sábado, 14 de maio de 2016

Plano 3Aula(s) (Proposição): contribuição!

A_arte_existe_porque_a_vida_nao _basta”[F.Gullar].

Prof. Esp.Lúcio José de Azevêdo Lucena (Lúcio Leonn)
Homem-Vitruviano-Leonardo-da-Vinci
(1ª aula) - TEMA I
Discurso breve sobre o Corpo\Dança\jogo...
(2ª aula) - TEMA II
Introdução à Prática do Corpo e do Movimento - Laban;
E, jogos dramáticos e\ou teatrais.
(3ª aula) - TEMA III
Ações básicas e suas características temporais – espacial–energéticas; sequência de movimentos: Laban.


1ª aula
TEMA I

Discurso breve sobre o Corpo\Dança...
2ª aula
TEMA II

Introdução à Prática do Corpo e do Movimento - Laban; jogos dramáticos e teatrais.

OBJETIVOS

§   Introduzir o aluno\a aos estudos práticos e teóricos sobre os fatores de movimentos: espaços\planos\ações básicas e suas características temporais–espacial–energéticas- sob perspectiva teórica de Laban.
(...)
CONTEÚDO
O Corpo biológico\Arquitetônico.
Rudolf von Laban e a Arte do Movimento - O “pai da dança moderna europeia”.
1. Exercícios de condicionamento corporal
2. Exercícios básicos de locomoção.
3. Exercícios de conhecimento espacial.
4. Exercícios de planos de movimentos.
METODOLOGIA
Ø  Aplicam-se Trabalhos práticos individuais e\ou em grupo, em que a dinâmica de jogos dramáticos e teatrais (Spolin) perpasse conjuntamente à introdução de movimento e corpo (ações básicas e suas características temporal espacial–energéticas\sequência de movimentos de Rudolf von Laban), em que consiste ampliar a vivência e a reflexão dos educandos pela fruição corporal como centro do processo de cada tema\Aula. Para isso, a turma será dividida em grupos e\ou em pares\individuais, sendo que para cada atividade os grupos terão configurações diferentes, a depender dos fins específicos dos exercícios estabelecidos.  No entanto, Todos os alunos da classe podem compor um único grupo e a apresentação de resultado individual para o grupo como um todo também está contemplado.
Ø  (...)músicas direcionadas em tempo-espaço...
ATIVIDADES
Explanação\Contextualização\Deba.
(1)Aquecimento
§   Alongamento
§   Relaxamento
Postura.
(2)Andar sentindo os pés no chão
§   Andar na ponta dos pés
§   Andar nos calcanhares
§   Andar na borda externa dos pés
§   Andar na borda interna dos pés.
3. (3)Espaço pessoal (vital)
§   Espaço parcial
§   Espaço total
§   Espaço social.
§   (4)Plano alto(níveis...)
§   Plano médio
§   Plano baixo.
RECURSOS DIDÁTICOS
(...)
AVALIAÇÃO
(...)
3ª aula
TEMA III
(Continuação)
Ações básicas e suas características temporais – espacial–energéticas; sequência de movimentos: Laban
CONTEÚDO
1. Exercícios de condicionamento corporal\Exercícios básico de locomoção [repetição de quadro acima].
2. Exercícios de conhecimento espacial\Exercícios de planos de movimentos aos demais exercícios descritos acima (reinserção quadro de Atividades).
3. Exercícios das oito ações básicas e suas características temporais–espacial–energéticas;
4. Exercícios de sequência de movimentos: Laban.
ATIVIDADES
Golpear–rápida–direta–forte
Flutuar–sustentada–indireta–suave
Chicotear–rápida–indireta–forte
Fluir-sustentada–direta–suave
Torcer–sustentada–indireta–forte
Apalpar-sustentada–direta–suave
Pressionar–sustentada–direta–forte
Sacudir–rápida–indireta–suave.
1. Correr–sacudir–agachar–rodopiar
2. Arquear-se–levantar–fechar–abrir
3. Balançar–circular–espalhar–plainar
4. Tremer–encolher–precipitar-se esparramar-se
5. Ondular–desfalecer–dar um bote–precipitar-se–arrastar-se.

