terça-feira, 26 de abril de 2016

A Poética de Um Artista: Lúcio Leonn

"Comecei a fazer teatro aos nove anos de idade nas festividades religiosas, antes de minha primeira comunhão (foto_1980_abaixo, acervo pessoal) ou durante as atividades da Cruzadinha Eucarística, sob coordenação da irmã “Tia Nete”, na Igreja Bom Jesus dos Aflitos (Parangaba). Vale lembrar quando eu era criança\adolescente, era o Teatro representado nas aulas da Educação Infantil \ disciplina de Educação Artística na Escola Joaquim Moreira de Sousa, por meio de jogo dramático e\ou teatral”  (Memória de ator).



LÚCIO José de Azevêdo Lucena. Aquariano, natural de Fortaleza (Ceará). No Teatro cearense é conhecido como L ú c i o  L e o n n. [DRT/PE nº.1126/1994]. É cofundador da Cia. Lua de Teatro (1988-1999). ATUA no grupo Comédia Cearense desde o curso com Haroldo Serra, (Informação e Prática Teatral, 1989).


COMEÇOU a fazer teatro aos 9 anos de idade nas festividades religiosas de sua Primeira Comunhão e atividades da Cruzadinha Eucarística, Igreja Bom Jesus dos Aflitos (Parangaba). Além de peças de teatro na escola pública e até adolescência, no Grupo de Teatro Amador Aprendizes do Futuro, sob coordenação de Francisco Giuseppe.

SUA estreia no palco cearense, deu-se em 1988, com a peça “A Vigília da Noite Eterna” de B. de Paiva, com o grupo CTCAF, no Teatro São José, sob direção de Moreira Mattos.

CURSOU Oficina Théâtre du Soleil (1988). Formado em Arte Dramática pela Universidade Federal do Ceará/UFC (1991-1994). Cursou: Colégio de Direção Teatral (1ª turma), como aluno-intérprete pelo Instituto Dragão do Mar (IdT) (1996-1999). Ballet Clássico Acadêmico | Escola de Ballet Clássico Hugo Bianchi.

CURSOU TEATRO, com: Aderbal Freire Filho, Antonio Mercado, Celso Nunes, Clovis Levi, Ewerton de Castro, Georges Bigot e Maurice Durozier, Jonas Bloch, José Eduardo Vendramini. Haroldo Serra, Luis Artur Nunes, Moreira Mattos, Renato Icarahy, Santiago Garcia, Maria Karadja, entre outros.
Interpretação para TV com: Denise Bandeira, Duaia Assumpção, Iacov Hillel e Roberto Jabor.

PEDAGOGIA do Teatro, com: Valéria Albuquerque (IdT), César Lignelli (UnB) e Escolinha de Arte do Brasil (RJ).

RECEBEU diversos prêmios por sua atuação em vários festivais locais e nacionais de Teatro. Atividades de Orientação de jovens talentos em direção de cenas/interpretação cênica com os atores de Fortaleza, ao antigo Curso de Arte-Dramática da UFC e Curso Princípios Básicos de Teatro; para o Curso Colégio de Direção Teatral (hoje extinto), à Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia-UFBA, e o Curso Técnico para Formação de Atores da Escola de Arte Dramática-EAD/ECA-USP.

ATUALMENTE, desde 1993, como artista-educador desenvolve e pesquisa trabalhos educacionais e de procedimentos artístico-estéticos (Arte-Educação), junto a crianças, adolescentes e adultos, e na rede de educação básica de ensino, como professor efetivo (2001).

E, EM 2009 criou a Cia. do Ator Livre, ainda em fase de implementação com o espetáculo, “A Caminho da Tarde”.

LICENCIADO em Pedagogia. Pós-graduado em Arte e Educação (2002). Dança e Pensamento (2007-2009), Escola de Dança/Vila das Artes|Prefeitura Municipal de Fortaleza, parceria Universidade Federal do Ceará (UFC).

É LICENCIADO em Teatro, Programa Pró-licenciatura da Universidade de Brasília (UnB) / Instituto de Artes- (IdA).

Prêmios e Títulos Seus
2019
Troféu J. Cabral – 2018 [2ª edição]. 8ª Comemoração Dia do Teatro Cearense, no Theatro José de Alencar, pela trajetória de contribuições à arte local.

2014
Homenagem ao ator Lúcio Leonn pelos seus 24 anos de atuação na Comédia Cearense.

2013
Aprovado. Classificação: 117º - Arte-Educação-Ensino Médio – Concurso de Provas e Títulos para Docentes de Arte-Educação, CESPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (CESPE), órgão que integra a Fundação Universidade de Brasília\ SEDUC-CE-Crede 21.

2012
Licenciado em Teatro, Universidade de Brasília (UnB), Departamento de Artes Cênicas, Instituto de Artes (IdA).

2012
Homenagem ao Ator Lúcio Leonn pelo Conjunto de Trabalhos na Comédia Cearense., Grupo Comédia Cearense.

2009
Aprovado em Teste de Proficiência em Língua Inglesa da Casa de Cultura Britânica. Mestrado\Área: Arte\Educação, Universidade Federal do Ceará (UFC).

2007
Aprovado Teste de Proficiência em Língua Inglesa da Casa de Cultura Britânica. Mestrado\Área: Arte\Educação, Universidade Federal do Ceará (UFC).

2007
Classificação: 1 -Arte-Educação-Ensino Médio - Seleção Pública de Provas e Títulos para Contratação de Docentes Por tempo Deteminado, Universidade Estadual do Ceará (UECE) \ SEDUC-CE-Crede 21.

2006
A Sociedade de Amigos da Aldeia de Arcozelo-Paty de Alferes-RJ, tem a honra de conceder Certificação pela Participação Efetiva, nas comemorações do centenário de nascimento de Pascoal Carlos Magno (1906-2006), realizado no Theatro José de Alencar.

2003
Destaque do Ano 2002 - Categoria Ator/Espetáculo "A Caça e o Caçador"/ Dia Mundial do Teatro, Grupo Balaio/Fortaleza/Ce.

2002
Troféu Linguagem Teatro- II Festival de Artes das Escolas Municipais de Fortaleza/ Ano 2002. Emeif José Ayrton Teixeira, Prefeitura Municipal de Fortaleza. Peça “Acorda, Zuleika", de Jared Domício. Direção (adpt. Textual livre) e concepção de Lúcio Leonn (professor de arte).

2001
Troféu Linguagem Teatro - I Festival de Artes das Escolas Municipais de Fortaleza/Ano 2001/Emeif José Ayrton Teixeira\Prefeitura Municipal de Fortaleza. Peça “A Indisciplina versus às Lembranças de José”, adaptação textual livre e direção\concepção de Lúcio Leonn (professor de arte).

2001
Destaque do Ano 2001 - Categoria Ator/Espetáculo “Nos Trilhos da Paixão”/ Dia Mundial do Teatro, Grupo Balaio/Fortaleza-Ce.

2000
Aprovado. Classificação: 10º - Arte-Educação-Ensino Fundamental (5º ao 8º) – Concurso de Provas e Títulos para Docentes de Arte-Educação, Instituto Municipal de Desenvolvimento de Recursos Humanos (Imparh)\Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF).

1999
Destaque do Ano 1998-Categoria Ator Coadjuvante/ Espetáculo "Rosa Escarlate"/Dia Mundial do Teatro, Grupo Balaio/Fortaleza-Ce.

1996
Ator-Revelação/ Espetáculo "O Marinheiro: Uma Aventura Interior"- I Festival Nacional de Teatro de Jacareí/SP, Prefeitura Municipal de Jacareí/ SP/ Teatro Santa Helena.

1995
'' Prêmio Maria Clara Machado-Ator Coadjuvante"- Espetáculo "A Bela Adormecida"- I Festival de Teatro de Fortaleza-Ce, Fundação Cultural de Fortaleza-Funcet/Prefeitura Municipal de Fortaleza (hoje SecultFor).

1994
Destaque do Ano 1993 - Categoria Ator/Espetáculo "O Marinheiro: Uma Aventura Interior"-Dia Mundial do Teatro, Grupo Balaio/ Fortaleza/Ce.

1993
Destaque do Ano 1992- Categoria Ator/Espetáculo "Draúzio, um Vampirinho"/ Dia Mundial do Teatro, Grupo Balaio/Fortaleza-Ce.

1993
Melhor Ator- VI Festival Nacional de Teatro de Fcº Beltrão/PR, Prefeitura Municipal de Francisco Beltrão/PR.

1991
Melhor Ator- "Loucos e Outros Seres" I Festival Nacional de Teatro de Vassouras/RJ, Prefeitura Municipal de Vassouras-RJ.

1990
Melhor Ator Coadjuvante- ''Loucos e Outros Seres" XII Mostra Estadual de Teatro de Fortaleza, -Federação Estadual de Teatro-FESTA.

1989
I Prêmio Repórter Estudantil-Jornal Tribuna do Ceará, Editora Tribuna do Ceará Ltda-Projeto Tribuna na Escola.

CRONOLOGIA DE CENAS | TEATROGRAFIA
TEATRO ADULTO | INFANTIL

Principais espetáculos....
2019
-"Auto de Natal, de Walden Luiz - grupo Comédia Cearense. Direção Hiroldo Serra. Centro Cultural Banco do Nordeste.

-Antologia de JOSÉ DE ALENCAR: cena de “O Demônio Familiar”, de José de Alencar. Direção Haroldo Serra. Comédia Cearense. Evento Comemorativo “José de Alencar 190 anos”. Theatro José de Alencar.

2018
- “O Gólgota - A Paixão de Cristo”, original de Almeida Garret. Direção Haroldo Serra. Comédia Cearense. Casa da Comedia Cearense.

2017
"Fragmento de O Marinheiro", de Fernando Pessoa. Sarau Literário-Do Barroco à Modernidade- Escola Estadual Liceu Professor Domingos Brasileiro.

“O Gólgota - A Paixão de Cristo”, original de Almeida Garret. Direção Haroldo Serra. Comédia Cearense. Casa da Comedia Cearense.

2016
- “O Gólgota - A Paixão de Cristo”, original de Almeida Garret. Direção Haroldo Serra. Comédia Cearense. Cine Teatro São Luiz.

2015
- “O Gólgota - A Paixão de Cristo”, original de Almeida Garret. Direção Haroldo Serra. Comédia Cearense. Centro Cultural Dragão do Mar\Praça Verde.

2014
- “O Gólgota - A Paixão de Cristo”, original de Almeida Garret. Direção Haroldo Serra. Comédia Cearense. Centro Cultural Dragão do Mar- Praça Verde\Casa da Comédia Cearense.

- “Cinderela” (Hiroldo Serra, direção\adp.). Comédia Cearense. Teatro Arena Aldeota. (Teatro Infantil)

- “Orquestra de Senhoritas” de Jean Anouilh. Tradução Jackeline Laurence. Direção Haroldo Serra. Comédia Cearense. Teatro Arena Aldeota.

- “O Mágico de Oz” (Walden Luiz, adp. livre) 2014. Direção Haroldo Serra. Comédia Cearense. Teatro Arena Aldeota. (Teatro Infantil)

- “Auto de Natal” (Walden Luiz). Direção Haroldo Serra. Comédia Cearense. Centro Cultural Dragão do Mar\Praça Verde.

2013
- “O Gólgota - A Paixão de Cristo”, original de Almeida Garret. Direção Haroldo Serra. Comédia Cearense. Centro Cultural Dragão do Mar\Praça Verde.

- “Branca de Neve e Os Setes Anões” (Hiroldo Serra, adp e direção). Comédia Cearense. Teatro Arena Aldeota. (Teatro Infantil)

- “O Chapeuzinho Vermelho” (Hiroldo Serra, direção\adp.). Comédia Cearense. Teatro Arena Aldeota. (Teatro Infantil)

- “Auto de Natal” (Walden Luiz). Direção Haroldo Serra. Comédia Cearense. Centro Cultural Dragão do Mar\Praça Verde.

2012
- “O Gólgota - A Paixão de Cristo”, original de Almeida Garret. Direção Haroldo Serra. Comédia Cearense. Centro Cultural Dragão do Mar\Praça Verde.

- “Peter Pan” (adp. Hiroldo Serra). Direção Hiroldo Serra. Comédia Cearense. Teatro Arena Aldeota. (Teatro Infantil)

- “Auto de Natal” (Walden Luiz). Direção Haroldo Serra. Comédia Cearense. Centro Cultural Dragão do Mar\Praça Verde.

2011
- “O Gólgota - A Paixão de Cristo”, original de Almeida Garret. Direção Haroldo Serra. Comédia Cearense. Centro Cultural Dragão do Mar\Praça Verde.

- “A Noiva Cadáver” (Hiroldo Serra, adap. livre). Direção Hiroldo Serra. Comédia Cearense. Teatro Arena Aldeota. (Teatro Infantil)

- “A Valsa Proibida”, opereta de Paurillo Barroso e diálogos de Silvano Serra. Direção Haroldo Serra. Comédia Cearense. Theatro José de Alencar. Regência Paulo Leniulson. Orquetra de Cãmara Eliazar de Carvalho (ORCEC).

- “Auto de Natal” (Walden Luiz). Direção Haroldo Serra. Comédia Cearense. Estreia no Anfiteatro Lauro Maia\Praia de Iracema.

2010
- “A Família Addams”, de Hiroldo Serra e Itauana Ciribelli, (adap. livre). Direção Hiroldo Serra. Comédia Cearense. Teatro Arena Aldeota. (Teatro Infantil)

- “A Valsa Proibida”, opereta de Paurillo Barroso e diálogos de Silvano Serra. Direção Haroldo Serra. Comédia Cearense. Theatro José de Alencar. Regência Vasken Fermanian. Orquetra de Cãmara Eliazar de Carvalho (ORCEC).

2009
- “O Gólgota - A Paixão de Cristo”, original de Almeida Garret. Direção Haroldo Serra. Comédia Cearense. Teatro Arena Aldeota.

- “O Corcunda de Notre Dame”, de Hiroldo Serra (adp. livre). Haroldo Serra. Comédia Cearense. Teatro Arena Aldeota. (Teatro Infantil)

- “A Caminho da Tarde” de Thales Lucena. Adaptação\direção\concepção\atuação de (monólogo) de Lúcio Leonn. Cia. do Ator Livre. (Série de ensaios no Teatro Universitário).

2008
- “O Casamento da Peraldiana”, burleta de Carlos Câmara. Direção Haroldo Serra. Comédia Cearense. Teatro Princesa Isabel (RJ).

- “O Gólgota - A Paixão de Cristo”, original de Almeida Garret. Direção Haroldo Serra. Comédia Cearense. Teatro Arena Aldeota.

 - “Os Olhos de Bette Davis” (Versão II), Ricardo André Bessa. Comédia Cearense. Teatro Arena Aldeota.

- “Os Três Magos”, de Erico Veríssimo. Direção\adaptação de Lúcio Leonn (professor de arte). Projeto Teatro Aplicado à Educação: Interpretação Cênica/Emeif Herbert de Souza-alunos (3ª e 4ª série).

2007
- “O Gólgota - A Paixão de Cristo”, original de Almeida Garret. Direção Haroldo Serra. Comédia Cearense. Teatro Arena Aldeota.

- “A Mente Capta”, de Mauro Rasi. Direção Direção Haroldo Serra. Comédia Cearense. Teatro Arena Aldeota.

- “A Viúva-Alegre” (Opereta de Franz Lehár). Direção Haroldo Serra. Regência Márcio Spartaco Landi. Comédia Cearense. Espetáculo Comemorativo 100 anos do Theatro José de Alencar.

2006
- “O Gólgota - A Paixão de Cristo”, original de Almeida Garret. Direção Haroldo Serra. Comédia Cearense. Teatro Arena Aldeota.

- “O Casamento da Peraldiana”, burleta de Carlos Câmara. Direção Haroldo Serra. Comédia Cearense. Teatro Arena Aldeota.

2005
- “O Gólgota - A Paixão de Cristo”, original de Almeida Garret. Direção Haroldo Serra. Comédia Cearense. Teatro Arena Aldeota.

- “O Demônio Familiar”, de José de Alencar. Direção Direção Haroldo Serra. Comédia Cearense. Espetáculo Comemorativo de 95 anos do Theatro José de Alencar.

2004
- “O Gólgota - A Paixão de Cristo”, original de Almeida Garret. Direção Haroldo Serra. Comédia Cearense. Teatro Arena Aldeota.

- “O Corcunda de Notre Dame”, de Hiroldo Serra (adp. livre). Direção Haroldo Serra. Comédia Cearense. Teatro Arena Aldeota. (Teatro Infantil)

- “Mãe adivinha – Quanto Eu te Amo?” Texto de Sam McBratney, (Copyright Martins Fontes Editora Ltda: São Paulo, 2004). Adaptação textual e direção\concepção de Lúcio Leonn (professor de arte). Emeif José Ayrton Teixeira\Prefeitura Municipal de Fortaleza. (Teatro-Educação) Vide: http://notasdator.blogspot.com.br/2016/08/mae-adivinhaquanto-eu-te-amo-adaptacao.html

2003
- “Nos Trilhos da Paixão”, de Caio Quinderé. Direção Haroldo Serra. Comédia Cearense. Teatro Glauce Rocha (RJ) \ XXVI Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica\Porto Portugal. Teatro Rivoli.

- “A Caça e Caçador”, de Francisco Pereira da Silva. Direção Haroldo Serra. Comédia Cearense.

- “O Gólgota - A Paixão de Cristo”, original de Almeida Garret. Direção Haroldo Serra. Comédia Cearense. Teatro Arena Aldeota.

2002
- “Acorda, Zuleika", de Jared Domício. Direção (adpt.) Coletiva. Projeto (SESC- Fortaleza): “Arte ao Meio Dia”. Teatro de Rua\Grupo de Teatro de Caretas.

- “Nos Trilhos da Paixão”, de Caio Quinderé. Direção Haroldo Serra. Comédia Cearense. Teatro Arena Aldeota\Teatro 4 de Setembro (PE).

- “A Caça e Caçador”, de Francisco Pereira da Silva. Direção Haroldo Serra. Comédia Cearense. Teatro Arena Aldeota\Teatro 4 de Setembro (PE).

- “O Gólgota - A Paixão de Cristo”, original de Almeida Garret. Direção Haroldo Serra. Comédia Cearense. Teatro Arena Aldeota.

- “Acorda, Zuleika", de Jared Domício. Direção (adpt. Textual livre) e concepção de Lúcio Leonn (professor de arte). Troféu Linguagem Teatro - II Festival de Artes das Escolas Municipais de Fortaleza/Ano 2002/Emeif José Ayrton Teixeira\Prefeitura Municipal de Fortaleza. (Teatro-Educação)

2001
- “Nos Trilhos da Paixão”, de Caio Quinderé. Direção Haroldo Serra. Comédia Cearense. Teatro Arena Aldeota.

- “O Gólgota - A Paixão de Cristo”, original de Almeida Garret. Direção Haroldo Serra. Comédia Cearense. Teatro Arena Aldeota.

- “A Indisciplina versus às Lembranças de José”, adaptação textual livre e direção\concepção de Lúcio Leonn (professor de arte). Troféu Linguagem Teatro - I Festival de Artes das Escolas Municipais de Fortaleza/Ano 2001/Emeif José Ayrton Teixeira\Prefeitura Municipal de Fortaleza. (Teatro-Educação)

2000
- “Mogli, o Menino Lobo” (Hiroldo Serra, adp. livre). Direção Haroldo Serra. Comédia Cearense. Teatro SESC Emiliano Querioz. (Teatro Infantil)

- “O Auto da Camisinha”, de José Mapurunga. Direção Lúcio Leonn (professor de arte). Escola Estadual Pres. Humberto Castelo Branco (SEDUC-CE). (Teatro-Educação)

1999
- “E Agora, José?”, (Adaptação do Guia de Exercício para a Cidadania, de 1999). Direção\adaptação Francisco Wellington. Grupo de Teatro Pé no Chão\Teatro de Rua. Auditório Seminário da Prainha.

- “O Marinheiro: Uma Aventura Interior”, de Fernando Pessoa. Direção\adaptação Ueliton Rocon. Cia. de Teatro Lua.  Centro Cultural Banco do Nordeste.

 - “Os Iks”, de Colin Turnbull, (Adap. Peter Brook, Tradução: Lúcio de Cirene Navarro, Marcília Rosário da Silva e Celso Nunes). Direção Celso Nunes. 13º Exercício Teatral do Curso Colégio de Direção Teatral (1ª turma). Instituto Dragão do Mar de Arte e Indústria do Ceará.

- “Mogli, o Menino Lobo” (Hiroldo Serra, adp. livre). Direção Haroldo Serra. Comédia Cearense. Teatro Arena Aldeota. (Teatro Infantil)

- “E Agora, José(s)?”, (Adaptação de Francisco Wellington e Lúcio Leonn a partir do Guia de Exercício para a Cidadania de 1999). Direção cênica de Lúcio Leonn. Espetáculo de Conclusão da Oficina de Informação e Introdução ao Teatro, promovida pela Paróquia Nsa. Sra. da Conceição (Messejana – CE) e do referido ator ministrante.

1998  
- “Acorda, Zuleika", de Jared Domício. Direção (adpt.) Coletiva do Grupo de Teatro Pé no Chão.Teatro de Rua\ Projeto (SESC- Fortaleza) \ Pecém-Ce.

- “Boca de Ouro”, de Nelson Rodrigues (Montagem e exibição pública de Cenas Curtas (máximo de três páginas). Direção Fernando Piancó. Supervisão Clovis Levi. Curso Colégio de Direção Teatral (1ª turma). Instituto Dragão do Mar de Arte e Indústria do Ceará. Sala de Ensaio Hugo Bianchi- anexo Theatro José de Alencar.

- “Pachamama”, (espetáculo de Rua). Direção Fidel Melquíades e Débora Correa do Grupo Cultural Yuyachkani (Peru). A partir da (Oficina\tema “A Cultura Popular Como Motor do Teatro”): Escola Internacional de Teatro da América Latina e Caribe (EITALC Edição1998) \ Curso Colégio de Direção Teatral (1ª turma). Instituto Dragão do Mar de Arte e Indústria do Ceará. Jardins do Theatro José de Alencar.

- “O Caso dessa tal de Mafalda,que deu muito o que falar e que acabou como acabou num dia de Carnaval”, de Carlos Alberto Soffredini. Direção José Eduardo Vendramini\Supervisão de alunos-diretores como assitentes. Curso Colégio de Direção Teatral (1ª turma). Instituto Dragão do Mar de Arte e Indústria do Ceará. Teatro Dragão do Mar.

- “O Pacote”” (Dragões no Horizonte II), de Leovigilda Bezerra. Supervisão Clovis Levi. Direção Vanina Fabiak. Curso Colégio de Direção Teatral (1ª turma). Instituto Dragão do Mar de Arte e Indústria do Ceará. Teatro Dragão do Mar.

- “Rosa Escalarte”, de Aldo Marcozzi. Supervisão Renato Icarahy. Direção Ueliton Rocon. Curso Colégio de Direção Teatral (1ª turma) \ Cia.de Teatro Lua. Instituto Dragão do Mar de Arte e Indústria do Ceará. Teatro Morro do Ouro (Anexo do Theatro José de Alencar) \ Teatro Dragão do Mar.

- “Os Iks”, de Colin Turnbull, (Adap. Peter Brook, Tradução: Lúcio de Cirene Navarro, Marcília Rosário da Silva e Celso Nunes). Direção Celso Nunes. 13º Exercício Teatral do Curso Colégio de Direção Teatral (1ª turma). Inst ituto Dragão do Mar de Arte e Indústria do Ceará. Teatro Dragão do Mar.

1997
- “Hamlet Machine” (fragmento), de Heiner Miller. Direção (concepção\atuação de monólogo) Lúcio Leonn. Curso Colégio de Direção Teatral (1ª turma). Instituto Dragão do Mar de Arte e Indústria do Ceará. Sala de Teatro Nadir Sabóia -Anexo Theatro José de Alencar.

- “A Ciranda”, de Arthur Schinitzler (montagem II). Direção (tradução) Antonio Mercado e alunos-diretores assitentes. Curso Colégio de Direção Teatral (1ª turma). Instituto Dragão do Mar de Arte e Indústria do Ceará. Porão do Theatro José de Alencar.

- “Dois Perdidos Numa Noite Suja”, de Plínio Marcos (Montagem e exibição pública de Cenas Curtas (máximo de três páginas). Direção Graça Freitas. Supervisão Clovis Levi. Curso Colégio de Direção Teatral (1ª turma). Instituto Dragão do Mar de Arte e Indústria do Ceará. Sala de Teatro Nadir Sabóia -Anexo Theatro José de Alencar.

- “O Caso dessa tal de Mafalda,que deu muito o que falar e que acabou como acabou num dia de Carnaval”, de Carlos Alberto Soffredini. Direção José Eduardo Vendramini\Supervisão de alunos-diretores como assitentes.Curso Colégio de Direção Teatral (1ª turma). Instituto Dragão do Mar de Arte e Indústria do Ceará. Theatro José de Alencar.

- “Rosa Escalarte”, de Aldo Marcozzi. Supervisao Renato Icarahy. Direção Ueliton Rocon. Curso Colégio de Direção Teatral (1ª turma). Instituto Dragão do Mar de Arte e Indústria do Ceará. Teatro Morro do Ouro (Anexo do Theatro José de Alencar).

- “O Avarento e o Quebra-Nozes”, (Um Conto de Natal, adp. livre). Direção Hugo Bianchi. Escola de Ballet Clássico Hugo Bianchi. Theatro José de Alencar.

1996
- “Os Incidentes”, de Fabíola Liper e Nicolas Almeida. Direção Coletiva. Projeto SESC\CE-Auditório.

- “O Incrível Tremembé Jones”, de Chico de Assis e Ueliton Rocon. Direção Coletiva. Cia.de Teatro Lua. Projeto SESC\CE. (Teatro Infantil)

- “Branca de Neve e Os 7 Anões” (Haroldo Serra, adp). Direção Haroldo Serra. Comédia Cearense. Teatro Arena Aldeota. (Teatro Infantil)

- “A Mente Capta”, de Mauro Rasi. Direção Direção Haroldo Serra. Comédia Cearense. Teatro Arena Aldeota.

- “Cinderela” (Hiramisa Serra, adp. livre). Direção Haroldo Serra. Comédia Cearense. Teatro Arena Aldeota. (Teatro Infantil)

- “O Marinheiro: Uma Aventura Interior”, de Fernando Pessoa. Direção\adaptação Ueliton Rocon. Cia. de Teatro Lua.  Teatro Universitário (USP- Maria Antonia).

- “O Detestinha”, de Dimitri Túlio. Direção Haroldo Serra. Comédia Cearense. Estreia em 16 de setembro no Teatro Arena Aldeota. (Teatro Infantil)

- “Ballet Divertissement”. Direção Hugo Bianchi. Ballet Municipal de Fortaleza\Fundação Cultural de Fortaleza\Academia de Ballet Hugo Bianchi. Theatro José de Alencar.

1995
- “Os Incidentes”, de Fabíola Liper e Nicolas Almeida. Direção Coletiva. Projeto SESC\CE: Sede Centro\Clarindo Queiroz\Sesc Iparana.

- “O Marinheiro: Uma Aventura Interior”, de Fernando Pessoa. Direção\adaptação Ueliton Rocon. Cia.de Teatro Lua. Teatro Universitário.

- “A Bela Adormecida” (Walden Luiz, adp. livre). Direção Haroldo Serra. Comédia Cearense. Teatro Arena Aldeota. (Teatro Infantil)

- “O Circo Rataplan”, de Pedro Veiga. Direção Haroldo Serra. Comédia Cearense. Teatro Arena Aldeota. (Teatro Infantil)

- “A Mente Capta”, de Mauro Rasi. Direção Haroldo Serra. Comédia Cearense. Teatro Arena Aldeota.

1994
- “A Missa Édipo”, de Artur Guedes. Círculos de Leituras Dramáticas Encenadas- fase I – Theatro José de Alencar (TJA). Direção Artur Guedes.

- “O Marinheiro: Uma Aventura Interior”, de Fernando Pessoa. Direção\adaptação Ueliton Rocon. Cia.de Teatro Lua. Teatro Universitário.

- “Yerma”, de Frederico Garcia Lorca. Tradução Cecília Meireles. Direção Ivonilson Borges. Conclusão do Curso de Arte-Dramatica da UFC (CAD) -Turma 1993. Teatro Universitário.

1993
- “O Marinheiro: Uma Aventura Interior”, de Fernando Pessoa. Direção\adaptação Ueliton Rocon. Cia.de Teatro Lua. Teatro Universitário \ I Festival de Teatro de Guramiranga\Fco Beltrão\PR.

- “A Bela e A Fera”, (adp. Livre). Direção de Marcelino Câmara. Grupo de Animação Catavento de Teartro Infantil. Espaço Cultural Shopping Aldeota. (Teatro Infantil)

1992
- “Manifesto Antopofágico”, de Oswald de Andrade. Adaptação\direção Ivonilson Borges. Curso de Arte-Dramática da UFC (CAD). Estreia no Salão Nobre da Reitoria da UFC. Seguindo temporada no Teatro Universitário\ Pavilhão de Convivência do Sesc - Projeto Vamos Fazer Teatro (Clarindo de Queiroz).

- “Azerutan: Um Planeta em Perigo”, de Marcelino Câmara. Direção Marcelino Câmara. Espaço Cultural Shopping Aldeota. Grupo de Animação Catavento de Teatro Infantil.

- “Armando Rede de Corpo e Alma”, de Carri Costa. Grupo Molecagem. Direção Carri Costa. Espetáculo de humor com estreia no Pirata’s Bar, seguindo temporada no Bar Teatro Chico Anysio e Avenida’s Show.

- “Dráuzio o Vampirinho”, de Lúcia Pimentel Goes. Direção (adapt.) Marcelino Câmara. Estreia dia 13 de setembro no Ánima Café Concerto (Av. Visconde do Rio Branco, 1924 - Joaquim Távora). Grupo Catavento de Teartro Infantil.

- “Dom Pirralho e a Poção Mágica”, de Ângela Escudeiro e Renato Severo. Direção Ângela Escudeiro. Troup da Lua Cheia. Casa de Bonecos (Praia de Iracema). Semana da Criança do TJA-Theatro José de Alencar. (Teatro Infantil)

- “Ópera Don Giovanne”, de Wolfgang Amadeus Mozart. Direção de Bia Lessa. (Parte da Equipe Técnica (figurino).Theatro José de Alencar.

1991
- “Narração da Viagem pela Província do Ceará”, coletânia de textos cearenses. Espetáculo reinaugural (em 26 de janeiro) do Theatro José de Alencar. Direção Aderbal Freire Filho.

- “Hoje tem Espetáculo?”, Direção de Gaudêncio Siqueira. Grupo Barraca da Amizade. Espetáculo Circense e de Rua-Resultado da Oficina\Theatro José de Alencar. Praça José de Alencar.

- “O Menino que foi ao Vento Norte”, (conto popular). Direção (adapt.) Marcelino Câmara. Espaço Cultural Shopping Aldeota. Grupo Catavento de Teartro Infantil.

- “Bibi - O Menino Que Não Sabia Ler”, de Marcelino Câmara. Direção Marcelino Câmara. Espaço Cultural Shopping Aldeota. Grupo Catavento de Teatro Infantil.

- “Dom Pirralho e a Poção Mágica”, de Ângela Escudeiro e Renato Severo. Direção Ângela Escudeiro. Troup Fragmentos da Lua. Teatro Universitário. (Teatro Infantil)

- “Ballet Alice”, coreografias e direção de Gilano Andrade. Espetáculo de conclusão da “Oficina Dança para o Ator”, Theatro José de Alencar.

- “Balé Brejeiro”, direção e coreografias de Dora Andrade. Grupo de Dança Dora Andrade. Espetaculo de dança contemporânea. Estreia em 13 de dezembro no Theatro José de Alencar.

 - “Loucos e Outros Seres”, de Ueliton Rocon e Eudes Dantas. Direção Ângela Escudeiro. Cia. de Teatro Lua. Theatro Jose de Alencar.

- “Quando as Máquinas Param”, de Plinio Marcos. Exame em Admissão ao Curso de Arte-Dramática da UFC (CAD). Teatro Universitário. Direção (atuação de cena) de Lúcio Leonn.

l990
- “Loucos e Outros Seres” (versão II), de Ueliton Rocon e Eudes Dantas. Direção Ângela Escudeiro. Cia. de Teatro Lua.   Teatro Universitário.

- “A Mente Capta” (versão II), de Mauro Rasi. Direção Direção Haroldo Serra. Comédia Cearense. Teatro Arena Aldeota.

- “Notícia da Morte de Alberto da Silva” (poema dramático para muitas vozes), de Ferreira Gullar. Encenação (atuação\adaptação) como estudante\ator de Lúcio Leonn. Escola Estadual Pres. Humberto Castelo Branco (SEDUC-CE). (Teatro-Educação)

1989
- “Loucos e Outros Seres” (versão I), de Ueliton Rocon e Eudes Dantas. Direção Carlo Benevides. Cia.de Teatro Lua. Estreia em 28 de Setembro no CSU-José Walter. Em seguida, cumprir temporada no Teatro Universitário.

- “A Mente Capta” , de Mauro Rasi. Direção Direção Haroldo Serra. Comédia Cearense. Teatro Arena Aldeota.

1988
- “Minha Bela Herança para Um Herdeiro Só”, a partir do texto original de Francisco Giuseppe. Adaptação\Direção (atuação) de Lúcio Leonn. Escola Joaquim Moreira de Sousa. (Teatro-Educação)

- “O Médico à Força” de Molière. Direção de Moreira Mattos. Grupo CTCAF, (Teatro São José). (Espetáculo de conclusão, anterior ao meu curso do CTCAF).

- “Pra Frente Família”, de Jusizete Sadarra (pseudônimo). Direção Coletiva. Grupo Aprendizes da Rua-Teatro, (apresentações no Auditório do Hemoce, em seguida no Teatro São José). Tal coletivo surgiu com elenco, a partir de atividades paralelas ao Curso de Iniciação Teatral do CTCAF.

- “A Vigília da Noite Eterna”, de B. de Paiva (conclusão do curso de iniciação teatral do CTCAF). Direção de Moreira Mattos. Grupo CTCAF, (Teatro São José).

1987
Curso de Teatro e atividades teatrais no Grupo de Teatro Amador Aprendizes do Futuro (bairro Henrique Jorge\Parangaba), sob coordenação de Francisco Giuseppe.
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1980-1988- Viagem inicial há um tempo…
Comeca a fazer teatro aos nove anos de idade nas festividades religiosas, muito antes, de sua Primeira Comunhão (1980) e\ou durante às atividades da Cruzadinha Eucarística, sob coordenação da irmã “Tia Nete”, na Igreja\Paróquia Bom Jesus dos Aflitos, espaço situado na Rua Cônego de Castro (Parangaba).

Vale lembrar quando era criança\adolescente, era o Teatro representado nas aulas da disciplina de Educação Artística do ensino fundamental (Escola Joaquim Moreira de Sousa até 1988), por meio de “jogo dramático e\ou teatral”.

AINDA na mesma escola primária (ensino fundamental), a partir da 5ª série, “metia-se” nas atividades escolares. Encenava peças no pátio da escola, até “ministrava cursos” aos seus amigos. Em casa, sempre lia artigos de universidades sobre os cursos em Artes Cênicas. Mas percebia que era preciso primeiro terminar seus estudos (1º grau/ensino Fundamental), seguido de Ensino Médio para ingressá-lo, isto porque ele já estava de “olho” no CAD (Curso de Arte Dramática da UFC).

ENTÃO, na referida escola concluiu a 8ª série, que paralelamente “inventou” de fazer curso de teatro fora do bairro (pois antes, frequentava somente as atividades de teatro no Grupo de Teatro Amador Aprendizes do Futuro (1986-1987), sob coordenação de Francisco Giuseppe). E inscreveu-se entre 500 candidatos para a “Oficina Théâtre du Soleil” (1988). Então, lá estava seu nome selecionado, dentre os sessenta atores selecionados. Esta oficina tornou-se um marco definitivo na sua carreira profissional, pois já sabia “andar sozinho” aos 17 anos de idade no Centro da Cidade de Fortaleza, como também aquela oficina internacional, fora ministrado por um grupo, cujo trabalho até hoje é reconhecido na Formação de Atores, O Thèâtre du Soleil. Seguiram-se muitos outros cursos em teatro, dança, circo e vídeo.

1991-1995-Há um breve tempo pretérito...
CONCLUIU seus estudos secundários no Colégio Estadual Presidente Humberto Castelo Branco em 1991. Nesse ínterim, participou do Grêmio Estudantil, no Cargo de Diretor Cultural, encenou peças teatrais, como: “Notícia da Morte de Alberto da Silva” (poema dramático para muitas vozes), de Ferreira Gullar. Encenação (atuação\adaptação) sua. Também participou de um Concurso Literário no Jornal Tribuna do Ceará, intitulado I prêmio Repórter-Estudantil, chegando em primeiro lugar e ganhando uma Bolsa de Estudos para estudar em qualquer escola particular. Mas não aceitou tal bolsa. Era bastante incentivado pela sua professora de Educação Artística, Sylvia, no campo das Artes e da Cultura Local, bem como pela sua diretora, a educadora Celina Maia.

FINALMENTE, é selecionado para cursar Arte-Dramática na Universidade Federal do Ceará, da Pró-Reitoria de Extensão da UFC, no ano de 1991 e concluindo-o em 1994, com a peça “Yerma”, de Frederico Garcia Lorca.

Ainda FOI BOLSISTA (1993 – 1995), Enquadramento Funcional: Estagiário de Arte\Projeto Teatro Aplicado, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva. Governo do Estado do Ceará\Fundação Estadual do Menor do Estado do Ceará-FEBEMCE\Como Estudante do Curso de Arte Dramática da UFC- onde realiza atividades por meio de Bolsa de Estudo\Arte: Projeto de Teatro Aplicado à Educação (4 horas\dia) junto à adolescentes em conflito com a Lei (Estatuto da Criança e do Adolescente - Lei 8069/90) na Unidade do Centro Educacional São Miguel (CESM).

