quarta-feira, 2 de abril de 2008

Atividade de Conclusão do Curso (2º Módulo) "Dança cênica no Ceará - origens e desdobramentos", ministrado pela Profª Mestre em Sociologia, Rosa Primo

ANTEPROJETO: DANÇA-EDUCAÇÃO – BREVE ESTUDO DE CASO OU, DE PROCESSOS DE (IN) FORMAÇÃO EM DANÇA / CONEXÃO REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO DE FORTALEZA-CE – O (A) ARTE-EDUCADOR (A).

Por Lúcio Leonn

SUMÁRIO
1. Considerações Iniciais (Contextualização de um problema): breve histórico sobre a formação de professores/as de Arte ou de artistas-educadores em Fortaleza-CE, partindo de instituições de ensino (p.1)
1.1. Questões e objetivos da pesquisa (p.3)
2. Justificativa (p.5)
3. Delimitação do problema (p.7)
4. Procedimentos Metodológicos da Pesquisa (p.9)
5. Referências bibliográficas (p.10)
6. Breve Levantamento bibliográfico (p.12)

Lúcio Leonn em 1996, ainda cursando ballet clássico, entra para o Ballet Municipal de Fortaleza/Fundação Cultural de Fortaleza - hoje Funcet, dançando o “Ballet Divertssment”, sob direção geral do mestre Hugo Bianchi.

1.1. QUESTÕES E OBJETIVOS DA PESQUISA
A pesquisa deverá, portanto, responder às seguintes e possíveis indagações:
a) o que embasa/fundamenta a política de formação de profissionais de Arte-Educação em Fortaleza/CE, especificamente, a dança-educação na rede municipal de ensino(secretaria executiva regional v)? E, do artista da dança junto à sua Arte, (sob à luz da estética voltada para o sensível na educação)?
b) como tem sido a formação pedagógica de professores (as) de Arte ou Arte-educadores (as) junto às universidades e à educação básica na cidade de Fortaleza por meio da linguagem dança?
c) até que ponto as disciplinas de Didática, Prática de Ensino-Planejamento, Metodologias de Aprendizagem, podem fornecer subsídios para o trabalho pedagógico dos profissionais de Dança no CE (formação complementar e adequação de currículo/ de disciplinas em cursos de artes/dança, sem licenciatura), porém, inseridos na educação, e, em serviço?
d) os currículos e certificados dos cursos de artes/dança e de pedagogia (educação inicial), ofertados e ministrados a partir de meados da década de 1990 até hoje, estão assegurados na forma da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), no que diz respeito à licenciatura plena e, por conseguinte, consonantes nas matrizes curriculares em ofertar disciplina em Metodologia Aplicada ao Ensino de Arte/dança?
e) o que podemos conceber como alternativas ou encaminhamentos de formação em dança-educação, vinculados à política de planos e/ou metas de projetos de gestão pública governamental e municipal?
f) onde atuam os egressos dos cursos de capacitação e formação em dança de Fortaleza?
g) que ações do/no fazer pedagógico de artistas, arte/educadores da dança, apontam confluências ou divergências para o aprendizado/conhecimento de dança-educação na escola? Há toda uma sistematização teórico / prática entre o ato de saber fazer, fruir e alfabetizar em dança/arte?


Imagem acervo Lúcio Leonn, (produção de alunos em hip hop 2007): EMEIF Prof. Lireda Facó, fica no Bom Jardim / Secretaria Executiva Regional V

OBJETIVOS AMPLOS:
Caracterizar e re-significar os processos de formação docente entre os professores/as de Arte / Arte-educadores (as) em dança na rede pública municipal de ensino de Fortaleza-Ce, no que diz respeito aos procedimentos de ensino/aprendizagem de Arte (via linguagem dança/escola). E, desse modo, contribuir para a (in)formação, revalorização e compreensão do professor/a de dança e, de seu ensino.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
a) caracterizar, brevemente, as práticas em linguagens artísticas no que diz respeito à formação técnica, empírica e metodológica dos artistas e/ arte-educadores em dança;
b) examinar currículos e cursos de formação do professor de Arte/Arte-educador, no que se refere às metodologias do ensino de artes nas seguintes modalidades: cursos de licenciatura plena, graduação, especialização em Arte e Educação, capacitação/formação em linguagens artísticas, equivalentes os cursos de graduação/licenciatura plena;
c) consultar, dialogar com supostos professores-artista da dança que atuam em sala de aula da Prefeitura Municipal de Fortaleza, para amostra de resultados referentes à qualificação docente (ensino de Dança) e traçar um perfil do campo de atuação.



