![]() |
Imagem/reprodução
|
*OFICINA DE CONTOS
Passaram-se muitos anos... Eu sei... E, sem muita explicação ou coisa alguma; “resolvi sair de meu convívio salutar, outrora familiar – para nunca mais voltar fisicamente à terra natal”.
Ora, desde menino, entre meus sonhos, “sempre aparecera um Sujeito feito Deus; a falar-me dum Dilúvio” e que nele, “morreria muita gente”.
Num desses dias, profetizou-me:
- “Fostes Tú - O escolhido.... para vigiar; orar e pastorear o teu povo... É tua Vila...”
De repente... Como num Sonho... Tudo tomou rumo para mim. (E, quem encontrar esta mensagem, guarde o segredo para si).
Acontece que naquela época... Se contasse para o meu doce filho, ou... Tudo... Minha família.... toda a maldição cairia por Terra.
Sei que... Deixei tudo e, todos para trás. Antes, havia pensado... Não, acreditar nisso! Embora, o Sujeito tinha a face rosada de meu pai já-velho.
Hoje, observo de longe:
- “Um certo avançar da terceira margem do Rio”.
Do lugar de onde morávamos, lá, “não há mais um só resquício de minha gente. Sinto-me como um deserdado em Terra de Ninguém”.
Do lugar de onde morávamos, lá, “não há mais um só resquício de minha gente. Sinto-me como um deserdado em Terra de Ninguém”.
Eu cheguei a assuntar-me sobre tal excesso ou grau de loucura reprimida ou, vontade mesmo de viver. Existe um certo zelo, pelo meu vilarejo.
Vivo alimentado por um desejo oculto, de: Presteza, Oração e Amor!
Num certo dia, qualquer... Pensei que já havia morrido. Mas sob a Terceira Margem do Rio sou celibatário de mim... Um Guardião. Um pastor qualquer. Um escolhido... Sempre em tempo e espaço pretérito/presente/futuro.
Minha predestinação é sina de vaga-lume rio adentro ou, fora de Outono passado. É paragem dum Templo. E, como Fantasma de mim mesmo, indago: “Somente os seres irracionais - podem me ver?”
Universidade de
Brasília-UnB/Instituto de Artes-IdA. Licenciatura em Teatro do Programa
Pró-Licenciatura –(UnB/UNIR/MEC). Disciplina de Leitura e Produção de Texto:
OFICINA DE CONTOS -Profª. Ana Agra - Prof.ª Formadora. *ALUNO Professor Lúcio
José de Azevêdo Lucena-Lúcio Leonn (Professor Esp. em Arte e Educação)
*********************************************************************************
A Terceira Margem do Rio - Conto de Guimarães Rosa, disponivel em: http://literatura-edir.blogspot.com/2008/07/terceira-margem-do-rio.html#comment-form
Nenhum comentário:
Postar um comentário