quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Anexo VIII - Registros de Cursos via Prefeitura Municipal de Fortaleza:

Panorama Secretaria Executiva Regional V-Linguagens: Arte/educação
por Lúcio José de Azevêdo Lucena
Emeif Jose Ayrton Teixeira (2001): alunos de Arte\Teatro e seu professor
1. 1º Festival de Arte das Escolas Públicas Municipais, por linguagens: teatro, dança, música e artes visuais. Ano 2001.

2. II Festival Festival de Arte das Escolas Públicas Municipais, por linguagens: (idem). Ano 2002.

3. Seminário Professor de Arte, realizado no Salão Azul do IMPARH- Instituto Municipal de Pesquisas, Administração e Recursos Humanos, nos dias 30 e 31 de janeiro de 2002. Ministrante: professora Eliane Lobo (COORD. GT ARTE/PMFSMDS). Promoção: Prefeitura Municipal de Fortaleza-PMF. Secretaria Municipal de Educação e Assistência Social- SMDS. Conteúdo Programático: PCN/Arte. Discussão/Elaboração de Proposta de Conteúdo Arte etc.

4. Curso de Capacitação na Área de Superdotação e Talento/Altas Habilidades. Período de 04 a 07 de Junho de 2001, nas dependências do SEST/SENAT. Promoção Prefeitura Municipal de Fortaleza/PMF. Secretaria Municipal de Educação e Assistência Social- SMDS. Ministério da Educação (MEC). Ministrante: professoras Eunice Alencar (Universidade Católica de Brasília/ e Natalícia Gaioso (Secretaria de Educação em Atendimento Pedagógico de Necessidades Especiais-MEC). Curso destinado, principalmente, aos professores das séries iniciais e uma parcela aos professores de Arte, ensino fundamental. Duração de 100 h/aula, (32 horas presencias e 68 a distancia).

5. I Seminário de Sensibilização para Atendimento de Crianças e Adolescentes Superdotados e Talentosos. Realizado no dia 06 de dezembro de 2001. Auditório Editora FTD. Ministrante: Emilio Reña Hernandez- “projeto pelos caminhos da excelência na rede de escolas publicas de educação em atenção aos superdotados e talentos.” Parceria entre diversas entidades do estado, universidades e municípios/Secretaria Municipal de Educação e Assistência Social- SMDS: secretaria executiva regional v/participação de alunos da Emeif José Ayrton Teixeira e professor de arte (coord.) Lúcio José de Azevêdo Lucena na produção de arte via projeto superdotação e talento da referida escola.

6. Oficina de Confecção de Bonecas de Pano, realizada dia 08 de maio de 2002. Promoção: Prefeitura Municipal de Fortaleza - PMF. Secretaria Municipal de Educação e Assistência Social- SMDS. Ministrante: professora Quintela Almeida (PMF/SMDS).

7. Capacitação para Professores de Arte de 5ª a 8ª série do Ensino Fundamental, realizada nas dependências do IMPARH, de 18 de maio a 9 de outubro de 2002. Promoção: Prefeitura Municipal de Fortaleza - PMF. Secretaria Municipal de Educação e Assistência Social- SMDS. Ministrante: professor de Arte, artista e arte-educador Lúcio José de Azevêdo Lucena - Lúcio Leonn (PMF/SER V: escola municipal dr josé airton teixeira). Conteúdo Programático: Conceito de artes. As artes: possibilidades no campo artístico. Arte/educação entre nós. Arte e a criança.
Linguagem e Arte. PCN/Arte etc.

8. Projeto de Capacitação dos Professores de Arte de 5ª a 8ª série do Ensino Fundamental, realizado nos dias 03, 05 e 07 de junho de 2002. Ministrante: professora de cultura folclórica e popular Lurdes Maçena (CEFET-CE). Promoção: Prefeitura Municipal de Fortaleza - PMF. Secretaria Municipal de Educação e Assistência Social- SMDS. Conteúdo Programático: Dança do Ceará. Coco, Caninha Verde e Torém. Dança da Bahia: maculelê etc.

9. Oficina de Xilogravura, realizada de 02 a 04 de abril de 2003 - dentro da exposição: “Com as Cordas do Coração: Xilogravura e Cordel.” Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura: Memorial da Cultura Cearense. Parceria: Prefeitura Municipal de Fortaleza - PMF. Secretaria Municipal de Educação e Assistência Social- SEDAS.

