sexta-feira, 11 de junho de 2010

A TECNOLOGIA EM INTERFACE PEDAGÓGICA - REFLEXÕES DE ENSINO E PRÁTICA: ESTUDOS DIRIGIDOS (MÉMORIAS) SOBRE ARTE-EDUCAÇÃO NAS ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS

FORTALEZA-CE, CONEXÃO - UM ARTISTA EDUCADOR
[Lúcio José de Azevêdo Lucena -Lúcio Leonn]

“A escola não dará conta de ensinar todos os conteúdos da arte, mas precisa garantir um determinado conjunto que possibilite ao aluno ter base suficiente para seguir conhecendo.” PCN\Arte, (1ª Parte): Aprender e Ensinar Arte, 2001, (p.46).

INTRODUÇÃO
O presente texto procura refletir, brevemente, a contextualização de algumas descrições focadas em experiências\vivências\memórias da sala de aula, ao utilizar a tecnologia em Interface pedagógica (linguagens artísticas: campo da arte educação, conexão: mídia eletrônica), tendo como mediação um professor de arte (na escola) \ artista educador (intérprete de cena) - professor especialista em arte e educação - também aluno docente do *Curso Licenciatura em Teatro do Programa Pró-licenciatura. UnB/UNIR/MEC- Universidade de Brasília\Instituto de Arte (IdA).

Logo, percebe-se que, ao assumir o compromisso de tempo, do caminhar pelo processo investigativo via formação docente no ensino de *teatro virtual e mesmo que presencial, tem sido um desafio. Entretanto, para tornar-se completo como profissional, também da educação, situa-se que, o campo da educação tecnológica tende a revelar um professor antenado e alfabetizado, pelas novas tecnologias da informação e da comunicação digital.

Então, uma das possibilidades investigativas encontra-se em sinalizar atividades acadêmicas (a formação continuada em serviço - licenciatura no campo das artes-Teatro (UnB).), especificamente, em etapas de tarefas: Módulo(s) Tecnologia(s) Contemporânea(s) na Escola, dentre outras atividades modulares realizadas pelo professor-estudante junto a seus alunos(as) mediado pelo fazer\artístico, da avaliação em ambientes intertransdisciplinares: Escola(Trabalho aliado à prática\teoria(educação e sala de aulas)); Universidade\UnB (estudos acadêmicos); Arte(linguagens em produção\experienciação e instrumentalização artística\arte de intérprete.) e, as TICs(recursos da Web, difusão, etc.).

Imagens (acervo pessoal): Projeto Teatro Aplicado à Educação (2008): Interpretação Cênica/Emeif Herbert de Sousa-alunos-Laboratório de Informática Educativa (3ª e 4ª série) Bastidores-pátio - apresentação da peça: "Os Três Magos", de Érico Verissimo.

A ARTE NA REDE: O REGISTRO ON LINE

Metodologicamente, o olhar de educador aqui se caracteriza a partir de seus registros pessoais e profissionais via ensino\prática no campo de atuação em teatro, vídeo; também da investigação em docência artística nas (EMEIFs), Escolas Municipais de Ensino Infantil e Fundamental (três escolas distintas situadas na periferia) cidade de Fortaleza (Ce), em ambiência de risco pessoal\social.

Portanto, da motivação do professor aprendiz em aprender pelo “novo” sistema tecnológico, tem sido a mola propulsora a uma grande questão referente à formação profissional de hoje. Como adquirir as melhores estratégias em tempo de ensino e de aprendizagem à distância para nosso campo real de atuação, a sala de aula? Além de seleção de conteúdos, planejamentos, estratégias de ensino, do plano anual\disciplina e da didática. Uma das respostas pode estar no documentar (on line); em procedimentos de atividades; de pesquisa do professor(a). Tanto que, fundamenta-se com o seguinte, pensar:

“Neste plano, o professor também é um criador de formas de registrar e documentar atividades. Tais registros desempenham papel importante na avaliação e no desenvolvimento do trabalho, constituindo-se fontes e recursos para articular a continuidade das aulas e devem ser coerentes com o projeto da escola e do professor na sala de aula. São, entre outros, relatos de aula, as observações sobre cada aluno e sobre as dinâmicas dos grupos, a organização dos trabalhos realizados pelos alunos segundo critérios específicos, as perguntas surgidas a partir das propostas, descobertas realizadas durante a aula, os tipos de documentação, gravações, propostas de avaliação trabalhadas durante as aulas e as propostas de registros sugeridas pelos alunos, como fichas de observação, cadernos de percurso, “diários de bordo” e instrumentos pessoais de avaliação.” (PCN\Arte, 2001, p.97: (2ª Parte): OS INSTRUMENTOS DE REGISTRO E DOCUMENTAÇÃO DAS ATIVIDADES DOS ALUNOS.).

Consequentemente tem-se a partir do processo da investigação, perspectiva da ação escolar colaborativa, e como exemplificação aqui, perceberemos a criação de textos, de desenhos ilustrativos, etc.; do jogo didático intencional em sala de aula entre professor\aluno(a) e, por fim, de registro e difusão; acessos para consultas e leituras via Blog\on line.


Imagem: [Arte & informática educativa]. E, mais, educandos à liderança na Emeif Herbert de Sousa. Laboratório de Informática Educativa (LIE). Fortaleza-CE.

Abaixo, segue - Atividades Pedagógicas e Artísticas, em contextualização descritiva em ordem de apresentação aqui, focadas em experiências\vivências\memórias da sala de aula ao utilizar a tecnologia em Interface pedagógica\ locação portal Internet.

Experienciar... Ação de Formação Docente\discente: a Tecnologia e a Telepresença do corpo em ambientes - