“A_arte_existe_porque_a_vida_nao
_basta”[F.Gullar].
Prof. Esp.Lúcio José de Azevêdo Lucena (Lúcio Leonn)
Homem-Vitruviano-Leonardo-da-Vinci |
(1ª aula) - TEMA I
Discurso breve sobre o
Corpo\Dança\jogo...
(2ª aula) - TEMA II
Introdução à Prática do
Corpo e do Movimento - Laban;
E, jogos dramáticos e\ou
teatrais.
(3ª aula) - TEMA III
Ações básicas e suas
características temporais – espacial–energéticas; sequência de movimentos:
Laban.
1ª aula
TEMA I
|
Discurso breve sobre o
Corpo\Dança...
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2ª aula
TEMA II
|
Introdução à Prática do
Corpo e do Movimento - Laban; jogos dramáticos e teatrais.
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OBJETIVOS
|
§
Introduzir o aluno\a aos estudos práticos e teóricos sobre os
fatores de movimentos: espaços\planos\ações básicas e suas características
temporais–espacial–energéticas- sob perspectiva teórica de Laban.
(...)
|
CONTEÚDO
|
O Corpo
biológico\Arquitetônico.
Rudolf von Laban e a Arte
do Movimento - O “pai da dança moderna europeia”.
1. Exercícios de
condicionamento corporal
2. Exercícios básicos
de locomoção.
3. Exercícios de
conhecimento espacial.
4. Exercícios de
planos de movimentos.
|
METODOLOGIA
|
Ø Aplicam-se Trabalhos práticos
individuais e\ou em grupo, em que a dinâmica de jogos
dramáticos e teatrais (Spolin) perpasse conjuntamente à introdução
de movimento e corpo (ações básicas e suas características
temporal espacial–energéticas\sequência de movimentos de Rudolf von Laban),
em que consiste ampliar a vivência e a reflexão dos educandos pela fruição
corporal como centro do processo de cada tema\Aula. Para isso,
a turma será dividida em grupos e\ou em pares\individuais, sendo que para
cada atividade os grupos terão configurações diferentes, a depender dos fins
específicos dos exercícios estabelecidos.
No entanto, Todos os alunos da classe podem compor um único grupo e a
apresentação de resultado individual para o grupo como um todo também está
contemplado.
Ø (...)músicas direcionadas em tempo-espaço...
|
ATIVIDADES
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Explanação\Contextualização\Deba.
(1)Aquecimento
§
Alongamento
§
Relaxamento
Postura.
(2)Andar
sentindo os pés no chão
§
Andar na ponta dos pés
§
Andar nos calcanhares
§
Andar na borda externa dos pés
§
Andar na borda interna dos pés.
3.
(3)Espaço pessoal (vital)
§
Espaço parcial
§
Espaço total
§
Espaço social.
§
(4)Plano alto(níveis...)
§
Plano médio
§
Plano baixo.
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RECURSOS DIDÁTICOS
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(...)
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AVALIAÇÃO
|
(...)
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3ª aula
TEMA III
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(Continuação)
Ações básicas e suas características
temporais – espacial–energéticas; sequência de movimentos: Laban
|
CONTEÚDO
|
1.
Exercícios de condicionamento corporal\Exercícios básico de locomoção
[repetição de quadro acima].
2. Exercícios de
conhecimento espacial\Exercícios de planos de movimentos aos demais
exercícios descritos acima (reinserção quadro de Atividades).
3. Exercícios das oito
ações básicas e suas características temporais–espacial–energéticas;
4. Exercícios de sequência
de movimentos: Laban.
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ATIVIDADES
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Golpear–rápida–direta–forte
Flutuar–sustentada–indireta–suave
Chicotear–rápida–indireta–forte
Fluir-sustentada–direta–suave
Torcer–sustentada–indireta–forte
Apalpar-sustentada–direta–suave
Pressionar–sustentada–direta–forte
Sacudir–rápida–indireta–suave.
1.
Correr–sacudir–agachar–rodopiar
2.
Arquear-se–levantar–fechar–abrir
3.
Balançar–circular–espalhar–plainar
4. Tremer–encolher–precipitar-se
esparramar-se
5. Ondular–desfalecer–dar
um bote–precipitar-se–arrastar-se.
|
PROPOSIÇÃO
BIBLIOGRÁFICA PARA CORPO DISCENTE
(Aulas)
|
1. Koudela, Ingrid Dormien. Jogos teatrais.
São Paulo: Perspectiva, 2009.