10. I Seminário de Arte e Educação – “Redescobrindo a Cultura Popular Cearense”, no período de 14 a 17 de agosto de 2003. Universidade Federal do Ceará - UFC Fortaleza. Parceria: Prefeitura Municipal de Fortaleza - PMF. Secretaria Municipal de Educação e Assistência Social- SEDAS.

11. PROGRAMA INTEGRAÇÃO AABB COMUNIDADE-FORTALEZA-CEFUNDAÇÃO BANCO DO BRASIL PARCERIA: Prefeitura Municipal de Fortaleza (SEDAS/SME) e Secretaria Executiva Regional – SER V. coordenado do projeto: Fcº Firmiano. Coordenador em arte/ professor de Arte, artista e arte educador Lúcio José de Azevêdo Lucena - Lúcio Leonn; contemplando a contratação de estagiários em arte/instituições e universidades e promovendo alfabetização em arte-educação/ linguagens de dança/teatro/cultura visual e música (canto coral/flauta). Ano de realização: 2003- 2005. Hoje, extinto na PMF. Mas continua via Fundação Banco do Brasil, desde final da década de 1980.

12. III Festival Festival de Arte das Escolas Públicas Municipais, por linguagens, em sua última versão que aconteceu no ano de 2004; logo, tornou-se extinto.

13. Projeto Encontros com a Arte e a Educação – Proposta Triangular: Aprendizagem Significativa em Artes Visuais. Dia 09 de outubro de 2004. Ministrante: professora e arte-educadora Marília de Matos Brito. Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura: Núcleo de Ação Cultural Educativa. Parceria: Prefeitura Municipal de Fortaleza - PMF. Secretaria Municipal de Educação e Assistência Social- SEDAS.

14. Oficinas Um Canto em Cada Canto - ações de fortalecimento da linguagem musical nas Escolas Municipais. Promoção Secretaria Municipal de Educação e Assistência Social- SEDAS e Associação de Corais Infantis. Ano 2004. Tinha como objetivo a implantação e desenvolvimento de corais infantis em 16 unidades escolares. Mas não foi à frente por falta de verbas municipais.

15. Projeto Encontros com a Arte e a Educação – Objetivos do Ensino da Arte, Seleção de Conteúdos e Planejamento Curricular. Dia 09 de outubro de 2004. Ministrante: professora e arte-educadora Marília de Matos Brito. Idem.

16. Projeto Encontros com a Arte e a Educação – Pedagogia de Projetos, Interdisciplinaridade e Arte-Educação. Dia 13 de novembro de 2004. Ministrante: professora e arte-educadora Marília de Matos Brito. Idem.

17. Projeto Encontros com a Arte e a Educação – Avaliação em Arte-Educação - Excelência no Ensino de Arte. Dia 11 de novembro de 2004. Ministrante: professora e arte-educadora Marília de Matos Brito. Idem.

18. Projeto Encontros com a Arte e a Educação – Arte, Educação e o “Modo Simbólico de Estar no Mundo”. Dia 04 de novembro de 2004. Ministrante: professora e arteeducadora Marília de Matos Brito. Idem.

19. Encontro Pedagógico/Professores de Arte, realizado em 08 de novembro de 2004 – Auditório das Sedas. Prefeitura Municipal de Fortaleza - PMF. Secretaria Municipal de Educação e Assistência Social- SEDAS.

20. I Seminário Sobre a Formação do Arte-educador, realizado entre os dias 09 a 11 de novembro de 2005. Parceria Pólo Arte na Escola UECE/Prefeitura Municipal de Fortaleza - PMF. Secretaria Municipal de Educação e Assistência Social- SEDAS.

21. Encontro Pedagógico/Professores de Arte, - tema: Reflexões Sobre o Saber Fazer Arte/artes visuais: ISOGRAVURAS. Ministrante: professor de Arte, artista e arteeducador Lúcio José de Azevêdo Lucena - Lúcio Leonn. Realizado em 21 de novembro de 2005 – Auditório da Ser V. Prefeitura Municipal de Fortaleza - PMF. Secretaria Municipal de Educação e Assistência Social- SEDAS.

