terça-feira, 6 de abril de 2010

“Tecnologia na escola: criação de redes de conhecimentos”

Artigo de Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida, (pp.71-73).
Por Lúcio José de Azevêdo Lucena (Lúcio Leonn)
(Resenha)
O Texto nos aponta à formação de educadores orientada pela transição inovadora contemporânea e do saber-fazer pedagógico pela prática, alicerçada em processo de saber-ser educador, tendo como eixo a realidade escolar (epistemologia da prática) e de base em procedimentos pedagógicos (o currículo) com o uso das TIC.

A autora, Elizabeth Bianconcini de Almeida ressalta a preocupação com os altos índices de analfabetos funcionais, considerados pelo IBGE (nas quatro primeiras séries do Ensino Fundamental incompleto). Por outro aspecto, ela converge nosso pensamento à análise do mundo tecnológico quando invade nossas vidas e tornar-se imperioso inserir-se na sociedade do conhecimento. E, como superar essa contradição? Assim, nos persuade a pensar em seu texto os vários dilemas e de processos de mudanças na Educação em interface com a Tecnologia e o olhar do professor em sala de aula.

No entanto, não basta inserir-se na sociedade da informação nem acesso à tecnologia de informação e comunicação (TIC), mas principalmente saber utilizar essa tecnologia para a busca e a seleção de informações que permitam a cada pessoa mobilizar conhecimento e de mediar conflitos. De compreender o dia a dia e de agir pela visão de mundo solidário e igualitário.

Como criar redes de conhecimentos? O que significa aprender quando se trabalha com redes de conhecimentos? Como inserir o uso de redes de conhecimentos na escola? O que cabe ao educador nessa criação?
Tais indagações nos fazem refletir. E, para breve compreensão de nossa leitura, transcrevo ao encontro da formação de educadores, o seguinte ponto de vista:

“O professor que associa a TIC aos métodos ativos de aprendizagem desenvolve a habilidade técnica relacionada ao domínio da tecnologia e, sobretudo, articula esse domínio com a prática pedagógica e com as teorias educacionais que o auxiliem a refletir sobre a própria prática e a transformá-la, visando explorar as potencialidades pedagógicas da TIC em relação à aprendizagem e à conseqüente constituição de redes de conhecimentos, (p.72).

Portanto, confere ao educador as habilidades e competências em aprender a aprender a ser professor e a aprender a fazer pelo uso das TIC e da mediação em processo de ensino-aprendizagem via rede colaborativa.

PALAVRAS-CHAVE:
Educação\Conhecimentos em rede\uso da TIC\Internet na criação de rede de conhecimento\Aprender e Ensinar em rede\Aprendizagem colaborativa \Processo colaborativo\coautoria\papel do professor\formação \ Incorporação da TIC\domínio da TIC na Escola\ Rede Colaborativa\Interação social\ Ambientes de aprendizagem e a TIC\ Mudança\ Mediação de Ensino-Aprendizagem.
A autora: Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida é Mestre e doutora em Educação, PUC-SP. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo e do curso de Tecnologias e Mídias Digitais, da PUC-SP. ; especialista em Informática na Educação; licenciada e bacharel em Matemática. Atua em projetos de pesquisa e formação de educadores midiatizados por tecnologias e em educação a distância. Consultora desta série (Tecnologia na Escola).

Mais informação íntegra do Texto - Disponível em: http://www.tvebrasil.com.br/salto/boletins2001/tec/tectxt2.htm

Onde encontrar: “O aprender e a informática - a arte do possível na formação do professor” – outro texto e sob organização da autora, em: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=40245

***

Licenciatura em Teatro do Programa Pró-licenciatura. UnB/UNIR/MEC
Módulo Tecnologias Contemporâneas na Escola 3
Tutorias Eliana Severino dos Santos\ Maria Cristina
Aluno Lúcio José de Azevêdo Lucena
Atividade 1- Resenha
Professora: Luzirene Rego
06/03/10- Pólo Ceilândia-DF (19h10min)