sábado, 14 de maio de 2016

Plano 3Aula(s) (Proposição): contribuição!

A_arte_existe_porque_a_vida_nao _basta”[F.Gullar].

Prof. Esp.Lúcio José de Azevêdo Lucena (Lúcio Leonn)
Homem-Vitruviano-Leonardo-da-Vinci
(1ª aula) - TEMA I
Discurso breve sobre o Corpo\Dança\jogo...
(2ª aula) - TEMA II
Introdução à Prática do Corpo e do Movimento - Laban;
E, jogos dramáticos e\ou teatrais.
(3ª aula) - TEMA III
Ações básicas e suas características temporais – espacial–energéticas; sequência de movimentos: Laban.


1ª aula
TEMA I

Discurso breve sobre o Corpo\Dança...
2ª aula
TEMA II

Introdução à Prática do Corpo e do Movimento - Laban; jogos dramáticos e teatrais.

OBJETIVOS

§   Introduzir o aluno\a aos estudos práticos e teóricos sobre os fatores de movimentos: espaços\planos\ações básicas e suas características temporais–espacial–energéticas- sob perspectiva teórica de Laban.
(...)
CONTEÚDO
O Corpo biológico\Arquitetônico.
Rudolf von Laban e a Arte do Movimento - O “pai da dança moderna europeia”.
1. Exercícios de condicionamento corporal
2. Exercícios básicos de locomoção.
3. Exercícios de conhecimento espacial.
4. Exercícios de planos de movimentos.
METODOLOGIA
Ø  Aplicam-se Trabalhos práticos individuais e\ou em grupo, em que a dinâmica de jogos dramáticos e teatrais (Spolin) perpasse conjuntamente à introdução de movimento e corpo (ações básicas e suas características temporal espacial–energéticas\sequência de movimentos de Rudolf von Laban), em que consiste ampliar a vivência e a reflexão dos educandos pela fruição corporal como centro do processo de cada tema\Aula. Para isso, a turma será dividida em grupos e\ou em pares\individuais, sendo que para cada atividade os grupos terão configurações diferentes, a depender dos fins específicos dos exercícios estabelecidos.  No entanto, Todos os alunos da classe podem compor um único grupo e a apresentação de resultado individual para o grupo como um todo também está contemplado.
Ø  (...)músicas direcionadas em tempo-espaço...
ATIVIDADES
Explanação\Contextualização\Deba.
(1)Aquecimento
§   Alongamento
§   Relaxamento
Postura.
(2)Andar sentindo os pés no chão
§   Andar na ponta dos pés
§   Andar nos calcanhares
§   Andar na borda externa dos pés
§   Andar na borda interna dos pés.
3. (3)Espaço pessoal (vital)
§   Espaço parcial
§   Espaço total
§   Espaço social.
§   (4)Plano alto(níveis...)
§   Plano médio
§   Plano baixo.
RECURSOS DIDÁTICOS
(...)
AVALIAÇÃO
(...)
3ª aula
TEMA III
(Continuação)
Ações básicas e suas características temporais – espacial–energéticas; sequência de movimentos: Laban
CONTEÚDO
1. Exercícios de condicionamento corporal\Exercícios básico de locomoção [repetição de quadro acima].
2. Exercícios de conhecimento espacial\Exercícios de planos de movimentos aos demais exercícios descritos acima (reinserção quadro de Atividades).
3. Exercícios das oito ações básicas e suas características temporais–espacial–energéticas;
4. Exercícios de sequência de movimentos: Laban.
ATIVIDADES
Golpear–rápida–direta–forte
Flutuar–sustentada–indireta–suave
Chicotear–rápida–indireta–forte
Fluir-sustentada–direta–suave
Torcer–sustentada–indireta–forte
Apalpar-sustentada–direta–suave
Pressionar–sustentada–direta–forte
Sacudir–rápida–indireta–suave.
1. Correr–sacudir–agachar–rodopiar
2. Arquear-se–levantar–fechar–abrir
3. Balançar–circular–espalhar–plainar
4. Tremer–encolher–precipitar-se esparramar-se
5. Ondular–desfalecer–dar um bote–precipitar-se–arrastar-se.

PROPOSIÇÃO BIBLIOGRÁFICA PARA CORPO DISCENTE
(Aulas)


1.  Koudela, Ingrid Dormien. Jogos teatrais. São Paulo: Perspectiva, 2009.
2. Laban, Rudolf Von. Domínio do Movimento –Ed. Summus (Edição organizada por Lisa Ullmann): 1978.
3. Stokoe, P. & Harf, R.Expressão corporal na Pré-Escola. Tradução de beatriz A. Cannabrava. São Paulo: Summus, 1987.
4. Spolin,Viola. Improvisação para o teatro / Viola Spolin; [tradução e revisão Ingrind Koudela e Eduardo José de Almeida Amos]. - São Paulo: Perspectiva, 2006. - (Estudos; 62/dirigida por J. Guinsburg.).
5. __________, Viola, Jogos teatrais para a sala de aula: uma manual para o professor\ Viola Spolin; [tradução Ingrid Dormien Koudela] – São Paulo: Perspectiva, 2008. 321p.
6. SANTOS, Vera Lúcia Bertoni dos. Brincadeira e conhecimento: do faz de conta à representação teatral.- Porto Alegre: Mediação, 2002. -(Cadernos Educação e Arte: 1). 128p.
7. VIDOR, Heloise Baurich. – Drama e Teatralidade: o ensino do teatro na escola. – Porto Alegre: Editora Mediação, 2010.

FONTES CONSULTADAS
Periódicos
Arquivo pessoal e experiência do ator (artista-educador) Lúcio Leonn em: Curso de Arte Dramática (CAD-1991-1994) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Curso A Arte do Movimento-Laban (1994-projeto ECCOA\Secult-Ce\Theatro José de Alencar). Curso Colégio de Direção Teatral (CDT-1996-1999), Instituto Dragão do Mar. Curso Dança e Pensamento (2007-2009) Vila das Artes\Parceria Universidade Federal do Ceará (UFC).

Lúcio Leonn em Proposição Coreográfica, 2008.
 ***
Em análise teórica e colaborativa de SANTOS (2002, p.53) sobre o sistema de Jogos Teatrais de Viola Spolin busca-se aprofundar resumo, aqui;

De modo geral, a prática dos jogos teatrais inclui: o acordo grupal, realidade a ser jogada, estabelecida entre atores (quem joga) e a plateia (quem assiste); a estrutura do jogo, determinada pelos aspectos onde (o ambiente em que se passa a ação), quem (os personagens) e o quê (as ações dos personagens); o foco, problema a ser solucionado, que envolve aspectos específicos da comunicação teatral (avaliação); e a instrução, intervenção pedagógica que ocorre durante o desenrolar do jogo e que visa a auxiliar os jogadores a solucionarem, de maneira orgânica, os problemas de atuação, (o papel do facilitador\avaliação) evitando que a atenção dos atores seja desviada do seu objetivo. (Destaques e enxertos meus, a partir da obra de Spolin - Jogos Teatrais na Sala de Aula: um manual para o professor)

Contudo, sobre o livro Brecht na pós-modernidade, de Ingrid Dormien Koudela, segundo estudo teórico da obra (RÖHL, p.330) diz que, nele:

O jogo está sendo resgatado como fator educacional. No ato artístico coletivo que Brecht propõe como forma de encenação para a ‘peça didática’, esta é usada como ‘modelo de ação’ para a investigação das relações dos homens entre os homens. O modelo é objeto de crítica e modificação, a partir do cotidiano dos jogadores. Para isso ele é historicizado, ou seja, contextualizado, e mostrado como temporal transitório. O mesmo se dá com as atitudes dos jogadores, chegando-se à conclusão de que as relações entre os homens são mutáveis. Essa é a potencialidade crítica do exercício com a linguagem gestual. Os instrumentos didáticos propostos por Brecht têm por objetivo a educação estético-política (s\d). Grifos nossos. IN: Ruth Röhl. Brecht na pós-modernidade de Ingrid Dormien Koudela. São Paulo, Nome da Editora, 200? Disponível em:                 < http://www.eca.usp.br/salapreta/PDF02/SP02_044_rohl.pdf.
>Acesso: maio de 2011.



Fortaleza-Ce, maio de 2011.

Pontos relevantes - opinião minha do texto autoria: Sheila Maria Conde Rocha Campello - sobre - Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

(Módulo 29:), segundo Lúcio Leonn.


Imagem 2009- Lúcio Leonn, em UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA – UnB \ INSTITUTO DE ARTES – IdA
“Sabemos que esse planejamento do TCC deverá ser elaborado de acordo com normas internas definidas pelas coordenações locais, com base em normas técnicas, ou em outras normatizações específicas de sua unidade acadêmica.”

“Para fundamentar este debate, além da consulta à bibliografia específica sobre o tema (inclusive as normas prescritas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT), foram consideradas as normatizações propostas pelas Instituições de Ensino Superior (IES) envolvidas neste projeto de curso.”

“A consulta realizada aos textos que apresentam essas normas, obtidos junto às coordenações dessas universidades parceiras, demonstrou que algumas delas ainda não dispõem de normas específicas para os cursos oferecidos a distância. Nesses casos, buscamos subsídios em documentos organizados para orientar a elaboração dos TCC em cursos presenciais.”

“Caberá às coordenações locais e aos orientadores do TCC definir claramente tais etapas, de forma a evitar prejuízos na aprendizagem dos conteúdos relacionados com a pesquisa e na formação desses professores pesquisadores.”

“ (...) fica registrada nossa sugestão para que priorizem projetos planejados para ser aplicados em seu contexto de trabalho, envolvendo os atores com quem lida em sua rotina profissional. Melhor ainda que esses TCC sejam significativos para todos: seu propositor e a comunidade escolar em que ele atua. (…).”

Tendo em vista que estamos propondo a elaboração do projeto final de uma licenciatura, é natural que pensemos em uma proposta de ensino e aprendizagem a ser desenvolvida nas escolas em que vocês atuam. Sendo assim, essa reestruturação autopoiética deverá desencadear em outros seres vivos, seus respectivos alunos, a motivação para promoverem suas próprias reestruturações, que deverão ser igualmente significativas. Além de serem significativas para a comunidade escolar, tais pesquisas deverão atender determinadas condições, para que sejam reconhecidas como um trabalho acadêmico.

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA – UnB\INSTITUTO DE ARTES – IdA\DEPARTAMENTO DE ARTES CÊNICAS – CEN. LICENCIATURA EM TEATRO. BRASÍLIA, (Nov.)2011. Licenciando: Lúcio José de Azevêdo Lucena [Lúcio Leonn]