(imagem acima, idem)

2. JUSTIFICATIVA
Esta pesquisa procurará documentar a política de capacitação profissional de educadores em artes/dança, artistas, e, ao mesmo tempo, buscará construir um referencial teórico tanto no que diz respeito à formação artística docente, como sobre o mercado de trabalho no ensinar Arte (dança–educação).



{Imagem, idem anterior}mudança de indumentária, de acordo com concepção musical.

No florescer da década de 1990, o Ceará não dispunha de Cursos que regulamentassem a formação de professores de Arte, oriundos do teatro, da dança e das artes plásticas nem da graduação ou de Licenciatura Plena para seus artistas/professores de Arte em formação. Salva exceção à arte-educadores de formação na linguagem musical. Tendo uma visão contemporânea da LDB, Lei 9.394/96, no que se refere ao processo ensino e aprendizagem em Curso Superior, seja num Curso de Arte-Dramática, Artes Plásticas, Dança ou Arte-Educação. Tanto que o teatro, a dança vem se desenvolvendo no Ceará ao longo dos anos somente pela prática/pesquisa de encenações e cursos “relâmpagos”. Embora deixando marcas e indagações futuras. Pergunto: seria somente uma realidade da cidade de Fortaleza-Ce? E, em outras capitais, como está a arte, a formação e seu ensino?

Imagem, abaixo (acervo pessoal)- seleção de alunos/as {artes cênicas-Cefet e FIC} estagiários de Arte{teatro e dança) para Prefeitura Municipal de Fortaleza, realizado em 2007, por Lúcio Leonn\Ednéia Tutti Goretti Quintela. Espaço: Academia Goretti Quintela.




No Brasil em outras regiões, amplos estudos em livros, reflexões de pensadores e atuais contribuintes sobre a temática de arte e do ensino (linguagens artísticas), também suscitam uma dimensão estética e de problematização quanto à formação do/a arte-educador/a e de seus procedimentos em sala de aula.

Os estudos teóricos e as contribuições de Ferraz e Siqueira (1987), já apontavam e questionavam:
“Quem seria o ARTE-educador? Seria apenas um professor formado nos bancos de universidade ou o artista na sua função de experienciação junto ao atelier? O artista não teria um papel significativo na transmissão dos conceitos pertinentes à Arte? (...) Assim fica evidente porque nos cursos de formação de professor a experienciação no atelier ocupa um papel preponderante”. (Arte-Educação: vivência, experienciação ou livro didático? - grifos das autoras, p.47)

Para base desse estudo reflito: sabemos que há aqueles artistas que não conseguem sobreviver da sua própria arte / atuação / performance. O artista-educador sabe arte, vivencia e experiencia, (produz). Precisa também, saber ser educador de Arte na escola? A confluência pode revelar em doces caminhos ou divergentes passos para o magistério. Da ação do meio artístico é sempre um resultado inesperado. Digo não um ato de irresponsabilidade. Mas de magia, de beleza estelar. É preciso usufruir e desvelar conhecimento. O professor é constituinte do percurso criador junto aos alunos/as. Ele também necessita de uma ação artística e de docência.

Ainda sob o pensar de Ferraz e Siqueira, complementando aqui minha escrita, se estabelece assim:
“A formação do arte-educador não é só fazer. Ela se complementa quando acompanhada de estrutura teórica–prática e equilibrada. O embasamento teórico consolida atuação do professor, pois, propicia a reflexão crítica e o coloca em alerta diante de ocorrências que poderiam passar desapercebidas. A teoria funcionará como consciência da prática, se estiver interligada a todos os momentos da ação do professor.” (ibidem, p. 48)


Imagem acima,apreciação da XII Mostra de Teatro do Estudante-2007.(Lúcio Leonn e alunos/as da EMEIF José Ayrton Teixeira, que fica no Mondubim / Secretaria Executiva Regional V.}

Portanto, minha trajetória, nessa pesquisa, também é refletir sobre o papel da Arte e o perfil do (a) Arte-educador (a) no processo de desenvolvimento da escola situada na cidade de Fortaleza-Ce, partindo de um olhar autobiográfico, quero abordar o sentido do Ensino de Arte quanto à sua Didática e Formação Docente nos diversos segmentos escolares e artísticos e, em outros breves pressupostos teóricos da Dança-Educação.

Finalmente, são tantas indagações a serem feitas, cujo tema central será a formação e a docência artística em Arte & Educação e a peça fundamental será um ator/professor como artista e professor em seu (s) processo(s) de formação e no ensino de Arte via conexão, a Rede Pública Municipal de Ensino (secretaria executiva regional v) de Fortaleza-Ce.

5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BILBAO, Giuliana Gnatos Lima. Psicologia e Arte. Campinas, SP: Editora Alínea, 2004. 96p.

FERREIRA, Sueli, (org). O Ensino de Artes: Construindo caminhos / Sueli Ferreira et al. Papirus, 2001. - (Coleção Ágere). 3ª edição, Campinas, SP: 2004. 224p.

JANÔ, Antonio Januzelli. A aprendizagem do Ator. (Série princípios, nº 64). 2ª Ed., São Paulo: Ática. 1992. 96p.

LUCENA, Lúcio José de Azevêdo. (Lúcio Leonn) - Os Processos de Formação Teatral em Fortaleza na década de 1990: Memórias de um ator. Fortaleza: UECE / CEFET-CE. 2002; (Monografia de Especialização em Arte e Educação, 177p).

NACHMANOVITCH, Stephen. Ser criativo - o poder de improvisação na vida e na arte / Stephen Nachmonovitch; [tradução de Eliana Rocha].-São Paulo: Summus, 1993. 186p.

PERONI, Vera. Política educacional e papel do Estado: no Brasil dos anos 1990. São Paulo: Xamã, 2003. 207p.

STANISLAVSKI, Constantim. Manual do ator/C. Stanistavski: [trad. Jefferson Luís Camargo: Revisão de tradução João Azenha Jr.]. São Paulo: Martins Fontes, 1988. 169p.

SIQUEIRA, Idméa Semeghini Próspero et al. Arte-Educação: vivência, experienciação ou livro didático? (São Paulo, SP: Edições Loyola), 1987. 93p.


Periódicos

Arquivo pessoal e experiência do Ator e Arte-educador Lúcio Leonn.

Artigos de Jornais consultados
Jornal Tribuna do Ceará. Ex-repórter estudantil da Tribuna na Escola é hoje ator reconhecido. TC e escolas incentivam lado artístico do aluno. Fortaleza, 20 de janeiro de 1994.

6. BREVE LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO
BIASOLI, Carmen Lúcia Abadie. A formação do professor de arte: Do ensaio... à encenação/ Carmen Lúcia Abadie Biasoli.-Campinas, SP: Papirus, 1999. (Coleção Magistério: Formação e trabalho pedagógico). 213p.

BARBOSA, Ana Mae (org). Inquietações e mudanças no ensino da arte/Ana Mae Barbosa. -São Paulo: Cortez, 2002. 184p.
__________. Ana Mae. Arte-Educação no Brasil. /Ana Mae Barbosa. 3ª ed. (Coleção Debates nº 139/Educação). -São Paulo: Editora Perspectiva, 1999.132p.

CALAZANS, Julieta, Jacyan Castilho, Simone Gomes (Coord.). Dança e Educação em Movimento – São Paulo: Cortez, 2003. 271p.

DORFLES, Gillo. O devir das artes / Gillos Dorfles; tradução Píer Luigi Cabra; revisão da tradução Eduardo Brandão.- (Coleção A).- São Paulo: Martins Fontes, 1992. 245p.

FUSARI, Maria Felisminda de Resende e. Arte na Educação Escolar/ Maria Felisminda de Resende e Fusari, Maria Heloisa Corrêa de Toledo Ferraz. (Coleção Magistério 2º grau. Série Formação Geral).- 2ª ed. revista.-São Paulo: Cortez, 2001. 154p.

FUSARI, Maria Heloísa C. de Toledo Ferraz e. Metodologia do Ensino de Arte/ Maria Heloísa C. de Toledo Ferraz, Maria Felisminda de Resende e Fusari. (Coleção Magistério 2º grau. Série Formação Geral).- 3ª ed. revista.-São Paulo: Cortez, 2001.160p.

GADELHA, Rosa Cristina Primo. A Dança Possível: as Ligações do Corpo numa Cena. / Rosa Cristina Primo Gadelha. – Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora Ltda., 2006. 376p.

GUEDES, Maria da Salete Saraiva. A Dança com Livre Expressão – Em Busca de uma Linguagem Própria. ANAIS: XX Congresso Nacional das APAES. Fortaleza–CE. EIXO TEMÁTICO I – Artes, Linguagens e Comunicação. Pp. 37-38, 10 a 13 de julho de 2001.

IAVELBERG, Rosa. Para gostar de aprender arte: sala de aula e formação de professores /Rosa Iavelberg .-Porto Alegre: Artmed, 2003. 126p.

NANNI, Dionisia. Dança-Educação - pré-escola à universidade / Dionisia Nanni - Rio de Janeiro; 4ª edição: Sprint, 2003. 192p.

PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS. PCN Arte / Ministério da Educação. Secretaria da Educação Fundamental. 3ª ed. Brasília: a Secretaria, 2001; volume 6; 130p.

PEREIRA, Roberto e Silvia Solter (Coord.). Lições de Dança1. 2ª edição – Rio de Janeiro: UniverCidade Ed., 2006. 190p.

PILLAR, Analice Dutra (org.). A educação do olhar no ensino das artes / Analice Pillar Dutra. -Porto Alegre: Mediação, 1999. 205p.

SECRETARIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Referenciais Curriculares Básicos (RCB)-Ensino Médio / Quinto Ciclo (versão preliminar) SEDUC / Fortaleza-Ce, 2000; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: o sentido de aprendizagem na área. (pp.33-34).

Periódicos
Arquivo pessoal e experiência do Ator e Arte-educador Lúcio Leonn.

DOCUMENTO SOBRE A VALIDADE DO CERTIFICADO DO CURSO BÁSICO DE TEATRO-CAD; Governo do Estado do Ceará - Conselho de Educação do Ceará-Câmara da Educação Superior e Profissional. PARECER Nº 0641/2001. APROVADO EM: 11.12. 2001.

RELATÓRIO DE ACOMPANHAMENTO DAS AÇÕES GOVERNAMENTAIS REFERENTES AO TRIMESTRE: jan/fev/mar/96; Assessoria de Planejamento; Programa de Desenvolvimento Institucional Serviços Gerais de Administração. Estruturação e Adaptação Espaços Culturais; Difusão Cultural. Pp.01-14. Biblioteca Carlos Câmara: Theatro José de Alencar/TJA.

RELATÓRIO DE ATIVIDADES. Ministério da Cultura – MEC. SECULT. Theatro José de Alencar, 1995: pp. 01-04. Biblioteca Carlos Câmara: Theatro José de Alencar/TJA.

Artigos de Jornais
Jornal Diário do Nordeste. Instituições discutem planos para reativar a área cultural no CE.-Fortaleza, 30 de setembro de 1988.

Jornal Tribuna do Ceará. Oficina Teatral: Uma experiência que deu certo em Fortaleza / Texto de Lúcio Leonn.-Fortaleza. 15 de fevereiro de 1989.

Jornal O Povo Vida & Arte. Artes Cênicas - Vestibulares para o teatro. Fortaleza, 02 de agosto de 2002.

O 2º módulo "Dança Cênica no Ceará - Origens e Desdobramentos", ministrado pela mestre em Sociologia Rosa Primo, aconteceu entre os dias 03 e 08 de dezembro, das 19h às 22h (segunda a sexta) e 09h às 12h (sábado).

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