A alfabetização teatral é
necessária porque é uma forma de comunicação poderosa e útil nas transformações
sociais. Há que aprender a ler. Há que
lutar pelos nossos direitos, há que utilizar todas as formas possíveis para
promover a libertação; por isso devemos dizer NÃO aos ‘atores sagrados’. Não estou contra os profissionais. Mas estou
contra o fato de as representações se limitarem a profissionais! ‘Todos devem
representar! ’ (Boal, 1995, p. 17) – Augusto Boal (1931-2009)
Um
trabalho de Teatro Aplicado\Interpretação Cênica por meio de jogos dramáticos
(teatrais) em ambiente escolar é de suma importância porque facilitam diversos
caminhos para o despertar do talento criativo e vivência no campo do Teatro-educação\Arte,
Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTIC) \ LIE. Já que: “A escola
não dará conta de ensinar todos os conteúdos da arte, mas precisa garantir um
determinado conjunto que possibilite ao aluno ter base suficiente para seguir
conhecendo” (PCN\Arte, 2001, p. 46). Pois, por meio da apresentação da Proposta
percebia-se a necessidade de implementar a prática teatral na comunidade
escolar (Parque Santa Cecília). Uma vez que, escola\educandos estão inseridos
dentro de um contexto de vulnerabilidade social do Grande Bom Jardim (entorno
se localiza a Escola, palco dessa experiência).
O
Projeto Teatro-educação desenvolvido na Escola Municipal Herbert de Souza (Estrada
da Urucutuba, 1599\Parque Santa Cecilia, Fortaleza\CE) funcionou às
segundas/quartas e sexta-feiras – Sala Laboratório de Informática Educativa, junto ao plano pedagógico do professor
(LIE) e projeto político pedagógico da escola\pedagogia de projetos – contraturno
da manhã com alunos\as regulares de diversas turmas do 3º ao 5º ano
(09 a 12 anos
incompletos) do ensino fundamental (Anos Iniciais) na Prefeitura Municipal de Fortaleza/Secretaria
Executiva Regional V.
Pretendia-se
desenvolver o potencial expressivo e criativo dos alunos (3º ao 5º ano),
através de técnicas teatrais que englobavam a consciência corporal, vocal, bem
como a expressão pessoal. Também buscou-se sobretudo, ampliar um espaço de
convivência; introdução à formação\interpretação teatral. Por um lado, visava
obter rendimento escolar satisfatório. Por outro, alcançar o baixo índice de
evasão por disciplinas\séries\estudos regulares. Gerar espaços do saber-ser e
do desenvolvimento da vida escolar; compartilhar habilidades e competências
pelo ato de brincar e do fazer-teatral consciente.
Já o tempo-limite foi estipulado pelos alunos e pelo professor facilitador (9 horas às 10h30min) para preparação e apresentação de uma ou mais atividades\jogos, durante o processo de facilitação. O nosso objeto de estudo aqui visa, somente, a descrição detalhada da experiência vivenciada entre 2010\2012 - (Ano III - do projeto).
A princípio, a proposta de aulas de Teatro Aplicado\Interpretação Cênica – JOGOS dramáticos e\ou teatrais teve como base metodológica inserir para trabalhar o conceito – Ação (espaço/tempo). Apoiado em pressupostos teóricos\práticos o sistema de jogos teatrais de Viola Spolin (1906-1996): “Onde\Quem\O quê”. E Olga Reverbel (1917-2008): “Atividades Globais de Expressão”, (1989;1996). Como também, do “Teatro do Oprimido” de Augusto Boal (1931-2009) – atividades de “Jogos e Exercícios” (Boal, 1995, p. 58) – A partir da adaptação de exercícios, como: “Roda de Ritmo e Movimento” (in Boal, 1995, p. 70). Ou bem como, “Jogos de Transformação: tornando visível o invisível” (in Spolin, 2008, p. 76).
Já o tempo-limite foi estipulado pelos alunos e pelo professor facilitador (9 horas às 10h30min) para preparação e apresentação de uma ou mais atividades\jogos, durante o processo de facilitação. O nosso objeto de estudo aqui visa, somente, a descrição detalhada da experiência vivenciada entre 2010\2012 - (Ano III - do projeto).
