terça-feira, 16 de março de 2010

Características do texto "Aproximação com a Etnografia", de Daniel Brandão que são afins com as atividades de um estagiário

Atividade de proposição Universidade de Brasília(UnB). Universidade Aberta do Brasil(UAB) - Instituto de Artes(IdA). Disciplina Estágio supervisionado 1 Pofessora formadora Ana Maria Agra Guimarães. Aluno Lúcio José de Azevêdo Lucena-lúcio leonn.

Imagens aqui em pesquisa, meramente ilustrativas: o Ator e o seu papel etnográfico

"A Caminho da Tarde"-Proposição em Monoexercício Teatral. Texto original de Thalles Lucena. Pesquisa/adaptação/concepção/ interpretação e condução de cenas, por Lúcio Leonn. Teatro Universitário Sala anexa-agosto/20o9.

Características do texto "Aproximação com a Etnografia", de Daniel Brandão que são afins com as atividades de um estagiário

‘‘Buscar e coletar dados diretos entre o olhar etnográfico e o campo de sujeito apreciado (interação prolongada e imersão interacionista no mundo\ vida diária - via objeto em estudo\sujeito; há aproximação do pesquisador e seu campo de trabalho.”

“Reconfigura-se na aplicação parcial - nortear pelos princípios evolucionistas (Charles Darwin, 1809-1882) - espaço das teorias da evolução social - focalizar, a partir dos questionamentos levantados para convergir e compreender o desenvolvimento das sociedades e culturas (modus vivendi), em que se respeita uma classificação hierárquica.”

‘‘Seguindo a visão de Auguste Comte (1798-1857), procura-se atribuir uma sistemática de classificação, a visar proposta de ‘método comparativo’.”

“O pesquisador ‘apodera-se’ do ponto de vista do sujeito em foco, ao mesmo tempo, vivenciará o cotidiano do sujeito investigado: observação participativa.”

“Apropriar-se de recurso da narrativa etnográfica e da observação documentada in lócus (para posterior análise), em registro audiovisual.”

“O pesquisador não deve impor sua visão de mundo em seu campo de pesquisa, nem tampouco para o sujeito em debate\investigado.”

“Concepção sobre os aspectos da inerência humana que, ela é construída culturalmente; é particular e territorial; logo, a situação histórica é sempre relativa e temporária.”

Por fim, “a figura do etnógrafo nos aproxima do mundo macro para o mundo dos seres experienciados(micro) - nos aguçam os sentidos em visão particular; é específica e etnográfica.”

Assim, conclui-se como escrito texto em estudo: “O etnógrafo não é um mero observador da história, mas sim um participante e informante do processo.”
imagem em pesquisa, arquétipo: "Édipo Rei"

Complemento e finalizo, ainda: “ele é participante e informante do processo em que vive e se insere”.

***
Texto disponível na íntegra: http://institutofonte.org.br/aproximacao-com-a-etnografia