22. Curso de Arte para Professores, realizado nas dependências do Instituto Municipal de Pesquisas, Administração e Recursos Humanos/IMPARH. Promoção: Prefeitura Municipal de Fortaleza - PMF. Secretaria Municipal de Educação e Assistência Social- SEDAS. Parceria Pólo Arte na Escola UECE. Período de 15 de fevereiro a 25 de março de 2006. Ministrante: professora Edite Colares (Pólo Arte na Escola UECE/coordenadora). Conteúdo Programático: palestras: I - A Dimensão Estética da Educação. II – Os Objetivos da Área de Artes. III – O Ensino de Arte Especificidade e Currículo. Oficinas: Arte/br: Arte Brasileira I. Arte Brasileira II.

23. II Seminário Sobre a Formação do Arte-educador, realizado entre os dias 22,23 e 24 de novembro de 2006. Parceria Pólo Arte na Escola UECE/Prefeitura Municipal de Fortaleza - PMF. Secretaria Municipal de Educação/SME.

24. III Seminário Sobre a Formação do Arte-educador, realizado do dia 10 a 17 de agosto de 2006. Parceria Pólo Arte na Escola UECE/Prefeitura Municipal de Fortaleza - PMF. Secretaria Municipal de Educação/SME.

25. XII Mostra de Teatro do Estudante. Período de 03 a 08 de setembro de 2007. Parceria FESTA-Federação Estadual de Teatro/Prefeitura Municipal de Fortaleza -PMF. Secretaria Municipal de Educação/SME. A Secretaria Executiva Regional fora convidada a receber espetáculos nas dependências de suas escolas municipais e viabilizando a participação de grupos de teatro existentes.

26. Curso Dança e Pensamento. (1ª TURMA), pela Prefeitura Municipal de Fortaleza - via Secretaria Municipal de Cultura/SecultFor, (antes, Funcet) / Programas de Formação Dança da Secultfor, parceria com a Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Ceará (UFC). Com duração de dois anos. Além do curso pertencer à Escola de Dança de Fortaleza - está situada na Vila das Artes, o supracitado Curso, também permitiu espaço aos professores de Arte da Prefeitura e de suas respectivas regionais que, de uma forma geral puderam participar e experienciar ao longo de 8 módulos(setembro de 2007 a setembro de 2009), ações do fazer, do pensar e de mobilizar a Dança, como conhecimento e de interfaces.

27. Seleção Público-Pedagógica de Alunos/as (artes cênicas-(Cefet-CE e FIC} - estagiários de Arte (em Teatro e Dança). Prefeitura Municipal de Fortaleza/SME e Secretarias Executivas Regionais-SERs, realizado em 05 de outubro de 2007, por Lúcio Leonn, Ednéia Tutti, Goretti Quintela e Quintela Almeida. Espaço: Academia Goretti Quintela.

28. Curso de Especialização em Arte-Educação. Inicio: fevereiro (?) de 2008. Término: 31 de 0utubro de 2009. Formação continuada em serviços Professores da Rede Municipal de Ensino da Prefeitura Municipal de Fortaleza - PMF. Realização Secretaria Municipal de Educação/SME. Pareceria Universidade
Estadual do Ceará- UECE.

29. Elaboração de Proposta de Avaliações Diagnósticas para o Ensino Fundamental 6ª a 9ª Série. Dia 22 de fevereiro de 2008. Prefeitura Municipal de Fortaleza - PMF. Secretaria Municipal de Educação/SME. Uma iniciativa do Distrito de Educação/Equipe de Acompanhamento ao Ensino da Secretaria Executiva Regional V/GT Arte. Professor convidado/co-organizador: professor de Arte, artista e arte-educador Lúcio José de Azevêdo Lucena - Lúcio Leonn; em parceria pedagógica com professor Henrique Gomes de Lima. (técnico da SER V).

30. IV Seminário de Arte-Educação – “Círculos de Cultura de Paulo Freire”. Período de 23 a 28 de setembro de 2008. Universidade Federal do Ceará – Pró Reitoria de Extensão da UFC/Faculdade de Educação-FACED-CE. Realização Programa de Extensão Brincantes Cordão do Coroá Parcerias: Prefeitura Municipal de Fortaleza- PMF. Secretaria Municipal de Educação/SME. (Obs.: segue sucessivamente, a participação por contra própria, outrora em parceira PMF/ professores/as da Rede, durante versões do I (ano 2005), II e III Seminário de Arte-Educação – numa promoção da supracitada universidade/programa.

Fonte: Arquivo pessoal e experiência do artista e arte-educador professor de Arte, Lúcio José de Azevêdo Lucena -Lúcio Leonn, PMF-SER V: ( 2001- 2009).

Nenhum comentário: