quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

O Artista: Vando Figueirêdo, em mostra:“Liquidificai e Bebei” (2013):eu visitei!

Em visita, por Lúcio José de Azevêdo Lucena


 Artista Plástico: Vando Figueirêdo
“Liquidificai e Bebei”
(Individual) no SESC SENAC IRACEMA
 Homenagem a Leonardo da Vinci, “ Monalisa Volare” (2012) - Colagens sobre tela  
A mostra Liquidificai e bebei” começou sua breve temporada em 22 de outubro  a permanece exposta até 29 de novembro desse ano (2013).

No espaço pude apreciar algumas de principais fases de criação desse artista cearense (Vando Figueirêdo).

Aquarelas, retratos do cotidiano em viagem a Polônia. Ou apanhados de suas obras datadas, a partir de 2009.

Elementos justapostos em hibridez ou utilização quanto a seus elementos constitutivos em imagens\superfícies (experimental, tela de serigrafia, esboços, tinta acrílica, restos de telas, até sachê de açúcar).  
 “São 30 peças usando técnicas mistas, como tinta e colagens, pinturas e desenhos”. (Segundo a guia da exposição em serviço, no SESC SENAC IRACEMA.
A exposição dividida em sete partes, a primeira delas se chama Costela; a segunda Diamante; a terceira Esboços e Citações e as outras Polônia, Recortes de Portugal, Rupestre e Temática Livre.
“Em minha visita em atividade pedagógica dia 27 de novembro de 2013, o que mais me chamou atenção foram imagens em colagens e tintas, obras como: Portinari, Frida Kahlo, Da Vinci e sua ‘Monalisa’ ou ‘Homem Vitruviano’ eternizadas mundialmente entre nós teve outro olhar de Figueiredo: a apropriação diante delas. O artista ‘reproduz’ o mesmo efeito estético aliando outro ressignificado”. 
“A série ‘Diamantes’ em colagens de recortes de revista e técnica mista sobre tela torna-se o ponto alto da exposição a meu ver. Logo, da imagem em tela antes, apreciada em caráter tradicional (a partir da ‘original’) unifica-se nosso olhar por meio da figura de fundo junto a picotes de revistas ou tintas, ou sobre a lona ao fundo”.
Foto James Dean II \ Divulgação 
Por fim, a Exposição nos convida para um brinde. Um olhar inebriado nos conduz em experimentos de misturas pigmentárias chega ao giz de cera, até ao acaso da criação do artista. Extrato sólido de liquidificação com um pé na cena social e cultural do mundo que o rodeia. “Liquidificado sim, batido jamais”; como disse: Lia Sanders, em folder apresentação do artista.
No mais, Vando Figueiredo nasceu em Fortaleza no dia 29 de setembro de 1952. Dedica-se em seu trabalho diferentes técnicas. Igualmente, é professor de desenho e pintura. O artista é desenhista, pintor, gravurista, escultor. Recebeu vários prêmios e realizou mais de 100 exposições. Expôs em várias cidades do Brasil e em países como Estados Unidos, Portugal, França, Dinamarca e Itália.
Começou sua trajetória artística em 1988 (9ª edição da Unifor Plástica). Diplomando-se em desenho e pintura no Instituto Superior de Arte de Havana Cuba, por conta do curso ministrado por Raul de La Nuez.
______________________
Exposição “Liquidificai e bebei”, de Vando Figueiredo
Local: Galeria de Artes do Sesc Senac Iracema (R. Boris, 90 – Praia de Iracema)
Período: Até 29/11\2013 -  Visitação Seg a sex – 9h às 20h30 / Sab e dom – 16h às 20h

***
Universidade Federal do Ceará (UFC) - Faculdade de Educação (FACED)  Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) \ Secretaria Municipal de Educação SME)

Atividade Pedagógica do Curso "Metodologia do Ensino de Artes Visuais - Uma Proposta a partir de Experimentos Artísticos e Estéticos no Ensino Fundamental" - Professores de Arte (PMF \ SME)
Professor Drº Coordenador Hélio Leite 
Professor Ms. Formador: Genivaldo Macário de Castro
Professor de Arte (Esp.) – Aluno Lúcio José de Azevêdo Lucena

A obra "Sub(Over)Mundo", (2013) : exercício

Por Lúcio José de Azevêdo Lucena     (Lúcio Leonn)
"Sub-Over-Mundo", (2013),  criação minha
A obra em exercício pedagógico de arte intitulada "Sub(Over)Mundo" - Aula de Set-2013´- (Imagem acima) realizada por mim, durante a experiência criativa no “Curso Metodologia do Ensino de Artes Visuais - Uma Proposta a partir de Experimentos Artísticos e Estéticos no Ensino Fundamental”, pela Universidade Federal do Ceará (UFC) - Faculdade de Educação (FACED) em parceria com a Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF)\Secretaria Municipal de Educação (SME), aos Professores de Arte em rede – em descrição aqui; caracteriza-se pela força do espirito de poder (sem moderação), entre "os fracos e oprimidos" em sociedade capitalista; uma presença real de opressores.

O ser forte detém o poder num submundo (para aqueles que se sentem já excluídos) e outros seres superpoderosos - Um mundo over (exagerado).

E, assim, o exercício em desenho subintitula-se ao mesmo tempo, submundo, em imagens.

No que se referem às cores procurei o envolvimento de cores puras, quentes e frias - fouvistas.

Logo, utilizei-me da justaposição em uso de materiais simples, como: o lápis de cor e o giz de cera.

Portanto, pela busca de imagens antes no papel rabiscado, busquei o campo onírico entre figuras amorfas e seres surreais em processo final.

Fragmento da imagem"Sub (Over)Mundo", (2013)  
Da Experiência Criativa minha, no “Curso Metodologia do Ensino de Artes Visuais 
- Uma Proposta a partir de Experimentos Artísticos e Estéticos no Ensino Fundamental”, 
(memórias)


Esboços de imagens, acima  -
( Era  preciso perceber o (In)visível.... )

 (Abandonar o campo do possível....)

(Abandonar percepções...)


(Alterar sentidos...)

Foi uma vivência salutar, entre: pensamentos corporais, espaços e ritmo (música) | tempo.

O corpo tornou-se "vazio" em tempo-espaço.

Senti-me na busca de liberdade do corpo e da mente\espírito: 

os pensamento\atos e ideias.

Da possibilidade de ser outra pessoa, na proporção de músicas e movimentos livres,
uma vontade de voar...  

Criar.

Curso Metodologia do Ensino de Artes Visuais - Uma Proposta a partir de Experimentos Artísticos e Estéticos no Ensino Fundamental”, Universidade Federal do Ceará (UFC) - Faculdade de Educação (FACED) em parceria com a Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF)\Secretaria Municipal de Educação (SME), aos Professores de Arte em rede (selecionados) pelo Professor Ms. Formador: Genivaldo Macário de Castro (o primeiro à esquerda)

***

Término de curso\Professores\as de Arte da rede (PMF):selecionados e em formação continuada 
 Professores\as de Arte da rede (PMF): registro final em formação continuada em serviço
_________________________________________________________________________________

Universidade Federal do Ceará (UFC) - Faculdade de Educação (FACED)
Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF)\Secretaria Municipal de Educação (SME)
Curso Metodologia do Ensino de Artes Visuais - Uma Proposta a partir de Experimentos Artísticos e Estéticos no Ensino Fundamental

Professor Drº Coordenador Hélio Leite
Professor Ms. Formador: Genivaldo Macário de Castro
Professor de Arte (Esp.) - Aluno Lúcio José de Azevêdo Lucena