terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Vide Vídeo Internet: "Smoke" imageticamente, Via -Youtube

É darmos por graças, à captação, Produção e Difusão de informação artística na Internet, que podemos obter para apreciar obras que estão muitas vezes em espaços longínquos de nós ou, disponíveis em DVDs.
"A câmera de vídeo tornou-se uma parceria das performances de diversos artistas como meio de registro de ações ritualizadas e por vezes íntimas. (...) A mais atual revolução é aquela que permite que milhões de pessoas com renda média possam se tornar produtores de suas próprias imagens, de suas próprias mensagens, de seus próprios sites na internet, enfim, que se tornem produtores sem sair de casa. As máquinas interativas incorporaram e automatizaram as ferramentas pictóricas e as técnicas textuais e sonoras que foram desenvolvidas nos últimos dois mil anos"(Santella,(2005).p. 54:(o video & as artes) e p.58: comunicação digital & as artes interativas).)
É o caso da performance o, Dvd\Evidentia. © Warner Vision. Obra “Smoke”, coreografia de Mats Ek. Performance de Sylvie Guillem & Niklas Ek. Embora, antes de tudo, é preciso dar-créditos- seus direitos autorais.
(Apreciamos, então, via portal link Youtube).
-Imagem de reprodução-
"O VÍDEO nos coloca a par da diversidade em espetáculos da dança-cênica, da cultura virtual, que envolve o corpo em experimentação e de integração com as tecnologias em tempo-(virtual)-espaço-(visual)-real. Ou, de muitos percursos, de encontros entre Arte & Tecnologia Digital. Ao mesmo tempo, nos alenta que, este diferencial hoje apresenta justamente, o fazer artístico contemporâneo - digno da própria formação em dança-teatro/tecnologias; de um olhar alterado, este antenado numa educação estética, do aqui agora. "

And the smoke? "The smoke which comes from their clothes & mouths is what they say to each other." (Mats Ek)

“Smoke”, dividida em quatro partes (o classificarei), assim:

*Vide via you tube -1ª parte (o despertar do encontro\http://www.youtube.com/watch?v=tBCIFuqdjvw -2ª parte: (o sublime)(LINK): http://www.youtube.com/watch?v=hik5QkWz0fc)

*Vide via youtube -3ª\http://www.youtube.com/watch?v=RTaFQlGJbWA-4ª parte(LINK): http://www.youtube.com/watch?v=PapxE1xTWM0 (o desaforo entre pessoas e, por fim: o pulsar pela vida), logo se dá sempre pelas indagações e respostas, mutuamente proferidas pelos corpos dos intérpretes - de Um para o Outro ou, em Solos. De encaminhar ou receber, oferecer, “um verbo”. Do ir e retornar. Há momentos de ataque, mas defesas de/em espaço pessoal/total. Direções diversas, (o uso da parede).
__________________________________________________

Fonte consultadas
Digital: vide informações escritas detalhadas sobre o video DvD-coreografia- em: http://notasdator.blogspot.com/2008/08/anlise-coreogrfica-obra-smoke.html
SANTAELLA, Lúcia. Por que as comunicações e as artes estão convergindo? (Coleção questões fundamentais da Comunicação; 5/coordenação Valdir José de Castro). São Paulo: Paulus, 2005.

***
Fonte apreciação em vídeo: youtube. Acesso dez 2009.

Nenhum comentário: