domingo, 26 de fevereiro de 2017

Metodologia de Construção de Boneco de Manipulação Direta: Fantoche

A ALMA DO BONECO ESTÁ NA MÃO DO BONEQUEIRO. O BONECO É IMORTAL: O BONEQUEIRO VAI, O BONECO FICA.” (Mestre bonequeiro Pedro Boca Rica, (1936-1991), segundo  Augusto Bonequeiro).

Por Lúcio José de Azevêdo Lucena

 Lúcio Leonn e seu Fantoche Dagoberto”.  - construído a partir da experiência do ator e artista-educador 


Finalidades:
-criatividade
-manipulação direta
-coordenação motora
-linguagem oral
-raciocínio lógico, etc.

Descrição do Boneco: 
figura humana
 Figura 1
(Mão minha e braço - técnica do mamulengo: mão mole)
Material:
garrafas pets – pitchula - (para construção da cabeça), gargalo recortado (boca) de garrafa pet para os braços, folha de papelão fino, pincel (ponta chata e de contorno), lápis, tinta guache (cores básicas (vermelho\amarelo e azul e neutras (branco\preto e cinza), novelo de lã (cores variadas), agulha de crochê, folhas de papel jornal, cola branca ou de isopor (opcional), folha (pequena) de isopor, tecidos (coloridos e\ou estampados), algodão ou restos de tecidos para enxerto\forro, jornal velho, tesoura etc. 

 
Fotos (série de imagens do boneco (acervo pessoal): apresento o boneco de nome, “Dagoberto”. 

 Procedimentos:
1º  Momento:
Confecção da cabeça do boneco e base para os braços de garrafa de plástico Pet.
·      1ª  Etapa: o papel jornal é rasgado manualmente, em pequenos tamanhos; em seguida, vai-se colado um a um na garrafa pet. Com o cuidado de revestir (1ª  etapa), sucessivamente, todo o espaço deixado por outro papel colado até preencher toda garrafa, (a cabeça).

·   Na primeira etapa, (como opção 1), faz-se uso de isopor em tamanho proporcional para construir o nariz, as sobrancelhas ou as orelhas, a boca (com cola branca e pedaços de isopor). Neste ínterim, a construção da base do rosto do boneco, (como opção 2, pode ser o papel jornal enrolado em tamanho proporcional em forma de canudo ou quadrados, até atingir volume desejado); caso nenhuma opção, também se segue o uso da camada de revestimento de papel jornal sobre o isopor ou papel enrolado, de maneira uniforme (formato do nariz, orelhas etc.), durante a primeira etapa de revestimento. 
 Figura 4
·         2ª  Etapa: é revestida uma segunda ou terceira camada, posteriormente, de mais papel jornal rasgado a mão sobre toda a base da cabeça do boneco, com o mesmo procedimento, anterior.
  


Figura 5

·         3ª  Etapa (primeiro momento): é revestida uma primeira camada de cola branca sobre toda a cabeça do boneco, a formar uma base resistente e lisa.

·         Etapa final, (1º  momento): nos gargalos (boca) da garrafa, que se origina a cabeça revestida em (3ª etapa) e a base de pets cortada para os braços, forram-se a parte externa com jornal velho e cola de isopor; deve-se usar a mesma técnica de revestimento supracitado, a fim de aderir ao tecido (composição da vestimenta do boneco) ao colar as duas partes (tecido e pet). Por fim, é esperar secar depois, as partes revestidas. 
Figura 6
Observação 1
Caso da opção 3, de somente avolumar o nariz do boneco com isopor – então, pode-se fazer uso do pincel e tinta guache durante (2º momento\2ª  etapa, descrito abaixo): acabamento), o contorno\marca de sobrancelhas ou boca, a partir do desenho; de acentuar o rosto (vide imagem acima) do boneco.
                                          
                                                                                     
2º  Momento:
Acabamento e pintura do rosto do boneco: arte final
·   1ª  Etapa: pincelar tinta guache cor base do rosto em todo o formato da cabeça, de acordo com a descrição do boneco adotado e ao devir (após secagem da cabeça do boneco, advindo do 1º momento\3ª  etapa).

·     2ª  Etapa: ir construindo em seguida com um lápis, a delinear os olhos, as sobrancelhas e a boca (pode-se pincelar direto sobre a cabeça do boneco com tinta guache as cores sugeridas da feitura do rosto, sem uso de contorno do lápis.), sempre a respeitar o gênero sexual, idade, como ele (a) é etc. (Após espera de secagem do 2º  momento\1ª  etapa ou, se for o caso da escolha: opção 3, de somente avolumar o nariz do boneco com isopor ou papel em dobra volumoso.); o procedimento de contornar e de dar cor ao rosto do boneco  será o de pincelar direto sobre a cabeça do boneco com tinta guache as cores sugeridas à feitura do rosto, (ver figura 6). 
Figura 9
·       3ª  Etapa: a construção dos cabelos, entre outros acessórios de uso. Segue-se manualmente, ir colando (cola de isopor ou passe cola quente), fio por fio de lã e a formar o cabelo desejado (liso, enrolado, crespo etc.). Depois aparar o tamanho\corte do cabelo, conforme se deseja.

Observação 2
Como opção: a partir do uso de agulha de crochê, pode-se costurar com lã direta na cabeça do boneco (plástico), sem deixar espaço entre os furos; a preencher o todo e a dar dois seguros nós, (cabelo comum: corte de 30 a 40 fios de 40cm.).

3º  Momento:
Indumentária e Enchimento das Mãos do Boneco
(figura 10: 2ª   opção de vestimenta: braços diretos no molde)

·     1ª  Etapa: a indumentária do boneco e as mãos, (caso 1ª opção, não tenha habilidade com corte e máquina de costura, pedir ajuda a família ou costureira para realizar tal etapa. Caso não faça um molde com papelão deixando as extremidades livres para o acesso das mãos e dos dedos diretos na roupa, (figura 10).
·    2ª  Etapa (caso da 1ª opção): A roupa do boneco deverá ser colada nos gargalos (boca) da garrafa, que se origina a cabeça com cola de isopor ou cola quente.
·      3ª  Etapa (1ª opção): na base de pets cortados para os braços (advindo da etapa final, 1º momento) deverá ser colada nos gargalos. E, o tecido das mãos do boneco é alinhavado entre o gargalo e a indumentária, após o enchimento com algodão ou resto de tecidos (figura 9).
·         4ª  Etapa: faça um tubo pequeno de papelão para ajuste dos dedos e passe fita crepe ou cole as extremidades pelo formato dos dedos das mãos, (figura abaixo).

Observação 3:
Da construção do Boneco (Manipulação Direta): Fantoche - construído a partir da experiência do ator e artista-educador Lúcio José de Azevêdo Lucena (Lúcio Leonn), técnica adquirida durante a realização do Projeto de Estágio: Teatro Aplicado à Educação (1992-1994) como aluno egresso do Curso de Arte Dramática (CAD) da Universidade Federal do Ceará (UFC), através de aulas aplicadas de Arte\Teatro na extinta Fundação Estadual do Bem Estar do Menor do Estado do Ceará (FEBEM-CE): Centro Educacional São Miguel (Fortaleza-CE).
garrafas pets – pitchula - (para construção da cabeça), gargalo recortado (boca) de garrafa pet 

Fonte consultada (somente):
Imagem: figura 10. Cortar e Recortar para Encantar: Vamos fazer um fantoche? Disponível em: http://contarerecontarparaencantar.blogspot.com/2007/06/vamos-fazer-um-fantoche.html Acesso: setembro de 2010.
Citação de Pedro Boca Rica. Blog do Augusto Bonequeiro. Disponível em: http://bonekeiro.sites.uol.com.br/homenagem_a_boca_rica.htm  Acesso em setembro de 2010.

******************************************
Atividade 1 (Semana 2) minha:
Metodologia de Construção de Boneco de Manipulação Direta (texto, pp. 01-06) procedente do Curso Licenciatura em Teatro do Programa Pró-Licenciatura. Universidade de Brasília (UnB)/UNIR/MEC - Módulo Laboratório de Teatro 4 - Professora Kaise Helena Teixeira Ribeiro (20 de setembro de 2010).