quinta-feira, 3 de abril de 2008

[Li]a(do encontro 2º sigo),pergunta-me: Lúcio Leonn, para você ator tem de ter talento? E, o que consistiria talento?

"Talento não tem localidade, é cosmopolita." Machado de Assis(1839-1908) Escritor brasileiro, autor de obras primas como Dom Casmurro.

"Abapuru", de Tarsila do Amaral

Depende!!!!!!!!!
Um ponto de vista: posso ter talento nenhum e de imediato apresento ou resolvo algo sublime... Intuitivo. Talentoso. Mas se tenho pouca vivência /experiência, aí se esvai; Talento, penso, é algo intrínseco, pessoal demais (subjetivo)...Temporal e, com o “Esculpir o Tempo”: (Andréi Tarkovski (1932-1986). Meu grande cineasta e escritor para Ver e Ler durante a vida...) à pessoa adquire, exterioriza; somando com: estudo, dedicação, à ambiência: são conjunto de fatores, etc; e são influenciáveis para sua personalidade de pessoa talentosa.

Também pode ser desenvolvido e adquirido, porque é velado no ser humano. Acredito que todo ser é talentoso e, para tudo... Logo, a superdotação e as altas habilidades de um determinando tema (assunto/competência) estão presentes em nossas vidas e depende das possibilidades e de campo de oportunidade e de trabalho..., Dedicação. Busca-se desenvolver e se firmar.

exercício de meus alunos em Artes Visuais / caricaturas, alunos 6ª série na Emeif Profª Lireda Facó / Secretaria Executiva Regional V): 2007.

"Aos 15 anos eu sabia desenhar como Rafael, mas precisei uma vida inteira para aprender a desenhar como as crianças". Pablo Picasso, pintor espanhol (1881-1973)

veja: Talento e Vocação.
1


imagem, acima: um dos meus alunos não queria ser fotografado no Museu. Sua opção e, há respeito.
2



já, Outros...



"A Arte não é só talento, mas sobretudo coragem." Segundo Leonn apud Glauber Rocha - cineasta brasileiro, criador do Cinema Novo

Talento(ex.: no teatro): “num exato momento, Fulano sabe "mudar" de estado emocional de personagem (Transição); de tristeza para o ódio, rapidamente e de técnica orgânica/ intrínseca (sem artificialidade ou mecanização), conhece seu personagem. Mas quando se agenda ensaio, para domingo à noite; Ele falta (nem telefona ou não justifica). Aí, não há ensaio para os presentes. Então, este Fulano tem talento/consegue mobilizar ações físicas ou conhecimentos da sua área (teatro). Mas não tem vocação para continuar seus aprofundamentos ou caminhos, dedicação... Não tem responsabilidade, atitude ou não dar valor, nem vocação de dedicar-se à sua arte.”

Ele poderá se perder; canalizar para outras áreas de conhecimentos. Vocação é a possibilidade de se doar, plenamente, em prol de algo inesperado, na busca de aprendizagem e de aperfeiçoamento, é um encontro de uma eterna busca na incerteza.

Assim, de uma hora para outra, ouve-se dizer: “Beltrano é talentoso. É..., mas por que ele se rendeu ao trabalho - seu ofício; conjunto de técnicas por meio da mobilização da sua inteligência ou de conhecimento”.


alunos no Mauc-Salão de Abril-2007/Museu da UFC(Emeif Profª Lireda Facó / Secretaria Executiva Regional V)

Moral: colhem-se frutos.

Sabia? Altas Habilidades e Competências (superdotação e talento) fazem parte da educação em necessidades especiais cognitivas, sociais e afetivas?

No Brasil, a prática não é “muito difundida”, penso ainda.
(Exceção no DF/Universidade Católica de Brasilia, ou atividades em políticas pedagógicas pelo MEC, entre outras) ou, nem há respaldo entre faculdades e escolas.). Há um livro acadêmico (Talento Criativo: expressão em múltiplos contextos / Angela M. R. Virgolim (org.) –Brasília; Editora Universidade de Brasília, 2007; 197p), que fala, assim:

"(...), observa-se que a maior parte das escolas não está preparada para estimular a criatividade. Práticas educacionais variadas, comuns no sistema tradicional de ensino, tendem a reduzir a capacidade de criar do aluno para níveis muito aquém de suas reais possibilidades. Alunos de divesos níveis do sistema educacional não vem sendo preparados para pensar de forma criativa e independente, tampouco instigados a apresentar traços de personalidade como autoconfiança, iniciativa e persistência, que favorecem um melhor aproveitamento do potencial para criar. No que diz respeito à superdotação, observam-se, no Brasil, muitos mitos e idéias esteriotipadas sobre esse tópico,incluindo uma resistência à implementação de programas especiais para alunos que se destacam por seu potencial superior." (...), p.9;(Subcapitulo- Por que estudar temas como criatividade e superdotação?

Fiz curso de formação em (Educação Especial em Altas Habilidade) 2001; é reconhecido por lei, assegurar altas habilidade e competências. No país, há o prêmio jovem cientista, privilegiando a ciência. Bolsas de estudos pela Capes, às artes etc.

Seu projeto de teatro (Lia) na escola, pode ser um deles. Mas precisa se apoiar em fundamentação teórica sobre o Tema; oferecer grades de atividades e vivências de espaço em altas habilidades. (Lúcio Leonn)

Um comentário:

Li. disse...

Obrigada Lúcio, vc me ajudou sim e acrescenteu em meus pensamentos! O teu blog têm muito de textos longos, mas eu vou tentar lê-los. Um beijo ;*