria do Ceará, retorna como Professor de Arte – Ensino Médio
(escola que estudara) – Colégio Estadual Presidente Humberto Castelo Branco (Rua
Rua Irmã Bazet, Montese), que a pedidos de sua professora Sylvia, ocupa sua vaga; pois, antes, ela havia-se aposentado
por tempo de serviço; substituindo-a até o ano de 2001. Logo, fora aprovado em Concurso Público por meio de Provas e
Títulos como Docente de Arte-Educação na Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF)
\ Ensino Fundamental (5ª a 8ª série), ano 2000
sob a investidura de cargo, o ano de 2001.
v
VÍDEO/FILMOGRAFIA
- “Querença” (2012), curta-metragem
de Iziane Mascarenhas.
- “Homens com Cheiro de Flor”
(2011), filme de Joe Pimentel.
- “O Auto da Camisinha” (2009), média-metragem
de Clébio Viriato Ribeiro.
- “As Tentações do Irmão Sebastião”
(2006), filme de José Araújo.
- “O Caminho das Nuvens” (2003),
filme de Vicente Amorim.
- “Cisternas de Placas - Nenhuma Família sem Água de
Qualidade” (1999), de
Wilson Dellani.
- “Viva o Zé Pereira” (1998), de
Wilson Dellani. (Vídeoficção)
-“Rede de Supermercado UNISUPER” (1995),
de Luis Sucupira Neto.(Vídeomarketing)
- Programa de TV “Geração 2.000”- Quadro
“A Hora do Susto” (1996). Agência PIMC-Produções Ltda.
- “Precinho/taxinha” (1994-1996),
comercial de tevê. (Lojas Paraíso LTDA)
- “Respeitável Público” (1993), de
Luis Sucupira Neto. (Vídeomarketing BNB)
- “Alerta” (1993), de Luis Sucupira
Neto. (Vídeo-experimental)
- “Estado de Cólera” (1992), de
André Marinho. (Vídeo docuficção)
v
“Boa sorte. Lute. Levo fé em você. Um abraço” (Jonas Bloch, na Oficina de Interpretação/Projeto Encenação/Theatro José de Alencar, Fortaleza-CE: 1994).
“Parabéns pelo seu prêmio e o do Leonn. Foram merecidos. Gostei muito do talento de vocês e, sobretudo, da seriedade com que vocês todos encaram o teatro. Agora, o que mais me encantou foi a humildade com que vocês receberam os prêmios. Humildade é fundamental para um artista e, é próprio de quem é realmente grande [...]” (Ewerton de Castro, ator e diretor, em Carta à Atriz Ceronha Pontes, no I Festival Nacional de Teatro de Jacareí-SP: 1996).
“Lúcio Leonn; Resolva teus papéis com a mesma razão e sensibilidade com que encarastes “Os Iks” e tua carreira vai longe... Um abraço” Celso Nunes, diretor e professor de teatro(Curso Colégio de Direção Teatral/Instituto Dragão do Mar), 1998).
“O candidato é um ator expressivo e
premiado. Destaco seu empenho em ampliar sua formação em um meio carente de
escolas especializadas: o candidato não perde qualquer oportunidade de
acompanhar todos os cursos, palestras e seminários oferecidos eventualmente em
sua cidade [...]” (Aderbal Freire-Filho, diretor de teatro, sobre Lúcio
Leonn, em Carta de Recomendação ao Programa Apartes/CAPES: 1997)..
(Sobre Lúcio Leonn)
(Sobre Lúcio Leonn)
.POÉTICAS DA CRIAÇÃO E PENSAMENTOS MEUS EM ARTES|TEATRO
"... Sempre entrei em cena para interpretar ou jogar com um texto de que eu não gostasse. Porque, da verdade ou importância de se envolver com certos papéis torna a mola propulsora do compartilhar, também do saber jogar com textos entre outros componentes inerentes ao Teatro. Ou ainda, depende igualmente, das regras estarem estabelecidas ou às definições, claramente, de seus condutores; ator-jogador; o grupo de teatro, amador/profissional ou, num espetáculo de formação artística acadêmica.
Aponto brevemente aqui (por especificidade
na linguagem teatro) minha livre passagem de formação em dramaturgias no corpo
da cena (a dança – clássica/moderna e contemporânea) como a mola impulsionadora
do jogar para preparar meu corpo ao teatro.
De uma maneira oculta, meu corpo no teatro tem dançado. Mas é preciso
revelar e afirmar que ele teve um preparo antes, muito antes, em aulas do velho
ballet clássico (na Academia de Ballet Clássico Hugo Bianchi, 1989-1996). Ou em
diversas imersões minhas (com o uso do corpo em ação) ou conexão: cursos sobre
Dança. “Para auxiliar e desenvolver meu trabalho e ‘corpo-de-ator’ em
espetáculos sempre meu corpo teve ‘pés na dança’. Minha atuação transfigura em
tais convergências: no fazer do corpo/atuação/cena e no pensar/fazer personagem
e seu corpo-dançante.” (LUCENA, 2008c, p.02-03). Pois, no teatro apreendi
sempre a jogar desde o drama a comédia, involuntariamente. Nesse ínterim, não
posso me considerar ator cômico nem tampouco dramático. Tudo foi e é questão de
percepção pessoal ou adaptação a cada autor, a situação de minha vida pessoal,
grupos e a formação de meu corpo à necessidade de coexistir artisticamente.
