terça-feira, 8 de setembro de 2015

Educar através da Arte

Por Lúcio José de Azevêdo Lucena
Cultura Popular: Boneca de Pano ( Pertence à minha mãe, que tem 73 anos)

V
"Por isso meus, colegas
Histórias de contos ao dormir
Outrora, sentado na calçada de casa,
Sua mãe recontava: Maria Pobre e Maria Rica!
Era um conto tão assombrado qu’Ele nem se mexia.
E, de noite... Vixe Maria!

VI
Por isso meus Colegas
Apertem bem a cintura, sem se amontoar
Pois irei recontar:
Sua mãe costumava fazer e ainda hoje,
Bonecos da casca de melancias
Tanto qu’Ele se exibia...
(...)."


O Ensino de Arte na Educação Básica consiste em garantir o fazer arte entre os educandos num contexto de conhecimento científico com base na apreciação estética (elementos constitutivos de linguagens artísticas\criação\produção\recepção). Isto é, tanto o aluno no seu aprender-fazer (Linguagem/Disciplina), quanto ao educador no saber-ensinar (Licenciatura em Arte), ambos deve atribuir significados com pontos de vista, sem perder o prazer na Arte\Escola\Vida (sensibilidade\espontaneidade). E, o professor de Arte não deve impor sua visão de mundo adulto ou gosto artístico em intervenção pedagógica.

Ensino de Arte corresponsável, interdisciplinar, em cenário histórico e cultural, com suporte em leitura de imagens, história da arte (períodos históricos e estilos), pedagogia de teatro (jogos dramáticos (e teatrais), dança aplicada ou ensino musical; antenado às novas tecnologias. E, com olhar organizacional, igualmente, no saber pessoal do educando por toda sua vida(individual\coletiva), tal metodologia de ensino/aprendizagem em Arte deve tornar-se em avaliação processual; cumulativa e contínua em caráter de ludicidade\flexibilidade\reflexão.

exercício de artes visuais de alunos meus\ Ensino Fundamental. Emeif José Ayrton Teixeira (6º ano): 2010
Por um lado, uma educação estética com perspectiva na formação cidadã do aluno (disposição integral, com expressão na sua autonomia). Por outro, a figura do professor de Arte (professor em educação inicial ou em serviço, arte-educadores em ONGs), tem sido um relevante aspecto também formativo pela prática. Pois, "O professor necessita de conhecimento teórico e experiência prática, mas não é essencial que seja um artista" (IN: CURSO EDUCAR ATRAVÉS DA ARTE\SUBTÓPICO: A ARTE E O PROFESSOR. (EDUCALINE. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS:  www.educaline.com.br). ).

Desse modo, percebe-se ampla discussão nas universidades, nos cursos de licenciaturas, em sala de aula (o saber como planejar), o processo ensino/aprendizagem por linguagens; capacitações em cursos livres ou ateliês, que devem concentrar um preparo acadêmico (teoria versus prática), aliando sempre ao campo pedagógico, os pressupostos teóricos da arte e seu ensino em educação contemporânea. Sinalizo aqui, brevemente, Lei nº 9.394/96 (LDB); PCN-Arte; biografias e obras de artistas, ou o atual Projeto de lei 7032/10, que prevê linguagens artísticas desmembradas na educação básica. 

Teatro Aplicado, conduzido pelo Professor Lúcio. Emeif Herbert de Souza (Fortaleza-Ce: 2010): Series Iniciais
Da Disciplina de Arte tem o mesmo valor das demais disciplinas curriculares (resolução obrigatória, conforme lei supracitada). O educador de arte deve promover habilidades e competências. Compreender e conhecer a história da arte; identificar para ensinar a história da nossa civilização ao encontro do objeto artístico (artistas\estilos\tempo\espaço). Situação cultural e pedagógica onde o passado-presente e a contemporaneidade diante do estado da arte se confluem. E, negar as comparações de trabalhos (elaboração em arte) entre os educandos; entender as fases do desenvolvimento infantil e artístico na educação inicial (desenhos\pinturas\jogos dramáticos) e ensino fundamental (poética pessoal\sociedade\realidade) exemplifica aqui, sua mediação em Arte, via Curso.

