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Reprodução/imagem de Francisco José do Nascimento (1839-1914): vulgo, "Dragão do Mar". |
Autor: Lúcio José de Azevêdo Lucena (LÚCIO LEONN)
Princípio: "Igualdade, diversidade e inclusão social do negro no Brasil"
Tema: Tema 5 - A presença negra nas artes brasileiras
Título:
Classificação de (re)produções artísticas em âmbito nacional/regional (Ceará)- Artes Visuais
Público Alvo :
• Ens. Fund. - 6ª Ano
• Ens. Fund. - 7ª Ano
• Ens. Fund. - 8ª Ano
• Ens. Fund. - 9ª Ano
• Ens. Médio - 1ª Série
• Ens. Médio - 2ª Série
• Ens. Médio - 3ª Série
• Outros: Projeto Teatro Aplicado / Interpretação Cênica
Disciplinas:
• Arte-Educação (Artes Visuais)
• Outras: Teatro\Educação
Objetivos:
-Desenvolver a percepção para diferentes estilos artísticos e identificar a cultura afro-descendente nos estilos artísticos brasileiros;
-Conhecer para identificar os artistas cearenses afro-descendentes: história/memória/espaço;
-Perceber e classificar obras cearenses de cultura afro-descendente - seus estilos, sua contribuição e difusão no/pelo Ceará;
-Experienciar juntos aos alunos e alunas pela prática do fazer(artes visuais) e do olhar, a (re)produção de obras temáticas -seguindo a idéia e estilo de cada artista-, à contribuição pessoal do(a)aluno(a)e sua auto estima;
-Relacionar os conteúdos programáticos(linguagens-teatro-dança-música e artes visuais)presentes na disciplina de Arte-Educação do Ensino Fundamental e Médio ao tema proposto.
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Arte NAÏF/ Reprodução- obra de Chico da Silva -GALO -1978. |
• Valorizar a comunidade negra, contribuindo para a elevação de sua auto-estima.
• Conhecer a arte negra presente na formação histórico-cultural em situação de pertencimento - nível local e nacional.
• Reconhecer a história da arte do Brasil contada, ilustrada sob perspectiva do negro em diversas situações: de contrastes/acertos e desacertos, pela Missão Artística Francesa, de artistas, entre outros grupos.
• Reconhecer a constante presença da identidade étnica racial negra nas artes brasileiras, ao encontro do ser que age, pensa e vive em sociedade.
• Valorizar a história da arte negra cearense, sua resistência e próprio estilo.
• Perceber a presença e contribuição negra, como primeiros artistas de produção(trabalhos manuais) na Era Brasil-Colônia (dependência\descolonização).
• Compreender para perceber estilos.
• Reconhecer a diversidade artística e cultural.
• Analisar e perceber/ apreciar a estética da cultura afro-brasileira.
Habilidades:
• De questionar
• De criar
• De trabalhar linguagens
• De interpretar (o mundo, as normas, os conflitos, os outros e a si mesmo)
• De criar novos pressupostos
• De se adaptar
• De retórica e jogo
• De estratégias e idéias
• De estar atento
• De entender o outro, o mundo e a si mesmo
• De conviver com a diversidade
• De falar
• De se organizar e organizar
• De trabalhar linguagens
• De agir multidisciplinarmente
• De aguçar os sentidos (ser humano, natureza e si mesmo)
• De enxergar o outro sob um ângulo diferente
• De estar atento
• De perceber a interioridade humana
• De realizar tarefas
• De criar produtos e artefatos
• De usar tecnologias
• De escrever
• De operar com lógica
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Imagem reprodução: Busto Mestre Valentim |
Heitor dos Prazeres: https://www.historiadasartes.com/prazer-em-conhecer/heitor-dos-prazeres/?fbclid=IwAR1jrh6P1I3y9iaFpE9L6pj8Fz_Y0TZ0vpU71k9DRDxFHKzXLHxyl0zROxU
Mestre Valentim: https://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa215791/mestre-valentim
Mestre Valentim: https://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa215791/mestre-valentim
Valores:
• Respeito a si mesmo como sujeito-étnico-racial, - ser presente na História da Arte do Brasil.
• Reconhecimento da presença do negro em movimentos artísticos, ressaltando suas idéias, obras, períodos históricos e estilos.
• Interesse pela História da Arte Brasileira.
• Autonomia na manifestação pessoal para fazer e apreciar a arte (étnica inter-racial).
• Atenção ao direito de liberdade de expressão e preservação da própria cultura.
• Cooperação com os encaminhamentos propostos nas aulas temáticas de História e Cultura Afro-brasileira e Africana (não somente relacionados com o tema abordado).
• Disposição e valorização para realizar produções artísticas, expressando e comunicando idéias, sentimentos e percepções.
• Identificação e valorização dos artistas negros cearenses.
Recursos Didáticos :
Cartões, figuras ou imagens de reproduções de quadros artísticos que representem estilos e períodos históricos diversos.
Oficina/Prancha arte br.
Papel A4, lápis de escrever, de desenhar,estojo de caneta hidracor,régua etc.
Livros de: História da Arte Brasileira/do Ceará.
Textos e imagens históricas xerocopiadas.
Registro por meio de exercícios práticos de artes visuais (desenho/pintura).
Procedimentos: (Baixar Arquivo)
Materiais de Apoio:
Debret, Jean-Baptist \ Biografia Disponível em http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa18749/debret
Link: https://www.portalafro.com.br/editoria/artes/artes-plasticas/
Link: http://casadasafricas.org.br/wp/
Joachim Lebreton \ Missão
Artística Francesa. Link: http://www.educacional.com.br/reportagens/missoes/francesa.asp
ARTE NAÏF. Link: https://www.historiadasartes.com/nomundo/arte-seculo-19/arte-naif/
Observações:
Tal Plano de Aula consiste especificamente, o enfoque nas pinturas, imagens e desenhos da arte brasileira local e nacional - Cultura visual produzida por artistas negros, ou a partir da visão de vários artistas de pertencimento étnico racial-branca (dependência \ arte descolonial).
Outras linguagens, como: o teatro, a dança e a música, podem e/ou devem contribuir na realização e sistematização deste plano de aula, no que diz respeito às interlinguagens.
Torna-se pertinente o Estudo à Classificação de (re) produções artísticas em âmbito nacional/regional (Ceará)- em linguagem de artes visuais, tendo como parâmetro a História da Arte Brasileira.
Também pode ser adaptado às questões locais, a partir de aprendizagem e ensino da comunidade. Não fazendo esquecer mais uma vez, é claro, o olhar na História da Arte Brasileira, seus períodos históricos e estilos.
Referência Bibliográfica:
A África está em nós: história e cultura afro-brasileira e africana(1º e 2º volume)- Roberto Beijamin. - João Pessoa, PB. Editora Grafset, 2004.
Arte;Luxo? Lazer? Trabalho Manual? Tarefa "Feminina"? - Sandra Regina Ramalho de Oliveira (1996)fenomenologia da Experiência Estética: uma alternativa na preparação de educadores. Dissertação de Mestrado-UFRS.
Arte, História & Produção: Arte Brasileira/ Carla Paula Brondi Calabria, Raquel Valle Martins. -São Paulo: FTD, 1997.
Imagens que falam:leitura da arte na escola- Maria Helena Wagner Rossi. - Porto Alegre:Mediação, 2003.
História da Arte. Maria das Graças Vieira Proença dos Santos. Editora Ática:2001.
Manual de apoio. Ed. Artística/volumes de, 6ª a 8ª série. Secretaria de Educação do Estado do Ceará/Fundação de Teleducação do Ceará/FUNTELC, 2001.
O Olhar em Construção. Anamelia Bueno Buoro. Editora: Cortez Editora, 2003.
Para gostar de aprender arte- Sala de aula e formação de professores.Rosa Iavelberg.-Porto Alegre:Artmed,2003.
¹Parâmetros Curriculares Nacionais de Arte- 3º e 4º Ciclos do Ensino Fundamental/Arte (Volume 6),Secretaria de Educação Fundamental.-Brasília;MEC/SEF,1997.
²Parâmetros Curriculares Nacionais de Arte (Ensino Médio): Parte II - Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Conhecimento de Arte. Brasília:MEC/CNE, 2001.
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Curso de Extensão/Formação em História e Cultura Afro-Brasileira e Africana ((*)1ª parte 2005 / 2ª parte 2007). Realização: Ágere Cooperação em Advocacy. Apoio: Ministério da Educação-MEC. Certificação: Faculdade FINOM(Paracatu)-MG