terça-feira, 13 de abril de 2010

*Síntese do artigo de Maria Candida Moraes: tecendo a rede, mas com que paradigma?

Diante do Texto, nos coloca a par do avanço da tecnologia, interface nos cursos modalidade EAD, da escola, (projetos informativos educacionais). E com a evolução surgem diversas questões: a formação do professor\a perante as TIC em defasagem; do uso operacional; de cunho didático; da concepção errônea sob o processo de ensino\aprendizagem (informativos; instrutivos e obsoletos), a partir da fruição de ferramentas computacionais em rede.
Enfim, “do novo” convivendo com “o velho” sistema educacional. Oposto à concepção educacional que, privilegie vertentes em construção de conhecimento criativo e de reflexão pelo uso adequado e hábil dos procedimentos computacionais (saber fazer, ser, conviver); de ambiência virtual de aprendizagem\ensino cumulativo e colaborativo, mediados entre o sujeito e a pesquisa; do saber em foco\ambiente de comunidades virtuais.

Indica-nos ainda, o paradigma da ciência em construção da inteligência humana por meio de valores sociais, de ambientes em aprendizagens interativas justapondo-se às novas tecnologias da informação e da comunicação (TIC) e não, o simples acesso tecnológico.
A autora, ao nortear o percurso do professor\a junto as TIC, indica a busca de raízes ontológicas para compreender o total e entorno da realidade, ao mesmo tempo, visa entender sua prática educacional em estado inovador.

Conclusão, o pensamento eco-sistêmico (em parâmetros: organização, de auto-organização e conectividade ou, transdisciplinar) é a saída apontada; convergir na Educação e em rede virtuais com novas metodologias em consciência ecológica renovada; outrora, de pensar ao novo currículo escolar eco-sistêmico. De assumir a dimensão humana como base total de cultivo da existência; dos momentos de aprendizagens\ensino e saberes virtuais mobilizados pela ação em grupo. De estados de valores humanos em evolução tecnológica para causar desenvolvimento de igualdade planetária e não desigualdade, em nome da construção do conhecimento multidimensional.
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Texto completo em: http://inforum.insite.com.br/arquivos/6226/Tecendoa_Rede.pdf

“Tecendo a rede, mas com que paradigma?” foi o questionamento da conferencista Maria Cândida Moraes, da Universidade de São Paulo (USP) e Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), na 5ª Educática – Tecnologias da Informação e da Comunicação Educacional. Realizado em: 04/06/2004.

*Atividade 2- síntese do artigo: tecendo a rede, mas com que paradigma? Aluno Lúcio José de Azevêdo Lucena. Professora: Luzirene Rego. 13/03/10- Pólo Ceilândia-DF (16h40min)Licenciatura em Teatro do Programa Pró-licenciatura. UnB/UNIR/MEC. Módulo Tecnologias Contemporâneas na Escola 3.Tutorias Eliana Severino dos Santos\ Maria Cristina