PROPOSIÇÃO BIBLIOGRÁFICA PARA CORPO DISCENTE
(Aulas)


1.  Koudela, Ingrid Dormien. Jogos teatrais. São Paulo: Perspectiva, 2009.
2. Laban, Rudolf Von. Domínio do Movimento –Ed. Summus (Edição organizada por Lisa Ullmann): 1978.
3. Stokoe, P. & Harf, R.Expressão corporal na Pré-Escola. Tradução de beatriz A. Cannabrava. São Paulo: Summus, 1987.
4. Spolin,Viola. Improvisação para o teatro / Viola Spolin; [tradução e revisão Ingrind Koudela e Eduardo José de Almeida Amos]. - São Paulo: Perspectiva, 2006. - (Estudos; 62/dirigida por J. Guinsburg.).
5. __________, Viola, Jogos teatrais para a sala de aula: uma manual para o professor\ Viola Spolin; [tradução Ingrid Dormien Koudela] – São Paulo: Perspectiva, 2008. 321p.
6. SANTOS, Vera Lúcia Bertoni dos. Brincadeira e conhecimento: do faz de conta à representação teatral.- Porto Alegre: Mediação, 2002. -(Cadernos Educação e Arte: 1). 128p.
7. VIDOR, Heloise Baurich. – Drama e Teatralidade: o ensino do teatro na escola. – Porto Alegre: Editora Mediação, 2010.

FONTES CONSULTADAS
Periódicos
Arquivo pessoal e experiência do ator (artista-educador) Lúcio Leonn em: Curso de Arte Dramática (CAD-1991-1994) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Curso A Arte do Movimento-Laban (1994-projeto ECCOA\Secult-Ce\Theatro José de Alencar). Curso Colégio de Direção Teatral (CDT-1996-1999), Instituto Dragão do Mar. Curso Dança e Pensamento (2007-2009) Vila das Artes\Parceria Universidade Federal do Ceará (UFC).

Lúcio Leonn em Proposição Coreográfica, 2008.
 ***
Em análise teórica e colaborativa de SANTOS (2002, p.53) sobre o sistema de Jogos Teatrais de Viola Spolin busca-se aprofundar resumo, aqui;

De modo geral, a prática dos jogos teatrais inclui: o acordo grupal, realidade a ser jogada, estabelecida entre atores (quem joga) e a plateia (quem assiste); a estrutura do jogo, determinada pelos aspectos onde (o ambiente em que se passa a ação), quem (os personagens) e o quê (as ações dos personagens); o foco, problema a ser solucionado, que envolve aspectos específicos da comunicação teatral (avaliação); e a instrução, intervenção pedagógica que ocorre durante o desenrolar do jogo e que visa a auxiliar os jogadores a solucionarem, de maneira orgânica, os problemas de atuação, (o papel do facilitador\avaliação) evitando que a atenção dos atores seja desviada do seu objetivo. (Destaques e enxertos meus, a partir da obra de Spolin - Jogos Teatrais na Sala de Aula: um manual para o professor)

Contudo, sobre o livro Brecht na pós-modernidade, de Ingrid Dormien Koudela, segundo estudo teórico da obra (RÖHL, p.330) diz que, nele:

O jogo está sendo resgatado como fator educacional. No ato artístico coletivo que Brecht propõe como forma de encenação para a ‘peça didática’, esta é usada como ‘modelo de ação’ para a investigação das relações dos homens entre os homens. O modelo é objeto de crítica e modificação, a partir do cotidiano dos jogadores. Para isso ele é historicizado, ou seja, contextualizado, e mostrado como temporal transitório. O mesmo se dá com as atitudes dos jogadores, chegando-se à conclusão de que as relações entre os homens são mutáveis. Essa é a potencialidade crítica do exercício com a linguagem gestual. Os instrumentos didáticos propostos por Brecht têm por objetivo a educação estético-política (s\d). Grifos nossos. IN: Ruth Röhl. Brecht na pós-modernidade de Ingrid Dormien Koudela. São Paulo, Nome da Editora, 200? Disponível em:                 < http://www.eca.usp.br/salapreta/PDF02/SP02_044_rohl.pdf.
>Acesso: maio de 2011.



Fortaleza-Ce, maio de 2011.

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