domingo, 24 de janeiro de 2016

JOGOS (DRAMÁTICOS) TEATRAIS!

CURSO: Especialização em Metodologia do Ensino de Artes  

DISCIPLINA: Metodologia do Ensino de Teatro

*Síntese de Aula de 30\11\2013.

PROFESSOR: Esp. Lúcio José de Azevêdo Lucena [Lúcio Leonn] 

Imagens aqui ilustrativas do TEXTO:

Projeto Teatro Aplicado (2008-2012): Interpretação Cênica/Emeif Herbert de Souza,  interface Laboratório de Informática Educativa (LIE) desenvolvido pelo prrofessor em [contraturno] Escola Pública Municipal

JOGOS (DRAMÁTICOS) TEATRAIS! 
O papel do jogo é formar os alunos, despertando neles a inteligência e a personalidade, descontraindo seu corpo e aguçando sua sensibilidade. Quando o jogo termina, pode-se dizer, sem paradoxo, que o Teatro começa” (Olga Reverbel. In: Um Caminho do Teatro na Escola, p.170, 2006). 
 Exercício de expressão\PERCEPÇÃO\ IMAGINAÇÃO\. 
niveis de movimentos, seguindo Rudolf von Laban (Ano 2010)
Atividades Globais de Expressão” do educando em jogos dramáticos e teatrais, por Olga Reverbel¹.
1ª Etapa: Estímulo
2ª Etapa: Sensibilidade
3ª Etapa: Objetivo
4ª Etapa: Roteiro
Atividades: IMAGINAÇÃO::(individual \ coletivo)
e o tempo sustentado em niveis de movimentos em espaçp pessoal \ total seguindo Laban
Atividades
(Expressão verbal. Técnica musical. Técnica coreográfica. Técnica da música. Técnica plástica. Técnica dramática–improvisação. Jogo dramático.) 


Início de "Atividade de descontração" pelo facilitador Prof. Lúcio Leonn. 
Teatro Aplicado (Ano 2009)


















Atividades Globais:
1º Conjunto de Atividades: RELACIONAMENTO
2º Conjunto de Atividades: ESPONTANEIDADE
3º Conjunto de Atividades: IMAGINAÇÃO
4º Conjunto de Atividades: OBSERVAÇÃO
5º Conjunto de Atividades: PERCEPÇÃO

Expressando em improvisação teatral
Onde \ Quem \ O Quê....(2009)
Estratégia utilizada (Atividades Globais de Expressão do Educando)
Atividade de descontração.
. Exercício de respiração.
. Exercício de concentração.
. Exercício de expressão.
. Exercício de percepção
. Música ambientada.


1º  Conjunto de Atividades: RELACIONAMENTO
Atividade de avaliação.
Ao final de cada uma das atividades, o grupo realiza debates com focos predeterminados.  Ao final de um conjunto de atividades, desenvolve-se uma avaliação cooperativa entre professor – aluno e aluno – professor.  Reavaliação e proposição de novas atividades de expressão se necessário.  A proposição e feita pelo professor ou pelos próprios alunos. 

Atividade de avaliação (2009)
.















O tempo-limite para preparação e apresentação de uma ou mais atividades é estipulado pelos alunos e pelo professor facilitador.
4ª Etapa: o Roteiro (2009)
Jogos Teatrais (Viola Spolin¹), segundo Ingrid Koudela 

As regras do Jogo Teatral incluem a estrutura dramática:

(Onde\Quem\ O Quê

E, Três essências do Jogo Teatral:

. FOCO – coloca o jogo em movimento. Não é o objetivo do jogo. (PC=Ponto de Concentração). O problema é o objetivo do jogo que proporciona o foco.

. INSTRUÇÃO – é o enunciado daquela palavra ou frase que mantem o jogador com o foco. A instrução deve guiar os jogadores em direção ao foco, gerando interação, movimento e transformação.

. AVALIAÇÃO (plateia) – não é julgamento. Nem é crítica. A avaliação deve nascer do foco. O problema foi solucionado? (Os jogadores mantiveram-se no foco?) O papel da plateia deve se tornar uma parte concreta do treinamento teatral. 

o Roteiro 
Por fim, deve-se evitar o “Como”. Os jogos teatrais: “experiência viva do Teatro”. 

Observação \ síntese em estudo meu:
Quem? (personagens\análise de personalidades) 
Onde? (situação\circunstâncias dadas\cenário) 
O quê? (ação\fazer\fisicalizar)
Foco (problema a ser solucionado\conflito dramático) 
_____________________
Jogo Dramático*: Faz-de-conta (ilusão) \ Subjetivo \ Brincadeira \ Jogo Simbólico \ Espontâneo \ INDIVIDUAL \ sem plateia.

AVALIAÇÃO em jogo de Improvisação Teatral (plateia) 

AVALIAÇÃO (plateia)  não é julgamento. Nem é crítica. A avaliação deve nascer do foco. O problema foi solucionado? (Os jogadores mantiveram-se no foco?) O papel da plateia deve se tornar uma parte concreta do treinamento teatral. Jogos Teatrais (Viola Spolin¹), segundo Ingrid Koudela , (a partir de sintese e compilações minhas).

SUGESTÃO BIBLIOGRÁFICA PARA O DOCENTE \ CURSISTA
BOAL, Augusto. – Jogos para atores e não atores. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000.

COURTNEY, Richard. Jogo, Teatro e Pensamento. SP: Perspectiva, 2003.

DESGRANGES, Flávio. – A Pedagogia do espectador. São Paulo, Hucitec, 2010.
_________, Flávio. – Quando teatro e educação ocupam o mesmo lugar no espaço. São Paulo, Hucitec, 2010.

DUARTE, Jr. João Francisco. Por que Arte-Educação? SP: Papirus, 2002.

FERRAZ, Marias H. C. de Toledo, FUSARI, Maria F. de Rezende e. – Metodologia do Ensino de Arte. SP: Cortez, 1999.

JAPIASSU, Ricardo Ottoni Vaz – Metodologia do Ensino de Teatro. SP: Papirus, 2001.

LIGNELLI, César; PACHECO, Sulian Vieira. Artigo: O que pode o teatro? Instituto de Arte (IdA)\Universidade de Brasília (UnB), 2007.

LOPES, Joana. Pega Teatro, SP: Papirus, 1989.

NOVELLY, Maria C. – Jogos teatrais para grupos e sala de aula – Trad. Fabiano Antônio de Oliveira. SP: Papirus, 2001.

REVERBEL, Olga. Jogos Teatrais na Escola. SP: Scipione, 1996.

ROSSETO, Robson. – Espectador e a Relação do Ensino do Teatro com o Teatro Contemporâneo (R.cient./FAP, Curitiba, v.3, p.69-84, jan./dez. 2008).

SLADE, Peter. O Jogo Dramático Infantil. SP: Summus, 1978.

SPOLIN, Viola. – O jogo teatral no livro do diretor. SP: Perspectiva, 1999.

VIDOR, Heloise Baurich. – Drama e Teatralidade: o ensino do teatro na escola. – Porto Alegre: Editora Mediação, 2010.
___________
Extra:
Laban, Rudolf Von. “Domínio do Movimento” –Ed Summus (Edição organizada por Lisa Ullmann):1978. 
outro momento, o facilitador Prof. Lúcio Leonn e os alun@s
__________________________ 
¹Obras de autoras como Olga Reverbel (1974; 1979; 1986; 1989; 1990) em suas atividades globais de expressão e, Joana Lopes (1977\1980), propagaram o fortalecimento do teatro educação, através de sua ampla fundamentação teórica e da efetiva prática escolar. Anteriormente, houve o trabalho pioneiro no Brasil em arte e educação liderado por Augusto Rodrigues e sua Escolinha de Arte do Brasil (1948); bem como por Maria Clara Machado (O Teatro Tablado, 1951/RJ). Além do tema sanado via literatura estrangeira, como em Léon Chancerel (1936); Pierre Leenhardt (1974); Richard Courtney (1974); Peter Slade (1978); Gérardt Faure e Serge Lascar (1982); o jogo desenvolvido por Johan Huizinga (1872-1945): Homus ludes; enfim, Jean-Pierre Ryngaert, (1977; 1985/2009), este último, com prefácio atual da pesquisadora teatral e professora Maria Lúcia de Souza Barros Pupo (2005), são alguns exemplos relevantes de autores e obras sobre jogos dramáticos e teatrais (pedagogia do teatro).

 Exercício de concentração
²Toda a obra de Viola Spolin (Improvisação para o teatro (2010), O jogo teatral no livro do diretor (2000), Jogos teatrais: o fichário de Viola Spolin (2001) e O jogo teatral na sala de aula (2007) está editada no Brasil, pela Editora Perspectiva, com tradução da escritora e professora universitária brasileira, Ingrid Dormien Koudela, autora do livro Texto e Jogo: Uma Didática Brechtiana (2010).