1999-2001- Involução em outro tempo, nem tão recente…
Em 1999, após concluir o Curso Colégio de Direção Teatral (1ª turma) pelo Instituto Dragão do Mar de Arte e Indústria do Ceará, retorna como Professor de Arte – Ensino Médio (escola que estudara) – Colégio Estadual Presidente Humberto Castelo Branco (Rua Rua Irmã Bazet, Montese), que a pedidos de sua professora Sylvia, ocupa sua vaga; pois, antes, ela havia-se aposentado por tempo de serviço; substituindo-a até o ano de 2001. Logo, fora aprovado em Concurso Público por meio de Provas e Títulos como Docente de Arte-Educação na Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) \ Ensino Fundamental (5ª a 8ª série), ano 2000 sob a investidura de cargo, o ano de 2001.

v   

VÍDEO/FILMOGRAFIA
- “Querença” (2012), curta-metragem de Iziane Mascarenhas.
- “Homens com Cheiro de Flor” (2011), filme de Joe Pimentel.
- “O Auto da Camisinha” (2009), média-metragem de Clébio Viriato Ribeiro.
- “As Tentações do Irmão Sebastião” (2006), filme de José Araújo.
- “O Caminho das Nuvens” (2003), filme de Vicente Amorim.
- “Cisternas de Placas - Nenhuma Família sem Água de Qualidade” (1999),  de Wilson Dellani.
- “Viva o Zé Pereira” (1998), de Wilson Dellani. (Vídeoficção)
-“Rede de Supermercado UNISUPER” (1995), de Luis Sucupira Neto.(Vídeomarketing)
- Programa de TV “Geração 2.000”- Quadro “A Hora do Susto” (1996). Agência PIMC-Produções Ltda.
- “Precinho/taxinha” (1994-1996), comercial de tevê. (Lojas Paraíso LTDA)
- “Respeitável Público” (1993), de Luis Sucupira Neto. (Vídeomarketing BNB)
- “Alerta” (1993), de Luis Sucupira Neto. (Vídeo-experimental)
- “Estado de Cólera” (1992), de André Marinho. (Vídeo docuficção)



v   

“Boa sorte. Lute. Levo fé em você. Um abraço” (Jonas Bloch, na Oficina de Interpretação/Projeto Encenação/Theatro José de Alencar, Fortaleza-CE: 1994).

“Parabéns pelo seu prêmio e o do Leonn. Foram merecidos. Gostei muito do talento de vocês e, sobretudo, da seriedade com que vocês todos encaram o teatro. Agora, o que mais me encantou foi a humildade com que vocês receberam os prêmios. Humildade é fundamental para um artista e, é próprio de quem é realmente grande [...]” (Ewerton de Castro, ator e diretor, em Carta à Atriz Ceronha Pontes, no I Festival Nacional de Teatro de Jacareí-SP: 1996).

“Lúcio Leonn; Resolva teus papéis com a mesma razão e sensibilidade com que encarastes “Os Iks” e tua carreira vai longe... Um abraço”  Celso Nunes, diretor e professor de teatro(Curso Colégio de Direção Teatral/Instituto Dragão do Mar), 1998).

O candidato é um ator expressivo e premiado. Destaco seu empenho em ampliar sua formação em um meio carente de escolas especializadas: o candidato não perde qualquer oportunidade de acompanhar todos os cursos, palestras e seminários oferecidos eventualmente em sua cidade [...]” (Aderbal Freire-Filho, diretor de teatro, sobre Lúcio Leonn, em Carta de Recomendação ao Programa Apartes/CAPES: 1997)..

(Sobre Lúcio Leonn)
    
“As Tentações do Irmão Sebastião” (2006), filme de José Araújo
1991 “Melhor Ator”-“Loucos e Outros Seres”- I Festival Nacional de Teatro de Vassouras/RJ, Prefeitura Municipal de Vassouras-RJ.
1990 “Melhor Ator Coadjuvante”- “'Loucos e Outros Seres” direção Carlo Benevides- XII Mostra Estadual de Teatro em Aracati-CE, - Federação Estadual de Teatro-FESTA-CE. 
Destaque do Ano 1998 - Categoria Ator Coadjuvante/ Espetáculo “Rosa Escarlate” de Aldo Marcozzi /Dia Mundial do Teatro, Grupo Balaio/Fortaleza-CE. 
Foto (Ensaio\solo) - Teatro Arena Aldeota                                                                                                    [...] Até o momento da última entrada de Lúcio Leonn, o ritmo e energia estão maravilhosos, mas depois fica linear até o momento da morte do doente, que aí sim, revive-se a emoção. Falando de Lúcio, achei o mais lúdico, o mais belo suas entradas, sua construção de personagem, personagem que horas me remetia a talvez o próprio doente mais jovial, ou seja, o seu espírito interior de artista que vêm a sua ajuda, mas que depois percebi ser Théo, não é? Mas o interessante são as possibilidades. Na sua dança, para mim poderia ter tido um pouco menos de pulos e mais movimentações suavizadas... Mas as pequenas (no sentido de repentinas aos momentos) possibilidades que ele construiu foram interessantes e passava o poético daquele encontro... Que me fez soltar lágrima quando ele acompanha o doente tentando dançar, tentando não fazer com que a arte morra nele e ela não morre não. Drama que bateu leve...” (Segundo Lia Braga (2008), Blog “Arte [in] Divulgação”. Sobre o espetáculo “Os Olhos de Bette Davis”, de Ricardo André Bessa.) Disponível em:< http://em-se-falando-de.blogspot.com/2008/09/os-olhos-de-bette-davis-nunca-havia.html>.
 “[...] Nos Trilhos da Paixão” [direção Haroldo Serra\Comédia Cearense] foi a melhor coisa feita no teatro do Ceará este ano. Emociona ouvir texto tão pungente e encenação tão competente e bela (...). Parabéns a todos com destaque especial para este monumental ator que é Lúcio Leonn, um gigante dos palcos brasileiros” (Aurora Miranda Leão). Revista Gente de Ação, nº3 – (julho de 2001).

.POÉTICAS DA CRIAÇÃO E  PENSAMENTOS MEUS EM ARTES|TEATRO
"... Sempre entrei em cena para interpretar ou jogar com um texto de que eu não gostasse. Porque, da verdade ou importância de se envolver com certos papéis torna a mola propulsora do compartilhar, também do saber jogar com textos entre outros componentes inerentes ao Teatro. Ou ainda, depende igualmente, das regras estarem estabelecidas ou às definições, claramente, de seus condutores; ator-jogador; o grupo de teatro, amador/profissional ou, num espetáculo de formação artística acadêmica.
Aponto brevemente aqui (por especificidade na linguagem teatro) minha livre passagem de formação em dramaturgias no corpo da cena (a dança – clássica/moderna e contemporânea) como a mola impulsionadora do jogar para preparar meu corpo ao teatro.  De uma maneira oculta, meu corpo no teatro tem dançado. Mas é preciso revelar e afirmar que ele teve um preparo antes, muito antes, em aulas do velho ballet clássico (na Academia de Ballet Clássico Hugo Bianchi, 1989-1996). Ou em diversas imersões minhas (com o uso do corpo em ação) ou conexão: cursos sobre Dança. “Para auxiliar e desenvolver meu trabalho e ‘corpo-de-ator’ em espetáculos sempre meu corpo teve ‘pés na dança’. Minha atuação transfigura em tais convergências: no fazer do corpo/atuação/cena e no pensar/fazer personagem e seu corpo-dançante.” (LUCENA, 2008c, p.02-03). Pois, no teatro apreendi sempre a jogar desde o drama a comédia, involuntariamente. Nesse ínterim, não posso me considerar ator cômico nem tampouco dramático. Tudo foi e é questão de percepção pessoal ou adaptação a cada autor, a situação de minha vida pessoal, grupos e a formação de meu corpo à necessidade de coexistir artisticamente. Estou entre o ser e o estar sendo, conforme a proporção de jogos. O presente, a suspensão, o retorno às origens de formação assumem atemporalidades. Adquiridos foram os conhecimentos técnicos meus no decorrer da formação artística e também a partir de certos discípulos, meus marcantes professores. Sou ao mesmo tempo emocional e corpo técnico, com certa exigência quanto ao nível e espaços de trabalhos. Mas ao longo do tempo, “[...] aprendi pela reflexão na ação, a dar mais liberdade de me encontrar comigo mesmo. Isto é, ‘ser mais simples’ na construção e interpretação de personagens no que diz respeito à composição do corpo e da voz.” (LUCENA, 2002, p.70).
Entretanto, Adler (2008, p.111) com o tema “Representando Uma Profissão”, que a autora sugere que de início do jogo teatral devemos “[...] se acostumar à extraordinária variedade de papéis que um ator pode ser chamado a desempenhar, variando desde um tirano no trono até um modestíssimo comerciante, é necessário praticar representando profissões de todas as espécies.
E tendo textos teatrais como espinha condutora de meu jogar. (...) Já fui “Loucos e Outros Seres” (1989- 3ª imagem acima); (...) outrora, um Pierrô em “Nos Trilhos da Paixão (2001-5º Imagem); ora, um Dançarino (Imagem 4ª) ou uma governanta alemã (espetáculo Rosa Escarlete, 1998-2ª Imagem). Ainda, representando personagens de grandes clássicos contemporâneos: Mauro Rasi (1991); Fernando Pessoa (1993); Garcia Lorca (1994); Arthur Schnitzler (1997); (...) Paurillo Barroso (2011) etc... E, no Cinema, Um Noviço - 1ª imagem... E, para nós atores, é um desafio de intérprete tudo isso: aventurar-se em busca da personagem.”.
(...). O jogo duplo: vida e arte se confundem em tempos-espaços. Na diversidade de pseudônimos, ou nomes artísticos; a carreira de sucesso de grandes intérpretes em seus espetáculos, (fora o jogo do drama e da comédia) começa por meio de outro Nome, o teatral. Ser e tornar-se intérprete da cena (vocação). João Álvaro Quental (Procópio) Ferreira; Gentile Maria (Della Costa) Marchioro; Sérgio Corrêa de Britto; Dolores (Dercy) Gonçalves Costa; Arlette Pinheiro Esteves da Silva (Fernanda Montenegro); Francisco (Chico) Anysio de Oliveira Paula Filho, são alguns exemplos disso. Tomar parte de outro é aventurar-se em dupla personalidade. Por isso que, perante minha própria prática de formação teatral e de vida, como comprovação de [r]existência no Teatro me chamo Lúcio Leonn. Da ação do jogo teatral Ator\persona, é permanecer em duplo sentido: estar sendo... (...).
Outro aspecto nem muito favorável ao ator, o sentido contrário: quando não se costuma escolher os personagens, eles podem ser “impostos” pelo olhar observador do diretor. E para nós atores, é um desafio de intérprete tudo isso: aventurar-se em busca da personagem. Atirar-se ao abismo do inconsciente do papel (vazio da criação) para viver nas circunstâncias justificadas. E nós intérpretes da cena nunca queremos deixar transparecer nossa incapacidade artística ou estar em dificuldades à frente de um novo personagem (im)posto. Por que isso, então? Logo, alguns atores levam como sina a seguinte frase: o “ator tem de agir”. E não se questionam sobre a qualidade ou grau de proporção pessoal que tais personagens podem afetar no aspecto negativo ou positivo dentro e fora da profissão. Ou durante toda sua vida querem estar na ribalta, com fama, longe de querer viver no anonimato ou permanecer no ostracismo. Em diversos momentos podem acontecer escolhas a partir de nossas características físicas, semelhanças ou emoção com o papel ou o que você antes propôs em processo (laboratórios) ou, pelo seu conjunto de corpo instrumental (potência vocal, perspicácia, inteligência, resistência, humildade, cumplicidade, corpo arquitetônico, talento e destino em favor da urgência da cena teatral), cabe sempre aceitarmos. Procuramos fazer de tudo um pouco como intérpretes em recepção à busca do sucesso. E, como exemplo de alguns espetáculos ou cursos e oficinas, jogar com outras múltiplas dramaturgias faz-me exercer, a contragosto ou não, a nossa infinita jornada de artista. E devemos encarar com arte e ofício certos personagens sugeridos pela/na peça, todo o conjunto cênico que possa ser atraente ou nada atraente, sob o ponto de vista pessoal/profissional.
Assim, o teatro é uma arte do trabalho coletivo. E, independe de qualquer obstáculo encontrado no limiar de seu ou do jogo segue o trajeto memorial, pela experiência ou apreciação edificada por interlocutores: os intérpretes, os autores e a presença do público - diante de inúmeras possibilidades de cenas teatrais. Deve-se aprender a jogá-lo do começo ou quando tudo se finda quase que harmoniosamente. Encontros e desencontros de perspectivas de mundo, os tantos sonhos quanto possíveis presente em nós artistas de um tempo....”    
                Lúcio Leonn.
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(TEXTO ADAPTADO: TRAJETÓRIA, PROJETOS E TEATRO: APONTAMENTOS MEMORIAIS DA FORMAÇÃO ARTÍSTICA E ACADÊMICA DE UM PROFESSOR/ATOR. UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB). INSTITUTO DE ARTE (IDA), BRASÍLIA (DF), 2012). IN: LUCENA, LÚCIO J. A. (LÚCIO LEONN). Imagens acima, acervo pessoal\Repertório.