Estou entre o ser e o estar sendo,
conforme a proporção de jogos. O presente, a suspensão, o retorno às origens de
formação assumem atemporalidades. Adquiridos foram os conhecimentos técnicos
meus no decorrer da formação artística e também a partir de certos discípulos,
meus marcantes professores. Sou ao mesmo tempo emocional e corpo técnico, com
certa exigência quanto ao nível e espaços de trabalhos. Mas ao longo do tempo,
“[...] aprendi pela reflexão na ação, a dar mais liberdade de me encontrar
comigo mesmo. Isto é, ‘ser mais simples’ na construção e interpretação de
personagens no que diz respeito à composição do corpo e da voz.” (LUCENA, 2002,
p.70).
Entretanto, Adler (2008, p.111) com o
tema “Representando Uma Profissão”, que a autora sugere que de início do jogo
teatral devemos “[...] se acostumar à extraordinária variedade de papéis que um
ator pode ser chamado a desempenhar, variando desde um tirano no trono até um
modestíssimo comerciante, é necessário praticar representando profissões de
todas as espécies.
E tendo textos teatrais como espinha
condutora de meu jogar. (...) Já fui “Loucos e Outros Seres” (1989- 3ª imagem
acima); (...) outrora, um Pierrô em “Nos Trilhos da Paixão (2001-5º Imagem);
ora, um Dançarino (Imagem 4ª) ou uma governanta alemã (espetáculo Rosa
Escarlete, 1998-2ª Imagem). Ainda, representando personagens de grandes
clássicos contemporâneos: Mauro Rasi (1991); Fernando Pessoa (1993); Garcia
Lorca (1994); Arthur Schnitzler (1997); (...) Paurillo Barroso (2011) etc... E,
no Cinema, Um Noviço - 1ª imagem... E, para nós atores, é um desafio de
intérprete tudo isso: aventurar-se em busca da personagem.”.
(...). O jogo duplo: vida e arte se
confundem em tempos-espaços. Na diversidade de pseudônimos, ou nomes
artísticos; a carreira de sucesso de grandes intérpretes em seus espetáculos,
(fora o jogo do drama e da comédia) começa por meio de outro Nome, o teatral.
Ser e tornar-se intérprete da cena (vocação). João Álvaro Quental (Procópio)
Ferreira; Gentile Maria (Della Costa) Marchioro; Sérgio Corrêa de Britto;
Dolores (Dercy) Gonçalves Costa; Arlette Pinheiro Esteves da Silva (Fernanda
Montenegro); Francisco (Chico) Anysio de Oliveira Paula Filho, são alguns
exemplos disso. Tomar parte de outro é aventurar-se em dupla personalidade. Por
isso que, perante minha própria prática de formação teatral e de vida, como
comprovação de [r]existência no Teatro me chamo Lúcio Leonn. Da ação do jogo
teatral Ator\persona, é permanecer em duplo sentido: estar sendo... (...).
Outro aspecto nem muito favorável ao
ator, o sentido contrário: quando não se costuma escolher os personagens, eles
podem ser “impostos” pelo olhar observador do diretor. E para nós atores, é um
desafio de intérprete tudo isso: aventurar-se em busca da personagem. Atirar-se
ao abismo do inconsciente do papel (vazio da criação) para viver nas
circunstâncias justificadas. E nós intérpretes da cena nunca queremos deixar
transparecer nossa incapacidade artística ou estar em dificuldades à frente de
um novo personagem (im)posto. Por que isso, então? Logo, alguns atores levam
como sina a seguinte frase: o “ator tem de agir”. E não se questionam sobre a
qualidade ou grau de proporção pessoal que tais personagens podem afetar no
aspecto negativo ou positivo dentro e fora da profissão. Ou durante toda sua
vida querem estar na ribalta, com fama, longe de querer viver no anonimato ou
permanecer no ostracismo. Em diversos momentos podem acontecer escolhas a
partir de nossas características físicas, semelhanças ou emoção com o papel ou
o que você antes propôs em processo (laboratórios) ou, pelo seu conjunto de
corpo instrumental (potência vocal, perspicácia, inteligência, resistência,
humildade, cumplicidade, corpo arquitetônico, talento e destino em favor da
urgência da cena teatral), cabe sempre aceitarmos. Procuramos fazer de tudo um
pouco como intérpretes em recepção à busca do sucesso. E, como exemplo de
alguns espetáculos ou cursos e oficinas, jogar com outras múltiplas
dramaturgias faz-me exercer, a contragosto ou não, a nossa infinita jornada de
artista. E devemos encarar com arte e ofício certos personagens sugeridos
pela/na peça, todo o conjunto cênico que possa ser atraente ou nada atraente,
sob o ponto de vista pessoal/profissional.
Assim, o teatro é uma arte do trabalho coletivo.
E, independe de qualquer obstáculo encontrado no limiar de seu ou do jogo segue
o trajeto memorial, pela experiência ou apreciação edificada por
interlocutores: os intérpretes, os autores e a presença do público - diante de
inúmeras possibilidades de cenas teatrais. Deve-se aprender a jogá-lo do começo
ou quando tudo se finda quase que harmoniosamente. Encontros e desencontros de
perspectivas de mundo, os tantos sonhos quanto possíveis presente em nós
artistas de um tempo....”
Lúcio Leonn.
_____________________
(TEXTO ADAPTADO: TRAJETÓRIA, PROJETOS E TEATRO:
APONTAMENTOS MEMORIAIS DA FORMAÇÃO ARTÍSTICA E ACADÊMICA DE UM
PROFESSOR/ATOR. UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB). INSTITUTO DE ARTE (IDA),
BRASÍLIA (DF), 2012). IN: LUCENA, LÚCIO J. A. (LÚCIO LEONN). Imagens
acima, acervo pessoal\Repertório.
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