2. Laban, Rudolf Von. Domínio
do Movimento –Ed. Summus (Edição organizada por Lisa Ullmann): 1978.
3. Stokoe, P. & Harf, R.Expressão
corporal na Pré-Escola. Tradução de beatriz A. Cannabrava. São Paulo:
Summus, 1987.
4.
Spolin,Viola. Improvisação para o teatro / Viola
Spolin; [tradução e revisão Ingrind Koudela e Eduardo José de Almeida Amos].
- São Paulo: Perspectiva, 2006. - (Estudos; 62/dirigida por J. Guinsburg.).
5.
__________, Viola, Jogos teatrais para a sala de aula: uma
manual para o professor\ Viola Spolin; [tradução Ingrid Dormien Koudela] –
São Paulo: Perspectiva, 2008. 321p.
6.
SANTOS, Vera Lúcia Bertoni dos. Brincadeira e conhecimento: do
faz de conta à representação teatral.- Porto Alegre: Mediação, 2002.
-(Cadernos Educação e Arte: 1). 128p.
7.
VIDOR, Heloise Baurich. – Drama e Teatralidade: o ensino do
teatro na escola. – Porto Alegre: Editora Mediação, 2010.
|
FONTES CONSULTADAS
PeriódicosArquivo pessoal e experiência do ator (artista-educador) Lúcio Leonn em: Curso de Arte Dramática (CAD-1991-1994) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Curso A Arte do Movimento-Laban (1994-projeto ECCOA\Secult-Ce\Theatro José de Alencar). Curso Colégio de Direção Teatral (CDT-1996-1999), Instituto Dragão do Mar. Curso Dança e Pensamento (2007-2009) Vila das Artes\Parceria Universidade Federal do Ceará (UFC).
Lúcio Leonn em Proposição Coreográfica, 2008. |
***
Em análise
teórica e colaborativa de SANTOS (2002, p.53) sobre o sistema de Jogos Teatrais
de Viola Spolin busca-se aprofundar resumo, aqui;
De modo geral,
a prática dos jogos teatrais inclui: o acordo grupal, realidade a ser jogada,
estabelecida entre atores (quem joga) e a plateia (quem assiste); a estrutura
do jogo, determinada pelos aspectos onde (o ambiente em que se passa a ação),
quem (os personagens) e o quê (as ações dos personagens); o foco, problema a
ser solucionado, que envolve aspectos específicos da comunicação teatral
(avaliação); e a instrução, intervenção pedagógica que ocorre durante o
desenrolar do jogo e que visa a auxiliar os jogadores a solucionarem, de
maneira orgânica, os problemas de atuação, (o papel do facilitador\avaliação)
evitando que a atenção dos atores seja desviada do seu objetivo. (Destaques e
enxertos meus, a partir da obra de Spolin - Jogos Teatrais na Sala de Aula: um
manual para o professor)
Contudo, sobre
o livro Brecht na pós-modernidade, de Ingrid Dormien Koudela, segundo estudo
teórico da obra (RÖHL, p.330) diz que, nele:
O jogo está
sendo resgatado como fator educacional. No ato artístico coletivo que Brecht
propõe como forma de encenação para a ‘peça didática’, esta é usada como
‘modelo de ação’ para a investigação das relações dos homens entre os homens. O
modelo é objeto de crítica e modificação, a partir do cotidiano dos jogadores.
Para isso ele é historicizado, ou seja, contextualizado, e mostrado como
temporal transitório. O mesmo se dá com as atitudes dos jogadores, chegando-se
à conclusão de que as relações entre os homens são mutáveis. Essa é a
potencialidade crítica do exercício com a linguagem gestual. Os instrumentos
didáticos propostos por Brecht têm por objetivo a educação estético-política
(s\d). Grifos nossos. IN: Ruth Röhl. Brecht na pós-modernidade de Ingrid Dormien Koudela.
São Paulo, Nome da Editora, 200? Disponível em: < http://www.eca.usp.br/salapreta/PDF02/SP02_044_rohl.pdf.
>Acesso:
maio de 2011.
Fortaleza-Ce,
maio de 2011.
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