domingo, 21 de agosto de 2016

“Oficina de Teatro de Improvisação” - 12 e 13 de abril de 2016 - ministrada pela diretora e atriz de teatro alemã Christiane Mudra.

Por Lúcio Leonn 

A Casa de Cultura Alemã (CCA) da Universidade Federal do Ceará traz a Fortaleza (CE-Brasil) a conceituada diretora e atriz de teatro alemã Christiane Mudra.

“A Liberdade é sinônimo para toda cena [não]-imaginária em ação [des]contínua de tempo-espaço: o devir-cênico” (Lúcio Leonn – “Oficina de Teatro de Improvisação com atriz e diretora alemã Christiane Mudra” – Fortaleza-Ce (Brasil): abril, 2016).

(Divulgação site da UFC)
A atriz e diretora Christiane Mudra tornou-se conhecida com os filmes Nie gesagte Dinge (2009), Love kills (2008) e Roulette (2013). Recentemente, lançou Wir waren nie Weg (2015).

A Oficina de Teatro de Improvisação tornou-se ação sociocultural e artística graças a Coordenadoria Cultural da Casa de Cultura Alemã (CCA), tendo à frente, a Professora Visitante (UFC) Dra. Hanna Knapp (DAAD-Lektorin Fortaleza) DAAD BR, à quem agradecemos tal iniciativa.  E, Charlotte Koch, como assistente Cultural da Casa de Cultura Alemã. E, seus registros em fotos – Oficina.

“Oficina de Teatro de Improvisação” - ministrada pela diretora e atriz de teatro alemã Christiane Mudra. Realizada em parceria no Teatro Universitário Paschoal Carlos Magno – UFC, dias 12 e 13 de abril de 2016, das 9 às 17 horas (intervalo entre as 12 e 14 horas). As Inscrições encerraram em 7 de abril, com VAGAS LIMITADAS.

Todos os candidatos admitidos na oficina: teatro de improvisação inscreveram-se mediante prévia inscrição, com direito no final à CERTIFICAÇÃO (12h/aula).

Uma programação realizada pela Casa de Cultura Alemã, em parceria com o Instituto Goethe, que incluiu ainda dia 14\04-2016, (19h); um bate-papo com a atriz e o público, (acerca de seu trabalho teatral: o Teatro Investigativo). Realizado na Sala Interarte da Casa (Av. da Universidade, 1783, Benfica, Um convite realizado igualmente, pela Casa de Cultura Alemã da UFC.  Eventos gratuitos e abertos ao público.

A OFICINA  – Breve Resumo
“Uma das melhores aulas de TEATRO da minha vida!!! Obrigada a todos pelo aprendizado!!! [...].”. – (Ressalta Mai Puig, seguindo seu depoimento pessoal em rede social, 15.04.2016.)
“Oficina de Teatro de Improvisação” com atriz e diretora alemã Christiane Mudra (centro) - Imagem adaptada\coloração em reprodução, a partir da foto original de Jean Claude — (À esquerda, em pé) alunos-atores e atrizes: Aline Campelo, Zerivaldo Beserra, Milene Pimentel, Evan Teixeira, Riane Aguiar, Mai Puig, Clara Monteiro, Christiane Mudra (atriz, diretora e ministrante da Oficina), Alexandre Holanda, Yuri Morais (intérprete), Ingrid Falcão e Rosimeiry de Melo. À direita(sentados) alunas-atrizes e atores: Marcus Martins, Juliana Brasil, Bio Falcão, Thiago Camelo, Carla Heliany Moreira Tavares, Lúcio Leonn, Manuela Crisóstomo e Jean Claude.  
Enumerei abaixo, palavras-chave¹ ao aluno-ator\atriz edificados pela atriz de teatro alemã Christiane Mudra, durante a realização da  “Oficina de Teatro de Improvisação”, em cena\exercícios.
 O nosso palco: Teatro Universitário - Paschoal Carlos Magno (imagem minha)
¹Palavras-chave: 
1. Entusiasmo\vontade\espontaneidade\liberdade de espírito individual\generosidade\ludicidade\solidariedade em grupo (pares/trio/mediação por Christiane Mudra);
2.      Sentimentos (emoções puras);
3.      O Outro participante (ator\atriz jogador\a): a cena;
4.      O fazer (fisicalização): dupla\trio\ grupo etc.;
5.      A ação (física) – devir (invocação de uma ausência);
6.      Regras estabelecidas, ou não, - (circunstâncias dadas (re/criada) pelos jogadores atores ou uso indicativo pela facilitadora Christiane Mudra ou situação re\criada em improvisação\interpretação pelos atores jogadores);
7.      A plateia (espectador; ator jogador\público (in)visível);
8.      O GESTUS, sob o conceito do dramaturgo Bertolt Brecht;
9.      Distanciamento=Verfremdung;
10.  “Liberdade” é palavra sinônima para toda a cena. 

Participaram da referida oficina, os seguintes alunos-atores e atrizes:
1.         Aline Campelo
2.         Alexandre Holanda
3.         Bio Falcão
4.         Carla Heliany Moreira Tavares
5.                   Clara Monteiro
6.                   Evan Teixeira
7.                   Juliana Brasil
8.                   Jean Claude
9.                   Ingrid Falcão
10.               Lucas Alexande
11.  Lúcio Leonn
12.  Loyd Dias
13.  Manuela Crisóstomo
14.               Marcus Martins
15.               Marla Gomes Lima
16.               Mai Puig
17.               Milene Pimentel
18.    Riane Aguiar
19.    Rosimeiry de Melo
20.    Thiago Camelo
21.    Zerivaldo Beserra.
(Foto: Charlotte Koch (Daad Cca), 2016): os alunos-atores\atrizes em exercícios  direcionados / livres em interpretação e improvisação pelo espaço cênico, individual. 

(Foto: Charlotte Koch (Daad Cca), 2016): aluno-atores:  Lúcio Leonn e Mai Puig em exercício de interpretação e improvisação em dupla, a partir de ação: coletiva\pares\individual – ponto de partida e sequência criativa: ação física\personagens.

*Agradecemos ao empenho e talento à tradução simultânea e à experiência, também, de Yuri Morais, o Intérprete na Oficina de Teatro de Improvisação.
(Foto: Charlotte Koch (Daad Cca), 2016): os alunos-atores em exercício de interpretação e improvisação em dupla, a partir de ação: coletiva\pares\individual -  ponto de partida e sequência criativa: ação física\ personagens.


(Foto: Charlotte Koch (Daad Cca), 2016): os alunos-atores Alexandre Holanda e Jean Claude em exercício de interpretação e improvisação em dupla, a partir de ação: coletiva\pares\individual -  ponto de partida e sequência criativa: ação física\ personagens.

(Foto: Charlotte Koch (Daad Cca), 2016): alunas-atrizes Carla Heliany Moreira Tavares (D) e  Clara Monteiro (E) exercício de interpretação e improvisação em dupla, a partir de ação fisica.





Palavras-chave¹ acima, são princípios ou abordagens norteadoras que devem ser seguidos, em busca do fazer teatral  - ACONTECER – Eventuar – AGIR – improvisar...

Sim!
Ótimo!

Alguns: a) b) c) abaixo, 
- Jogos teatrais \ (dramáticos) utilizados durante a Oficina 
de Teatro de Improvisação, evidenciados!

Em busca de  uma consciência
pessoal e artística
original

Sempre, dizer: “Sim”

Escutar: “Bem”

Spit! 
Spot!
Super
SENTIMENTOS!
Liberdade
a) "Jogo/Exercício de Concentração / Aquecimento Corporal e Grupal" - Todos em círculo. Define-se quem deve começar e para qual lado. Ao som da palma (dar), individualmente, o participante que comanda olha nos olhos para o participante que está a seu lado. Por meio da visão (simultaneamente, som e olhos). Do participante, que recebeu o comando, observa e recebe (olhadela e som) e,  encaminhar para o Outro a mesma ação e para mais outro em círculo. Segue sucessivamente até que, o facilitador\participantes proponha(m) aumentar gradativamente, o ritmo de palmas e a possibilidade de direção da ação e do movimento em conjunto ou de surgir à espontaneidade e fluência do exercício em grupo.

Para que jogá-lo? Estimular a concentração individual/grupal e criar contato e clima de confiança.

Descrição detalhada: Pede-se aos participantes que formem um círculo. Designa-se quem deve começar e qual lado do direcionamento da ação deve começar (lado direito ou esquerdo do participante). No decorrer do jogo, os participantes podem encaminhar de forma in\direta suas ações em bater palmas e as ações permanecem em conjunto. O ritmo acelerado, lento sustentado. Procura-se fruir atitudes, de: atenção / concentração / percepção.

Elementos do jogo: ação/ritmo/som. Noção de espaço e direção direcionada: direto (esquerda e direita) e in\direto(centro/esquerda/direita). Há definição oculta em verbos: dar e receber (bater palmas: som= fluência}. Utilização de sentidos:visual/auditivo\etc.(fonte:http://notasdator.blogspot.com.br/2009/10/jogos-dramaticos-e-teatrais-conceito.html)
(Foto: Charlotte Koch (Daad Cca), 2016): a atenciosa plateia no decorrer da “Oficina de Teatro de Improvisação” –as seguintes alunas-atrizes\atores: Evan Teixeira, Clara Monteiro, Manuela Crisóstomo, Zerivaldo Beserra, Carla Heliany Moreira Tavares, Jean Claude, Riane Aguiar,  Rosimeiry de Melo, Milene Pimentel e Ingrid Falcão. 
b) "Jogo de Atitudes" - A partir de uma posição neutra (confortável, braços ao longo do corpo, andando etc ...) de descontração, à qual deve sempre o participante regressar; o grupo terá de reagir aos comandos do participante\facilitador (sob a forma de um a só palavra, ou frase extraída de um jornal, de uma história contada, de um texto (diálogo) teatral, de uma música, ou simplesmente inventada). Os participantes deverão ficar imóveis numa figura/pose coletiva até receber a ordem de voltar à posição neutra. Exemplos de comandos: magia, silêncio, feitiço, espera, brincadeira, música, tempestade, velhice, fome, medo, despertar, vaidade, trecho de uma peça.

Para que jogá-lo? Buscar a reação coletiva e a criatividade em rapidez e de comando.

Descrição detalhada: O grupo terá de reagir aos comandos do facilitador\participantes. Os integrantes deverão ficar imóveis numa figura/pose coletiva\ em dupla e\ou individual até receber a ordem de voltar à posição neutra.  (fonte: idem, acima)

c) ²Jogo "Palavra-texto-imagem cênica – a construção de uma fábula" ou "Cenas-palavra ou palavras-cênicas"  -  Realizei tal improvisação (situação dada: “Uma criança perdida e ferida numa Floresta”), a partir desse jogo .

 – Um ator narra em 1ª pessoa sua ação, em seguida as demais pessoas: três atores projetam as palavras (texto), ao do ator narrador.

Para que jogá-lo? Estimular a função do ator [rapsodo] – a tomar consciência e percepção corporal – por que faz e, para quem faz tal ação física: ou tornar sua ação critica (verossímil) e direcionada (o fazer). As palavras projetadas ao ator-narrador vão se incorporando ao jogo cênico, ao mesmo tempo, a corporificação e a entrada de “novas” cena-palavras ou palavras-cena, (introduzem uma imagem\palavra\texto) espontaneamente, – evocam o inter/cambiar; a buscar; o desenrolar – instaurar o in/usitado – o devir – o circunstancial, sempre, em 1ª pessoa.

Descrição detalhada: quatro atores-alunos jogadores. Um ator-jogador narra uma ação em 1ª pessoa, enquanto três atores-jogadores projetam uma palavra, simultaneamente, ao ator do centro da ação. Antes, se define um tema [(nó) \ texto – circunstâncias dadas] comum acordo no grupo para ser jogado em transitoriedade. Os três atores-jogadores operam em seu espaço pessoal, (periférico da cena); projetar sua palavra\texto em audição. Repito: projetam suas palavras em demanda de movimento da ação física\vozes: cena do primeiro ator, em movimento de criação.

Elementos do jogo: Ação - a partir da improvisação ou jogo teatral (dramático). Palavras-texto (des)\conexos que, o ator da cena deve incorporar a sua ação iniciada ou fala (antes, por ele)  em 1ª pessoa  e/ou junto à sua ação física (situação definida, anterior, ao jogo pelo grupo). Ou seja, Uma plateia in/visível deve ser definida pelo ator partícipe da cena\ação. Os três atores-condutores participam da ação por intermédio da palavra (vozes) enunciada por eles, somente. Não se sujeitam nem adentram a cena do primeiro ator, O ATOR RAPSODO (este intérprete, não deve sair do Foco (problemas a ser solucionados, advindos de palavras-texto por intermédio da palavra (vozes) de três atores condutores).).  
(Foto: Charlotte Koch (Daad Cca), 2016): os alunos-atores\atrizes em exercícios  direcionados / livres em interpretação e improvisação pelo espaço cênico, individual.
***
(Foto: Charlotte Koch (Daad Cca), 2016): os alunos-atores\atrizes Clara Monteiro e Bio Falcão em exercício de interpretação e improvisação em dupla, a partir de ação: coletiva\pares\individual.
Intervalo-Pausa\ imagem minha
___________________
¹Informação retirada do meu arquivo pessoal/memórias de ator. Transcrição oral.


²Denominação dada por mim, ao jogo vivenciado, a partir de experiências e memórias minhas nesse Jogo (situação dada pela facilitadora: “Uma criança perdida e ferida numa Floresta”) - “Oficina Teatro de Improvisação”, com atriz e diretora alemã Christiane Mudra, abril de 2016. Transcrição oral.
__________________

  • Adiante, breve exercício de escrita – olhar investigativo acerca do Teatro de Improvisação – articulações entre a Teoria|Prática – base para conhecê-lo|fazer – seguir seus pensamentos, a partir da Oficina de Teatro sobre o tema Improvisação. Texto disponível, em:

  • Em resumo- Vídeos da Oficina serão postados!