A princípio, a proposta de aulas de Teatro Aplicado\Interpretação Cênica – JOGOS dramáticos e\ou teatrais teve como base metodológica inserir para trabalhar o conceito – Ação (espaço/tempo). Apoiado em pressupostos teóricos\práticos o sistema de jogos teatrais de Viola Spolin (1906-1996): “Onde\Quem\O quê”. E Olga Reverbel (1917-2008): “Atividades Globais de Expressão”, (1989;1996). Como também, do “Teatro do Oprimido” de Augusto Boal (1931-2009) – atividades de “Jogos e Exercícios” (Boal, 1995, p. 58) – A partir da adaptação de exercícios, como: “Roda de Ritmo e Movimento” (in Boal, 1995, p. 70). Ou bem como, “Jogos de Transformação: tornando visível o invisível” (in Spolin, 2008, p. 76).
Ainda, seguindo
Spolin (2008, p. 32-34): “o foco (coloca o jogo em movimento), instrução (guia
os jogadores em direção ao foco, gerando interação, movimento transformação) e
avaliação (não é julgamento; nasce e procedente, também, do foco, mesma forma
como a instrução.) ”. Igualmente, buscou-se o diálogo entre os
três teóricos da psicogénetica (Piaget/Vygotsky/Wallon). Via Piaget (in Lucena, 2008, online) nos atesta que:
“pela prática e estudo do teatro/TEXTO (peça, espetáculo) a criança assimila a
fala/andar do personagem\acomoda pela repetição (ensaios direcionados/jogos
dramatizados, o enredo etc.). Vivencia a peça e\ou personagem.”. E via Vygotsky,
o nível de desenvolvimento real e o nível de desenvolvimento potencial (Zona de
Desenvolvimento Proximal (ZDP)) exemplificamos, o seguinte:
A
partir da vida da criança (meio) e da […] intervenção como professor (debates, ‘
o que é certo/errado ’, ou o viver em comunidade etc.) e também do aluno
(processo de criação/ensaios na escola, suas indagações/comparações), há uma
aproximação entre a mediação simbólica (o teatro e a vida real). (Lucena, 2008,
online).
Por fim, via Wallon às diversas áreas integradas, como:
O
campo da afetividade (pode acontecer pela emoção de experienciar e vivenciar os
‘ estados psicológicos ’ de personagens em situação ficcional para o mundo real
do educando.). O campo da motricidade (pelo movimento\espontaneidade corporal
em exercícios livres\direcionados por ensaios\processo de criação do corpo, da
fala etc.); da sociabilidade (acontece pela cumplicidade com outro aluno-ator
em jogo cênico\busca de acertar o que se quer alcançar.) e o da inteligência
(de mobilizar conhecimentos em ação via elementos da linguagem teatro.). (Lucena,
idem, online).
O Conteúdo Programático
utilizado teve a seguinte estratégia (seguindo Reverbel (1996, p.154): “atividades
globais de expressão” – (individual\grupal) – atividades
de descontração\exercícios de respiração\exercícios de concentração\exercício
de expressão\exercício de percepção e música ambientada; desenhos direcionados
(artes visuais) \ atividades de avaliação (apreciação\observação\análise\debates).
No mais, as Atividades Práticas Teatrais foram subdivididas em três modalidades:
a) Prática Teatral:
o Corpo - 1.Exercício de condicionamento corporal: aquecimento\alongamento\relaxamento\postura; 2.Exercícios básicos de locomoção: andar sentindo os pés no chão\na ponta dos pés\nos calcanhares\na borda externa\interna dos pés; 3.Exercício de conhecimento espacial: (pessoal (vital) \ parcial \ total \ social); 4.Exercício de planos\níveis\“espaços de movimentos”, (Rudof von Laban, 1978, p. 73): plano alto\médio\baixo;
b) Prática Teatral:
a voz- 1. Exercício de respiração imagética; 2. Voz, respiração e expressão corporal;3. Exercício de emissão vocal\imaginação\imagem e respiração da palavra\a pronúncia dos sons vogais\articulação dos sons\projeção vocal;
c) Jogos Dramáticos e\ou Teatrais:
Onde (lugar e ambiente da história). Quem (personagens e\ou relação entre elas). O quê (atividade que cada personagem exerce e representa): Ação! OS Jogos (arquivo pessoal\adaptação de jogos\experiência de ator\educador): 1.Atitudes; 2.Espelho corporal; 3.Modelagem corporal\dupla; 4. Modelador- expressão gestual; 5.Descobrir níveis de movimentos\espaço de movimentos; 6. A compra da Tia; 7. Narrando e contando histórias; 8. Descontração; 9. Estátua; 10. Outros Jogos... (Roda de Ritmo e Movimento; Improvisação direcionada: Onde? Quem é? O quê?; Caminhar sobre diferentes tipos de solos; Jogos de Transformação: tornando visível o invisível; Posando...).
Por
fim, ao atribuirmos os jogos dramáticos\teatrais como instrumentos de trabalho
– focalizaram-se tais atividades em procedimentos metodológicos o de visar o
desenvolvimento da personalidade infantil; à expressão de si e da reflexão
crítica; além de liberar potencialidades afetivas, intelectuais e físicas dos
educandos – Como habilidades e competências teatrais. Um dos objetivos qualitativos
alcançados como resultado foi o cultivo de valores e da não-violência nos
diversos contextos de vida dos educandos\contemplados daqueles sucessivos anos
(2008-2012).
Outro, a turma contribuiu com o trabalho de liderança nos exercícios de corpo/voz etc. (tornaram-se facilitadores durante as atividades\aulas\comando de jogos levantados); esses egressos do projeto desde o início (2008) e término (2012).
No mais, as Atividades Práticas Teatrais foram subdivididas em três modalidades:
a) O Corpo.
b)
A Voz.
c) Jogos: Dramáticos
e\ou Teatrais.
Quanto aos
procedimentos metodológicos foram:
a) Prática Teatral:
o Corpo - 1.Exercício de condicionamento corporal: aquecimento\alongamento\relaxamento\postura; 2.Exercícios básicos de locomoção: andar sentindo os pés no chão\na ponta dos pés\nos calcanhares\na borda externa\interna dos pés; 3.Exercício de conhecimento espacial: (pessoal (vital) \ parcial \ total \ social); 4.Exercício de planos\níveis\“espaços de movimentos”, (Rudof von Laban, 1978, p. 73): plano alto\médio\baixo;
b) Prática Teatral:
a voz- 1. Exercício de respiração imagética; 2. Voz, respiração e expressão corporal;3. Exercício de emissão vocal\imaginação\imagem e respiração da palavra\a pronúncia dos sons vogais\articulação dos sons\projeção vocal;
c) Jogos Dramáticos e\ou Teatrais:
Onde (lugar e ambiente da história). Quem (personagens e\ou relação entre elas). O quê (atividade que cada personagem exerce e representa): Ação! OS Jogos (arquivo pessoal\adaptação de jogos\experiência de ator\educador): 1.Atitudes; 2.Espelho corporal; 3.Modelagem corporal\dupla; 4. Modelador- expressão gestual; 5.Descobrir níveis de movimentos\espaço de movimentos; 6. A compra da Tia; 7. Narrando e contando histórias; 8. Descontração; 9. Estátua; 10. Outros Jogos... (Roda de Ritmo e Movimento; Improvisação direcionada: Onde? Quem é? O quê?; Caminhar sobre diferentes tipos de solos; Jogos de Transformação: tornando visível o invisível; Posando...).
Posando... |
Outro, a turma contribuiu com o trabalho de liderança nos exercícios de corpo/voz etc. (tornaram-se facilitadores durante as atividades\aulas\comando de jogos levantados); esses egressos do projeto desde o início (2008) e término (2012).
Anos anteriores (2008) contou-se com apresentação de teatro de papel/contação e audição de histórias – (Conto “Após o Dilúvio”) – (vide: https://www.youtube.com/watch?v=fpPleifBM4A); antes do processo, alunos-atores realizaram desenhos para ilustrar essas imagens do conto e situações foram dramatizadas\apresentadas sala de aula\turmas regulares (apreciação\recepção\contraturno). Seguiram-se da criação de Textos para compor os Contos Infantis ilustrados sem texto da net: (plataforma online) proposta de atividades (2009) – Essas Leituras de Imagens digitais\visuais e da escrita\narrativas foram realizadas no Caderno\aluno\blog http://lieemeifherbertdesousa.blogspot.com/
Já quanto ao mapeamento no processo de resultados obtidos (2012): o grupo permaneceu composto por onze meninas e treze meninos, (3º ao 5º ano); atendidos por faixa-etária entre nove e onze anos (oriundos de área de risco pessoal\social).
E referente às atividades de avaliação de aulas\teatro (jogos) procuramos seguir Olga Reverbel, que diz: “O papel do jogo é formar os alunos, despertando neles a inteligência e a personalidade, descontraindo seu corpo e aguçando sua sensibilidade. Quando o jogo termina, pode-se dizer, sem paradoxo, que o Teatro começa” (Reverbel,1989, p.170).
Portanto, ontem, hoje, e sempre, quem passa pelo chão e paredes da referida escola, na paisagem árida via Estrada da Urucutuba, tem o hábito de construir experiências exitosas. É o que a pedagogia libertadora nos ensinou…
Registro fotográfico (acervo pessoal)
Partitura física em aquecimento. |
Aquecimento
corporal (Individual\grupal)
|
"Aquecimento vocal” |
Jogo/Exercício de Espaço de Movimentos (Laban) |
Jogo –“A Compra da Tia” - Narrar uma estória com raciocínio lógico em conjunto |
Caminhar sobre diferentes tipos de solos - Revisão de Prática Teatral O Corpo: exercícios básicos de locomoção etc. |
“Jogos de Transformação: tornando visível o invisível” interface Viola Spolin; Jogo de Onde? Quem? O Quê? (idem) |
Jogo de Descobrir Níveis de Movimentos |
Referências
Brasil. Secretaria de Educação Fundamental, Parâmetros
Curriculares Nacionais: Arte. In: (1ª Parte) Aprender e Ensinar Arte, (p.46).
Brasília: MEC/SEF 1, – 2001.
LABAN, Rudolf von. Domínio do Movimento – Ed.
Summus (Edição organizada por Lisa Ullmann): 1978.
Lucena, Lúcio José de Azevêdo (Lúcio Leonn). Sob à luz
de saberes, estudos e interação da psicologia: constrói-se conhecimento pedagógico:
vida escolar/profissional e a organizacional: vida pessoal/social. [Conto:
“Após o Dilúvio”]. Fortaleza, 2008. Disponível em: <http://notasdator.blogspot.com/2008/11/sob-luz-de-saberes-estudos-e-interao-da.html>. Acesso:
17 de agosto de 2012.
________
(Lúcio Leonn). Arquivo
pessoal, adaptação em jogos e
experiência do ator (artista-educador).
REVERBEL, Olga. Um Caminho do Teatro na Escola. São Paulo: Editora Scipione, 1989.
______. Jogos Teatrais na
Escola: atividades globais de expressão. São Paulo: Editora Scipione, 1986.
SPOLIN, Viola. Jogos
Teatrais na Sala de Aula: um manual para o professor / Viola Spolin;
[tradução Ingrid Dormien Koudela]. São Paulo: Perspectiva, 2008.
“Antes de apresentar algumas ideias sobre gestão
democrática, faz-se necessário ressaltar que a mesma não existe sem
comprometimento, respeito e amor, e como escreve Freire com muita propriedade,
um amor que não subjuga o outro, mas que promove e dá autonomia na práxis, e
isso só é possível por se tratar de uma relação de consciências humanas” (Paulo
Marcos Ferreira Andrade - Barra do Bugres- MT. In: O Pensador). Acesso: agosto de 2018.
Alun@s em Avaliação seguido de debates **** Um recado à atual diretora, Luciana Cavalcante, leia: |
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