Segundo LUCENA (2011) ainda, sobre o papel do arte-educador para a sociedade: "Há conteúdo curricular para ensinar e apreender. Conhecer para expressar fazendo! Quadrados não são quadrados, podem ser pontos, linhas (cheias e finas). Um homem da esquina com suas esquisitices e neuroses pode ser o personagem psicológico das peças de Nelson, em conflito dramático. A vizinha caminha em movimentos saltitantes como se dançasse. O bater da janela é desagradável aos ouvidos. O enquadramento da tela está descentralizado" (TEXTO MEU. Disponível em: http://notasdator.blogspot.com.br/2011_07_18_archive.html).

Teatro Aplicado: exercício do espelho (jogo dramático e teatral): por Lúcio Leonn (idem)




















Educar através da Arte – ressalto em análise de estudo - ligação e complementação entre Arte\Literatura e Língua Portuguesa em produção\apreciação por meio do desenvolvimento de sua maior expressão: as palavras! Uma inter-relação que promove nos alunos o despertar para a leitura\escrita\construção e encenação dramatúrgica; a comunicação: (não)-verbal ou sentimentos individuais e\ou coletivos, seja por meio do currículo oculto (“normas/valores e atitudes”, segundo ZABALA (1998): A prática educativa - como ensinar), ou pela personificação artística (criatividade\processo\domínio de técnica empregada) da obra, ou interação com o mundo (pessoal\global).
Artes Visuais às novas tecnologias: Exercício de Arte Abstrata\ recurso Paint. Conduzido pela professor
Emeif Herbert de Souza (Fortaleza-Ce: 2004): Series Iniciais.  
Laboratório de Informática
Por fim, efetivar situações de aprendizagens significativas em arte é um dever em construção pedagógica e estímulo pessoal\profissional\escolar. E, a avaliação de aprendizagem deve alcançar prioridades, a fim de seguir as orientações do Plano de Curso\Arte ou Projeto Político Pedagógico Escola (PPP), dentre outras metas educacionais estabelecidas (local\regional\nacional). Em consonância com FREIRE (1996): “Não há ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensino”. Para isso, deve haver planejamentos das aulas por etapas\intenção. 

exercício de desenhos\ apreciação
 de alunos meus\ Ensino Fundamental. Emeif José Ayrton Teixeira (6º ano): 2004.
Portanto, disseminar que o Ensino de Arte na Escola não é passar o tempo. Respeitar o perfil dos alunos em ambiência social, também é uma obrigação de saber como conduzir as aulas; além disso, os materiais e recursos ou técnicas artísticas passam igualmente ser utilizadas. E, o professor de Arte revela ter autonomia com frequência em suas aulas. Assim, ganham os alunos e ganha a comunidade escolar. E, o Ensino de Arte adquire seu real valor experiencial ou desafios rumo à qualidade de aprendizagem\ensino.
Atividade de Artes Visuais\ Por Lúcio José de Azevêdo Lucena
Escola Municipal José Ayrton Teixeira (6º ano): 2015.

Vídeo: E .M José Ayrton Teixeira. Disciplina de Arte. SÉRIE: 6º ANO – Linguagem: Artes Visuais


E.M José Ayrton Teixeira
Disciplina de Arte. SÉRIE: 6º ANO – Linguagem: Artes Visuais
Prof. LÚCIO
 OBJETIVOS em AULAS:
• Utilizar etapas que facilitam a utilização da técnica do pontilhismo;
• Identificas as formas naturais e abstratas;
• Conhecer e criar composições artísticas pontilhista e mosaicas;
• Conceituar, identificar, reconhecer, empregar e criar elementos a partir da linha;
• Identificar as formas naturais e abstratas por diversos tipos;
• Experimentar técnicas como desenho, colagem, pintura, modelagem (escultura), reprodução de imagens, entre outras.

CONTEÚDO DA ABORDAGEM em AULA: 
Definição de linha e uso quanto ao traçado e à forma; 
Desenhos em Formas Naturais ou Abstratas.
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