segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Carta de Intenção-Oficina "O TEATRO É O OUTRO” -2008 , ministrada por Maurice Durozier (Thèâtre du Soleil)

Oficina "O TEATRO É O OUTRO” - 1ª Residencia após 20 anos - 2008

(Por Lúcio Leonn)

Sou Ator egresso da Oficina Thèâtre du Soleil (1988), ministrada por Georges Bigot e Maurice Durozier, em Fortaleza-Ce, (120h/aula).

Por meio de conhecimentos e experienciação na referida Oficina; fui co-fundador da Cia de Teatro Lua (1989). Cujo procedimento em atuação cênica; da formação de grupo e/ou influência técnica, provém da filosofia do Soleil, em seus integrantes (procedentes).

“(...) No Teatro precisamos do Outro para existir(...)"., Leonn apud Pupo, segundo Maurice Durozier(2007)

Imagem (arquivo pessoal/Leonn), de Maurice Durozier, em (Entrevista) Fortaleza-Ce- 21 de outubro de 1988.

Além de continuar a atuar como ator de hoje, sou defensor e professor ministrante, em repasse de técnicas do “Soleil”, via cursos, palestras ou oficinas de teatro.

Autor da pesquisa de pós-graduação, intitulada: “Os Processos de Formação Teatral em Fortaleza na década de 1990: Memórias de um ator”. Fortaleza: UECE/CEFET-CE. 2002; (Monografia de Especialização em Arte e Educação, 177p). Nela, há um subcapitulo dedicado a toda memória da Oficina Thèâtre du Soleil. Desde a discussão, entrevistas; da vinda dos integrantes a Fortaleza-Ce, com apoio via órgãos governamentais e entidades de ensino, bem como registro de nomes de alunos atores/atrizes na seleção e participação; há breves fotos, além de suscitar a criação de novos grupos de teatro etc.

Por outro lado, sinto-me hoje, co-responsável pela sua vinda ou, de pôr em contato o Theatro José de Alencar e sua gestão 2008, (via diretora Isabel Gurgel) nas mãos da conhecedora Deolinda Vilhena (jornalista e produtora cultural, Doutora e Mestre em Études Théâtrales pela Univesité de la Sorbonne Nouvelle e Mestre em Artes pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo). Onde sua paixão e nossa conexão, é o Théâtre du Soleil...


imagem (arquivo pessoal/Leonn), de Georges Bigot, em (Entrevista)Fortaleza-Ce-21 de outubro de 1988.

Finalizando, é de suma importância, minha participação na presente Oficina "O TEATRO É O OUTRO” , a ser ministrada por Maurice Durozier, (de 19 a 30 de agosto do presente ano, em Fortaleza-Ce). Logo, marca meu retorno às origens, (meu reencontro de ator - com a verdadeira arte teatral).

É um novo tempo... Por uma longa espera de quase 20 anos.

Cordialmente, Lúcio Leonn.
(Fortaleza-Ce, 08/08/08).
Encaminhada,(para oficializar inscrição/seleção)
________________________________________________________

"Je sais que s'enva le théâtre que j'ai connu. La 'Saudade' me presse le couer, mais le souvenir reste vivante". Lúcio Leonn, em homenagem ,(depoimento escrito e entregue aos franceses)-nov/1988. [sinto que vai embora o teatro que conheci. A saudade aperta-me o coração, mas resta a Lembrança"].
________________________________________________________

Imagem (idem) candidatos selecionados e práticas na Oficina/Alunos atores/atrizes _Teatro São José ________________________________________________________
Ver Orkut/Comunidade Oficina Théâtre Du Soleil/BR em http://www.orkut.com.br/Community.aspx?cmm=23388480

Breve Reflexão em Estudos Iniciais e Avaliativos: teatro/educação à distância / pró-licenciatura-teatro / Curso Licenciatura Teatro (UnB): via Fórum




Não priorize seu planejamento, ao contrário...
Planeje suas prioridades. (Bertocchi apud Covey, 2004).

O Teatro como toda arte nos engrandece e nos inquieta a querer voar pela vida. Mesmo longe do palco ou a margem dele (teatro-educação). Um dia chega a nossa vez (atuação).

Observando as discussões do fórum e em aula presencial, estamos inaugurando um outro saber-fazer/ser: o teatro/educação em curso a distância. Logo, somos protagonistas desta nova cena.

Estamos via Fórum a planejar, a organizar atividades e para isso, requer investimento de tempo; assumir compromisso em uma ‘nova’ preparação científica e etapa específica de nossas vidas.

Percebo que, um dos motivos de nós professores em educação estarmos aqui é, Aprender a aprender - conscientes de nosso papel social (Escola) e da fruição artística, “buscamos organizar a vida pessoal/profissional”, (Nóvoa, 1992) - além de alentar e alavancar a nossa formação; devemos aliá-la às Novas Tecnologias da Informação e da Educação a Distância.

Imagem/acima (pessoal) aula inaugural-Universidade de Brasília/UnB-04 de julho de 2008.

E, este Curso (pró-licenciatura-teatro/licenciatura teatro-UnB) abre a janela deste dois ou mais campos em espaços de possibilidades de mudanças e de ação na docência. Há um novo olhar nosso a transitar, voltado agora para a Cultura Virtual.

E, tem sido “difícil para alguns” fáceis para outros. Toda transição é normal quanto à estranheza ou de mudar conceitos, paradigmas, pensamentos ou mesmo suscitar contravalores. Teatro à distância? Muitos têm a nos indagar. Estamos todos dispostos a aprender e, a errarmos juntos. E, no final? Nossa ovação, diante de nós mesmos, é a vitória.

E, “(...) Quanto mais freqüentemente usarmos a sala de informática, mais seguros e confortáveis nos sentiremos. Para tanto, precisamos criar novos hábitos e atitudes”, (Sônia Bertocchi, 2004).

No fórum do curso em discussão, a saber; há professores a mobilizar e informar a compras de computadores, para melhor desempenho junto ao conhecimento on-line; ou mesmo solicitando bate papo no chat do Curso; outrora,a ajudar e apreender juntos, passo a passo. Professores/as voltam a ter brilhos e sonhos, o retorno ao velho Teatro.

Há no curso, aqueles com bastante experiência na área. Outros, não. Mas nesse curso, digo, tudo se faz à primeira vez. Só podemos caminhar juntos quando o Último sentir-se o Primeiro. Teatro/educação se aprende-fazendo - a pensar, a compartilhar. É, arte da equipe. Precisamos daquela pessoa, que sozinho acende a luz de serviço do palco, escondido, para estarmos ali diante da platéia. Esta luz é o conhecimento/aprendizagem que cada um de nós tende a oferecer.

Também chegamos a comparar e “exigir” via fórum atividades, como se estivéssemos em aulas presenciais “face to face”. Embora durante as primeiras atividades solicitadas: 1) memorial trajetivo e 2) expectativas e planejamento pessoal do curso; tais atividades possibilitaram uma viagem ao nosso mundo interior, via campus virtual.

Em suma, estar sendo importante e inquietante esta preparação/familiarização inicial, com todos ao/no ambiente e plataforma do Curso, via Internet (Arteduca - Instituto de Artes - Universidade de Brasília-UnB).

“Eu também estou achando fantástico essa nossa interação, parece que estamos tão perto... Não tenho dúvidas de que tornaremos uma família bem unida (...).” Por Genilza Urany da Silva - quinta, 24 julho 2008, 13:59): Fórum Módulo I > Atividades 1 e 2/Módulo I ; (curso pró-licenciatura-teatro/licenciatura teatro-UnB).

Outro aspecto a pontuar, se refere à atenção e empenho das tutorias, do material impresso e encaminhado aos cursistas; além do dinamismo da coordenação do Curso, (evidenciado em plataforma - ambiente de aprendizagem - ou pessoalmente).

Todos estão de parabéns, logo, sempre presentes a Equipe se faz; como uns “acalantos” ressonantes; eles não nos deixam margem a querer nos desestimular, ou termos pesadelos diante das problematizações e inquietações surgidas pelo Ensino/aprendizagem à distância.

Referências Bibliográficas

NÓVOA, Antônio. (org.) Os Professores e sua Formação. Lisboa/Portugal: editora Dom Quixote, (1992).

Documentos de acesso digital

http://www.educarede.org.br/educa/index.cfm?pg=internet_e_cia.informatica_principal&id_inf_escola=34. Acesso em: 25 abr.2008.

Genilza Urany da Silva. Ponto de vista. Restrito (aos alunos cursistas) em: http://arteduca.unb.br/ava/mod/forum/discuss.php?d=1767. Acesso em: 27 jul. 2008.

(Tarefa Avaliativa) - aluno da Universidade Nacional de Brasília-UnB/Instituto de Artes-IdA:Lúcio José de Azevêdo Lucena (Lúcio Leonn)
Postada em /Última edição: Segunda, 28 julho 2008, 00:53 (782 palavras)