segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Breve Reflexão em Estudos Iniciais e Avaliativos: teatro/educação à distância / pró-licenciatura-teatro / Curso Licenciatura Teatro (UnB): via Fórum




Não priorize seu planejamento, ao contrário...
Planeje suas prioridades. (Bertocchi apud Covey, 2004).

O Teatro como toda arte nos engrandece e nos inquieta a querer voar pela vida. Mesmo longe do palco ou a margem dele (teatro-educação). Um dia chega a nossa vez (atuação).

Observando as discussões do fórum e em aula presencial, estamos inaugurando um outro saber-fazer/ser: o teatro/educação em curso a distância. Logo, somos protagonistas desta nova cena.

Estamos via Fórum a planejar, a organizar atividades e para isso, requer investimento de tempo; assumir compromisso em uma ‘nova’ preparação científica e etapa específica de nossas vidas.

Percebo que, um dos motivos de nós professores em educação estarmos aqui é, Aprender a aprender - conscientes de nosso papel social (Escola) e da fruição artística, “buscamos organizar a vida pessoal/profissional”, (Nóvoa, 1992) - além de alentar e alavancar a nossa formação; devemos aliá-la às Novas Tecnologias da Informação e da Educação a Distância.

Imagem/acima (pessoal) aula inaugural-Universidade de Brasília/UnB-04 de julho de 2008.

E, este Curso (pró-licenciatura-teatro/licenciatura teatro-UnB) abre a janela deste dois ou mais campos em espaços de possibilidades de mudanças e de ação na docência. Há um novo olhar nosso a transitar, voltado agora para a Cultura Virtual.

E, tem sido “difícil para alguns” fáceis para outros. Toda transição é normal quanto à estranheza ou de mudar conceitos, paradigmas, pensamentos ou mesmo suscitar contravalores. Teatro à distância? Muitos têm a nos indagar. Estamos todos dispostos a aprender e, a errarmos juntos. E, no final? Nossa ovação, diante de nós mesmos, é a vitória.

E, “(...) Quanto mais freqüentemente usarmos a sala de informática, mais seguros e confortáveis nos sentiremos. Para tanto, precisamos criar novos hábitos e atitudes”, (Sônia Bertocchi, 2004).

No fórum do curso em discussão, a saber; há professores a mobilizar e informar a compras de computadores, para melhor desempenho junto ao conhecimento on-line; ou mesmo solicitando bate papo no chat do Curso; outrora,a ajudar e apreender juntos, passo a passo. Professores/as voltam a ter brilhos e sonhos, o retorno ao velho Teatro.

Há no curso, aqueles com bastante experiência na área. Outros, não. Mas nesse curso, digo, tudo se faz à primeira vez. Só podemos caminhar juntos quando o Último sentir-se o Primeiro. Teatro/educação se aprende-fazendo - a pensar, a compartilhar. É, arte da equipe. Precisamos daquela pessoa, que sozinho acende a luz de serviço do palco, escondido, para estarmos ali diante da platéia. Esta luz é o conhecimento/aprendizagem que cada um de nós tende a oferecer.

Também chegamos a comparar e “exigir” via fórum atividades, como se estivéssemos em aulas presenciais “face to face”. Embora durante as primeiras atividades solicitadas: 1) memorial trajetivo e 2) expectativas e planejamento pessoal do curso; tais atividades possibilitaram uma viagem ao nosso mundo interior, via campus virtual.

Em suma, estar sendo importante e inquietante esta preparação/familiarização inicial, com todos ao/no ambiente e plataforma do Curso, via Internet (Arteduca - Instituto de Artes - Universidade de Brasília-UnB).

“Eu também estou achando fantástico essa nossa interação, parece que estamos tão perto... Não tenho dúvidas de que tornaremos uma família bem unida (...).” Por Genilza Urany da Silva - quinta, 24 julho 2008, 13:59): Fórum Módulo I > Atividades 1 e 2/Módulo I ; (curso pró-licenciatura-teatro/licenciatura teatro-UnB).

Outro aspecto a pontuar, se refere à atenção e empenho das tutorias, do material impresso e encaminhado aos cursistas; além do dinamismo da coordenação do Curso, (evidenciado em plataforma - ambiente de aprendizagem - ou pessoalmente).

Todos estão de parabéns, logo, sempre presentes a Equipe se faz; como uns “acalantos” ressonantes; eles não nos deixam margem a querer nos desestimular, ou termos pesadelos diante das problematizações e inquietações surgidas pelo Ensino/aprendizagem à distância.

Referências Bibliográficas

NÓVOA, Antônio. (org.) Os Professores e sua Formação. Lisboa/Portugal: editora Dom Quixote, (1992).

Documentos de acesso digital

http://www.educarede.org.br/educa/index.cfm?pg=internet_e_cia.informatica_principal&id_inf_escola=34. Acesso em: 25 abr.2008.

Genilza Urany da Silva. Ponto de vista. Restrito (aos alunos cursistas) em: http://arteduca.unb.br/ava/mod/forum/discuss.php?d=1767. Acesso em: 27 jul. 2008.

(Tarefa Avaliativa) - aluno da Universidade Nacional de Brasília-UnB/Instituto de Artes-IdA:Lúcio José de Azevêdo Lucena (Lúcio Leonn)
Postada em /Última edição: Segunda, 28 julho 2008, 00:53 (782 palavras)

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