quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Registro Individual Oficina: Postura e Movimento Econômico - Universidade de Brasília (UnB) \ Instituto de Arte (IdA)

Alguns dos exercícios realizados; explicite o objetivo de cada um deles; e relate suas sensações e descobertas durante e depois da Oficina.

"A produção de um som falado é determinada por um número de fatores, significativos na hora de definir o registro e o timbre de uma voz. Um deles é a pronúncia ou os hábitos de fala, que determinam as especificidades do som, variando de acordo com as origens social e geográfica dos indivíduos; outro, as características, mecânicas e/ou morfológicas, de cada órgão vocal, (Davine (2007: 03) apud Sundberg 1987 p.13)". [Isto é, o controle emocional e/ou da cena; a saúde bucal/repouso/ controle da in/respiração/ aspectos hereditários e a vida social etc.].

Postura e Movimento Econômico

É preciso saber re/conhecer nosso potencial ou de superar nossos limites pessoais e de intenções, de intensidades corporais na/da arte teatral.
1) Sequência Postural no chão- permite sentir e observar o peso e a leveza do corpo sobre o chão, a partir de percorrer todo o corpo (membros). A sensação é que estamos com um membro do corpo menor ou maior em relação ao outro. Permite-nos observar, também, as articulações; vivenciar para nos remeter sensações abstratas, como o frio da água etc. Há observação e controle quanto à respiração, intensidade tonal e de percepção de micro-movimentos articulados. Por fim, a postura e a sequência de movimento no chão permite consciência em espaço pessoal nível baixo/econômico; além de trabalhar para alentar e promover todo o corpo em pequenas ações.

2) Sequência Postural de pé – o corpo em eixo e/ou em pés paralelos abertura do quadril, nível alto - nos permite o controle consciente de equilíbrio e desequilíbrio corporal e do peso articulado em dinâmica de tempo (rápido/lento/sustentado) e espaço por meio da articulação de membros e desenvoltura em in/respiração modular e emissão de som, também em espaço pessoal/parcial ou total por meio do balanço do eixo, deslocamento vertical/horizontal.

Por fim, em relação ao trabalho em Oficinas, é preciso aprimorar no corpo, aspectos técnicos, desde a saúde – o fisiológico-; sua postura pessoal, a projeção e articulação da fala (emissão de vogais, intensidade/intenção da fala- tempo; bioenergia), etc; é até perceber que, o corpo necessita é ser instrumentalizado (corpo técnico - tornar-se artístico) em função da ação teatral/da cena/do personagem/texto. Deverá haver possibilidades de sentidos.
Registro individual Oficina (23/09/2009)

Universidade de Brasília (UnB) \ Instituto de Arte (IdA)
Disciplina Laboratório de Teatro 2

Professoras: Silvia Davini/Sulian Vieira Pacheco
Aluno: Lúcio José de Azevêdo Lucena - lúcio leonn
***

Nenhum comentário: