terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Luigi Pirandello e breve indicação sobre sua peça: Seis Personagens à Procura de um Autor.

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA-UnB-
DISCIPLINA: Laboratório de Teatro 2

Por Lúcio José de Azevêdo Lucena -lucio leonn- 30/09/2009)

Luigi Pirandello e sobre sua peça Seis Personagens à Procura de um Autor.
Luigi Pirandello (1867-1936) nasceu em Girgenti, na Sicília. Estudou Filologia em Roma e em Bona. Foi um grande renovador do teatro, com profundo sentido de humor e originalidade. Ele estudou filologia na Universidade de Roma e doutorou-se na Universidade de Bonn, Alemanha, país onde também estudou filosofia.Dedicado à literatura, de início escolheu a poesia, mas logo optou pela narrativa e pelo romance realista.

Autor de uma obra vasta, Pirandello escreveu diversos romances que foram compilados sob o título de Novelle per un anno (15 vols., 1922-37).

Dos seus seis romances, os mais conhecidos são Il fu Mattia Pascal (1904), I vecchi e i giovani (1913), Si gira (1916), e Uno, nessuno e centomila (1926).

Pirandello ganhou o Prêmio Nobel de literatura de 1934. O dramaturgo morreu em Roma, em 10 de dezembro de 1936.

É no teatro que Pirandello detém uma vasta obra. Entretanto, tornou-se célebre. Após o êxito com "Assim É, Se Lhe Parece" (1917), foi consagrado com "Esta Noite Se Representa de Improviso", "Cada Um a Seu Modo" e "Seis Personagens à Procura de Um Autor", três peças que deram origem ao chamado "metateatro" ou "teatro dentro do teatro".Inovador do drama moderno, o autor adotou como temas centrais a volubilidade humana e as coincidências entre a vida e a ficção.Pirandello está sempre concentrado no problema da identidade. O eu existe para Pirandello apenas em relação aos outros; consiste na mudança de facetas que escondem um abismo inescrutável.

Escrita em 1921, Seis personagens à procura de autor, relata um ensaio de teatro. O ensaio é invadido por seis personagens que, rejeitadas por seu criador, tentam convencer o diretor da companhia a encenar suas vidas.

No início, o diretor fica perturbado por ter seu ensaio interrompido, mas aos poucos começa a interessar-se pela situação inusitada que se apresenta diante de seus olhos.

As discussões entre as personagens e o diretor compõem uma análise filosófica do teatro. Assim, o peso da peça divide-se entre a narrativa em si, e os aspectos paratextuais, que ganham a cena.

Segundo André Boelter, em seu blog, ele diz o seguinte:

Assim, podemos dizer que em Seis personagens à procura de um autor é possível verificar a busca pela representatividade teatral como conjunto da vida. (...) A invasão dos personagens no ensaio é a invasão da vida real na imaginação que pretende representar o drama da vida real.

Boelter, cita ainda, a fundamentação de Demercy-Mota (2005, p. 02), quando destaca que:

Seis personagens à procura de um autor é a obra mais representativa de Pirandello, onde a expressividade de muitos atos de efeitos (todos eminentemente teatrais) tornam-se cíclicos até o final da peça. O leitor muitas vezes se sentem como os próprios personagens que surgem da sombra. (..).

Fontes
Documento de acesso digital
http://educacao.uol.com.br/biografias/ult1789u786.jhtm
Acesso em: setembro de 2009.
http://andreboelter.blogspot.com/2009/07/nesse-texto-buscar-se-fazer-uma-relacao.html
Acesso em: setembro de 2009.
http://www.pirandelloweb.com/portugues/pirandelloweb__em_potugues.htmAcesso em: setembro de 2009.

***

Nenhum comentário: