
· Também, suscita a Proposta Triangular de ter modificado o ensino de arte na educação básica no Brasil, na década de 1990 e tendo o museu como referencia e procedência de tais pressupostos teóricos em ação didática junto aos professores e alunos visitantes.
· Revela a criação de setores educacionais junto às obras de arte e público - com um olhar voltado à analise dos processos de mediação usando tal recurso pedagógico na condução de visitas.
· E, quanto às melhores possibilidades de mediação Museu e público distinto, de interface na educação; segundo Ana Mae Barbosa as questões e das relações Museu e público educacional - devem exigir reflexão, análise e interpretação em que sejam evitadas informações que esclareçam e\ou apóiem interpretações de terceiros, de cunho de subestimação do leitor perante uma obra de arte.
“Valiosos aliados dos educadores populares que atuam nas ONGs, assim como dos educadores escolares, são os departamentos de educação dos museus. O prestígio dos serviços educativos é muito recente embora ainda haja enorme resistência por parte de curadores, críticos, historiadores e artistas à idéia do museu como instituição educacional. Museus são Laboratórios de conhecimento de Arte, tão importantes para a aprendizagem da Arte como os Laboratórios de Química o são para a aprendizagem da Química. Compete aos educadores que levam seus alunos aos museus estender nas oficinas, nos ateliês e salas de aula o que foi aprendido e apreendido no Museu.
No Brasil, os primeiros serviços educativos em Museus foram organizados nos anos cinqüenta por Ecyla Castanheira e Sígrid Porto, no Rio de Janeiro. No período dominado pelo modernismo, a criação de ateliês livres, oficinas ou atividades de animação cultural foi prática freqüente nos grandes museus como o Museu de Arte de São Paulo (MASP), com o Clube Infantil (1948), e o Museu de Arte Moderna (MAM) do Rio, que movimentou a cidade com os Domingos da Criação e com o ateliê para crianças e adolescentes conduzido por Ivan Serpa. Posteriormente, a Pinacoteca do Estado de São Paulo e o Centro Cultural São Paulo também tiveram muito bem orientados, (p.1)."
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