domingo, 24 de janeiro de 2016

Exposição do Artista “1943- Descartes Gadelha (retrospectiva)” Eu visitei, em 2013!

Artista Plástico: Descartes Gadelha
“1943. Gadelha, Descartes (retrospectiva)”
(Individual) no MAUC - Museu de Arte da UFC
Por Professor de Arte (Esp.)Lúcio José de Azevêdo Lucena 

A obra de arte sempre nos pedindo algo em imagem: a esperança como garantia e a subsistência da vida. E, foi o que mais me chamou a atenção durante a exposição nas telas da série ‘Catadores de Jangurussu’.”  Lúcio Leonn
(Imagem Exposição \ Divulgação) 

A Exposição “1943. Gadelha, Descartes” retrospectiva - nos coloca a par de um acervo iconográfico (ainda, algumas inéditas) que revela-nos datas de 1980 a 2008[?]. Pinturas expressivas, ou breves esculturas em metais. Registros do ilusório e mundo real\(expressionista) \ urbano ou cotidiano mundo do sertão. Fragmentos de seu povo humilde e “colonizado” – suas pinturas conseguem ser transgressor de nosso imaginário mundo popular para expressar ao mesmo tempo, uma janela da realidade dura, nua e crua da capital alencarina.  Parte do individual ao coletivo, seus oprimidos e opressores se perpetuam em personagens em traços marcantes de seus quadros.   
A exposição segue em séries. Pinturas (óleo sobre tela ou sobre fibra) registram a boemia do Estoril na década de 1940 - série “de um lugar para outro alguém” (bordeis\sexualidade); outra em imagem, o morro do Jangurussu em lixo, “Heróis do Aterro” (1980), seus sofridos habitantes e moradores desta comunidade hoje, um lugar no passado. 
“Em minha visita em ação pedagógica, dia 11 de dezembro de 2013 Gadelha conseguiu revelar o olhar e a dor da fome desta gente. A obra de arte sempre nos pedindo algo em imagem: a esperança como garantia e a subsistência da vida. E, foi o que mais me chamou a atenção durante a exposição nas telas da série ‘Catadores de Jangurussu’. Cores expressivas. Traços marcantes. O claro\escuro, como: o luxo, o poder, a devoção ou a revolta. O artista consegue reunir em cores na arte expressionista as fotografias em pinceladas de cores da grande metrópole Fortaleza”.
Noutra série, a religiosidade, a seca, a cidade em Sertão. O Boi Santo, penitentes, homens, mulheres em condição desumana. Crianças sem direitos sociais básicos apreciam-se na sequência do turismo sexual: “Iracema, Morenos e Cocacolas”.  Ou personagens históricos (Padre Cícero\Antônio Conselheiro\São Francisco) ou vultos de pessoas anônimas em polaridades sociais. São fortes imagens na série “Cheiradores de Cola” - uma infância perdida. Nela, há retrato de cunho e denúncia social personificado. Também, na série “Cicatrizes Submersas”; outra saga da guerra santa e social. 
(Exposição \ imagem: “Por do sol atrás da Rampa” - 1980 - Divulgação)
A obra de Gadelha segundo os estudiosos possui forte crítica social, abordando temas como a problemática dos moradores de rua, a prostituição e o turismo sexual, a vida no aterro sanitário (série "Catadores do Jangurussu"), a religiosidade e a cultura do povo nordestino. 

A referida exposição em análise começou em 18 de novembro de 2013; prossegue até janeiro de 2014. Tem acesso livre. Também, noutro amplo espaço do Museu há acervo de obras permanentes como as dos artistas cearenses: Nice e Estrigas, Heloisa Juaçaba, Sérvulo Esmeraldo, Zenon Barreto, dentre outros. 

No mais, Descartes Marques Gadelha nasceu em 18 de junho de 1943 em Fortaleza (Ceará). Escultor, compositor e músico. Desenha desde tenra idade. Começou na pintura em 1962, sobre a orientação do pintor Zenon Barreto. Sua primeira exposição “A Paisagem Cearense” aconteceu no MAUC Museu de Arte da Universidade do Ceará. 

Tanto que até hoje, o artista também possui uma sala específica no MAUC com pinturas e esculturas da saga do beato Antônio Conselheiro e o movimento messiânico em Canudos.

 
Imagem: Blog da Secretaria de Cultura Artística da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Universidade Federal do Ceará (UFC) - Faculdade de Educação (FACED) 
Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF)\Secretaria Municipal de Educação (SME)

Atividade Pedagógica do Curso Metodologia do Ensino de Artes Visuais - Uma Proposta a partir de Experimentos Artísticos e Estéticos no Ensino Fundamental
Professor Drº Coordenador Hélio Leite 
Professor Ms. Formador: Genivaldo Macário de Castro
Professor de Arte (Esp.) - Aluno Lúcio José de Azevêdo Lucena - Lúcio Leonn



Nenhum comentário: