Por Lúcio José de Azevêdo Lucena
V
"Por isso meus, colegas
Histórias de contos ao dormir
Outrora, sentado na calçada de casa,
Sua mãe recontava: Maria Pobre e Maria Rica!
Era um conto tão assombrado qu’Ele nem se mexia.
E, de noite... Vixe Maria!
VI
Por isso meus Colegas
Apertem bem a cintura, sem se amontoar
Pois irei recontar:
Sua mãe costumava fazer e ainda hoje,
Bonecos da casca de melancias
Ensino de Arte corresponsável, interdisciplinar, em cenário histórico e cultural, com suporte em leitura de imagens, história da arte (períodos históricos e estilos), pedagogia de teatro (jogos dramáticos (e teatrais), dança aplicada ou ensino musical; antenado às novas tecnologias. E, com olhar organizacional, igualmente, no saber pessoal do educando por toda sua vida(individual\coletiva), tal metodologia de ensino/aprendizagem em Arte deve tornar-se em avaliação processual; cumulativa e contínua em caráter de ludicidade\flexibilidade\reflexão.
exercício de artes visuais de alunos meus\ Ensino Fundamental. Emeif José Ayrton Teixeira (6º ano): 2010 |
Desse modo, percebe-se ampla discussão nas universidades, nos cursos de licenciaturas, em sala de aula (o saber como planejar), o processo ensino/aprendizagem por linguagens; capacitações em cursos livres ou ateliês, que devem concentrar um preparo acadêmico (teoria versus prática), aliando sempre ao campo pedagógico, os pressupostos teóricos da arte e seu ensino em educação contemporânea. Sinalizo aqui, brevemente, Lei nº 9.394/96 (LDB); PCN-Arte; biografias e obras de artistas, ou o atual Projeto de lei 7032/10, que prevê linguagens artísticas desmembradas na educação básica.
Teatro Aplicado, conduzido pelo Professor Lúcio. Emeif Herbert de Souza (Fortaleza-Ce: 2010): Series Iniciais |
Segundo LUCENA (2011) ainda, sobre o papel do arte-educador para a sociedade: "Há conteúdo curricular para ensinar e apreender. Conhecer para expressar fazendo! Quadrados não são quadrados, podem ser pontos, linhas (cheias e finas). Um homem da esquina com suas esquisitices e neuroses pode ser o personagem psicológico das peças de Nelson, em conflito dramático. A vizinha caminha em movimentos saltitantes como se dançasse. O bater da janela é desagradável aos ouvidos. O enquadramento da tela está descentralizado" (TEXTO MEU. Disponível em: http://notasdator.blogspot.com.br/2011_07_18_archive.html).
Teatro Aplicado: exercício do espelho (jogo dramático e teatral): por Lúcio Leonn (idem) |
Educar através da Arte – ressalto em análise de estudo - ligação e complementação entre Arte\Literatura e Língua Portuguesa em produção\apreciação por meio do desenvolvimento de sua maior expressão: as palavras! Uma inter-relação que promove nos alunos o despertar para a leitura\escrita\construção e encenação dramatúrgica; a comunicação: (não)-verbal ou sentimentos individuais e\ou coletivos, seja por meio do currículo oculto (“normas/valores e atitudes”, segundo ZABALA (1998): A prática educativa - como ensinar), ou pela personificação artística (criatividade\processo\domínio de técnica empregada) da obra, ou interação com o mundo (pessoal\global).
Artes Visuais às novas tecnologias: Exercício de Arte Abstrata\ recurso Paint. Conduzido pela professor Emeif Herbert de Souza (Fortaleza-Ce: 2004): Series Iniciais. Laboratório de Informática |
Por fim, efetivar situações de aprendizagens significativas em arte é um dever em construção pedagógica e estímulo pessoal\profissional\escolar. E, a avaliação de aprendizagem deve alcançar prioridades, a fim de seguir as orientações do Plano de Curso\Arte ou Projeto Político Pedagógico Escola (PPP), dentre outras metas educacionais estabelecidas (local\regional\nacional). Em consonância com FREIRE (1996): “Não há ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensino”. Para isso, deve haver planejamentos das aulas por etapas\intenção.
exercício de desenhos\ apreciação de alunos meus\ Ensino Fundamental. Emeif José Ayrton Teixeira (6º ano): 2004. |
Atividade de Artes Visuais\ Por Lúcio José de Azevêdo Lucena Escola Municipal José Ayrton Teixeira (6º ano): 2015. |
Vídeo: E .M José Ayrton Teixeira. Disciplina de Arte. SÉRIE: 6º ANO – Linguagem: Artes Visuais
E.M José Ayrton Teixeira
Disciplina de Arte. SÉRIE: 6º ANO – Linguagem: Artes Visuais
Prof. LÚCIO
OBJETIVOS em AULAS:
• Utilizar etapas que facilitam a utilização da técnica do pontilhismo;
• Identificas as formas naturais e abstratas;
• Conhecer e criar composições artísticas pontilhista e mosaicas;
• Conceituar, identificar, reconhecer, empregar e criar elementos a partir da linha;
• Identificar as formas naturais e abstratas por diversos tipos;
• Experimentar técnicas como desenho, colagem, pintura, modelagem (escultura), reprodução de imagens, entre outras.
CONTEÚDO DA ABORDAGEM em AULA:
Definição de linha e uso quanto ao traçado e à forma;
Desenhos em Formas Naturais ou Abstratas.
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