Exercício de expressão.\ Exercício de percepção,
partindo do espaçp pessoal (individual) ao coletivo (parcial \ social)
 Níveis de movimentos em Laban  2010

* Conteúdo Programático de seguintes Unidades de Estudos:

UNIDADE 3:
Jogo dramático e jogo teatral: especificidades;

UNIDADE 4: 
Proposta metodológica do ensino de Teatro de Viola Spolin (foco, instrução, plateia, avaliação coletiva), Olga Reverbel (possíveis caminhos ou campo de abordagens em atividades globais de expressão do educando).

Prepara-se  "Atividade de descontração.", 2010
FONTES CONSULTADAS
LUCENA, Lúcio José de Azevêdo. “Trajetória, Projetos e Teatro: Apontamentos Memoriais da Formação Artística e Acadêmica de um Professor/Ator”. Universidade de Brasília, Departamento de Artes CÊNICAS, IdA, Licenciatura em Teatro, 2012. 

REVERBEL, Olga. “Um Caminho do Teatro na Escola”. Editora Scipione. São Paulo: 1989. 
_______. Jogos teatrais na escola: atividades globais de expressão.  Editora Scipione. São Paulo: 1989.  

SPOLIN, Viola. Improvisação para o teatro / Viola Spolin; [tradução e revisão Ingrid Koundela e Eduardo José de Almeida Amos]. - São Paulo: Perspectiva, 2006. - (Estudos; 62 / dirigida por J. Guinsburg.), 349p. 
_______. Jogos teatrais na sala de aula: o livro do professor. Tradução de Ingrid Dormien Koudela. São Paulo: Perspectiva, 2007, 321p. 

Periódicos
Arquivo pessoal, adaptação em jogos dramáticos \ teatrais; experiência do ator e artista educador Lúcio Leonn: Projeto Teatro Aplicado (Imagens): Escola Pública Municipal Herbert de Souza (2008-2012). 

Universidade Estadual do Ceará-UECE. PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA – PROPGPQ. Centro de Educação – CED. Coordenação de Ensino Lato Sensu. CURSO Especialização em Metodologia do Ensino de Artes. Programa de Disciplina Metodologia do Ensino de Teatro. Professor (Esp.) Lúcio José de Azevêdo Lucena [Lúcio Leonn]. Fortaleza (nov.\ dez.). Ano 2013.

Improvisação: Quem?Onde ? O Quê? Foco: Teatro,  Ano 2008

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Universidade Estadual do Ceará-UECE
PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA – PROPGPQ
Centro de Educação – CED
Coordenação de Ensino Lato Sensu
COORDENAÇÃO Professor (Pós-Doutorado) José Albio Moreira de Sales
CURSO: Especialização em Metodologia do Ensino de Artes
DISCIPLINA: Metodologia do Ensino de Teatro
PROFESSOR: Esp. Lúcio José de Azevêdo Lucena [Lúcio Leonn]

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exPRESSANDo:
Quem \ O Quê.. (uso de níveis de movimentos: Laban)

Vide também:
Subcapítulo “Breve estudo de Jogos Teatrais, segundo Viola Spolin e, a partir da fundamentação comparativa e\ou colaborativa de demais pensadores (Brito, Koudela, Leenhard, Lignelli; Lucena, Santos, Slade)”. Disponível em: http://notasdator.blogspot.com.br/2013/07/subcapitulo-breve-estudo-de-jogos.html



Teatro Aplicado: exercício do espelho (jogo dramático e teatral): por Lúcio Leonn (idem)
















JOGOS dramáticos e teatrais -(conceito: Ação(espaço/tempo)): SUGESTÕES DE ATIVIDADES - via Projeto de Teatro Aplicado.  Disponível em http://notasdator.blogspot.com.br/2009/10/jogos-dramaticos-e-teatrais-conceito.html


Exercício de expressão.\ Exercício de percepção, 2010


Exposição do Artista “1943- Descartes Gadelha (retrospectiva)” Eu visitei, em 2013!

Artista Plástico: Descartes Gadelha
“1943. Gadelha, Descartes (retrospectiva)”
(Individual) no MAUC - Museu de Arte da UFC
Por Professor de Arte (Esp.)Lúcio José de Azevêdo Lucena 

A obra de arte sempre nos pedindo algo em imagem: a esperança como garantia e a subsistência da vida. E, foi o que mais me chamou a atenção durante a exposição nas telas da série ‘Catadores de Jangurussu’.”  Lúcio Leonn
(Imagem Exposição \ Divulgação) 

A Exposição “1943. Gadelha, Descartes” retrospectiva - nos coloca a par de um acervo iconográfico (ainda, algumas inéditas) que revela-nos datas de 1980 a 2008[?]. Pinturas expressivas, ou breves esculturas em metais. Registros do ilusório e mundo real\(expressionista) \ urbano ou cotidiano mundo do sertão. Fragmentos de seu povo humilde e “colonizado” – suas pinturas conseguem ser transgressor de nosso imaginário mundo popular para expressar ao mesmo tempo, uma janela da realidade dura, nua e crua da capital alencarina.  Parte do individual ao coletivo, seus oprimidos e opressores se perpetuam em personagens em traços marcantes de seus quadros.   
A exposição segue em séries. Pinturas (óleo sobre tela ou sobre fibra) registram a boemia do Estoril na década de 1940 - série “de um lugar para outro alguém” (bordeis\sexualidade); outra em imagem, o morro do Jangurussu em lixo, “Heróis do Aterro” (1980), seus sofridos habitantes e moradores desta comunidade hoje, um lugar no passado. 
“Em minha visita em ação pedagógica, dia 11 de dezembro de 2013 Gadelha conseguiu revelar o olhar e a dor da fome desta gente. A obra de arte sempre nos pedindo algo em imagem: a esperança como garantia e a subsistência da vida. E, foi o que mais me chamou a atenção durante a exposição nas telas da série ‘Catadores de Jangurussu’. Cores expressivas. Traços marcantes. O claro\escuro, como: o luxo, o poder, a devoção ou a revolta. O artista consegue reunir em cores na arte expressionista as fotografias em pinceladas de cores da grande metrópole Fortaleza”.
Noutra série, a religiosidade, a seca, a cidade em Sertão. O Boi Santo, penitentes, homens, mulheres em condição desumana. Crianças sem direitos sociais básicos apreciam-se na sequência do turismo sexual: “Iracema, Morenos e Cocacolas”.  Ou personagens históricos (Padre Cícero\Antônio Conselheiro\São Francisco) ou vultos de pessoas anônimas em polaridades sociais. São fortes imagens na série “Cheiradores de Cola” - uma infância perdida. Nela, há retrato de cunho e denúncia social personificado. Também, na série “Cicatrizes Submersas”; outra saga da guerra santa e social. 
(Exposição \ imagem: “Por do sol atrás da Rampa” - 1980 - Divulgação)
A obra de Gadelha segundo os estudiosos possui forte crítica social, abordando temas como a problemática dos moradores de rua, a prostituição e o turismo sexual, a vida no aterro sanitário (série "Catadores do Jangurussu"), a religiosidade e a cultura do povo nordestino. 

A referida exposição em análise começou em 18 de novembro de 2013; prossegue até janeiro de 2014. Tem acesso livre. Também, noutro amplo espaço do Museu há acervo de obras permanentes como as dos artistas cearenses: Nice e Estrigas, Heloisa Juaçaba, Sérvulo Esmeraldo, Zenon Barreto, dentre outros. 

No mais, Descartes Marques Gadelha nasceu em 18 de junho de 1943 em Fortaleza (Ceará). Escultor, compositor e músico. Desenha desde tenra idade. Começou na pintura em 1962, sobre a orientação do pintor Zenon Barreto. Sua primeira exposição “A Paisagem Cearense” aconteceu no MAUC Museu de Arte da Universidade do Ceará. 

Tanto que até hoje, o artista também possui uma sala específica no MAUC com pinturas e esculturas da saga do beato Antônio Conselheiro e o movimento messiânico em Canudos.

 
Imagem: Blog da Secretaria de Cultura Artística da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Universidade Federal do Ceará (UFC) - Faculdade de Educação (FACED) 
Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF)\Secretaria Municipal de Educação (SME)

Atividade Pedagógica do Curso Metodologia do Ensino de Artes Visuais - Uma Proposta a partir de Experimentos Artísticos e Estéticos no Ensino Fundamental
Professor Drº Coordenador Hélio Leite 
Professor Ms. Formador: Genivaldo Macário de Castro
Professor de Arte (Esp.) - Aluno Lúcio José de Azevêdo Lucena - Lúcio Leonn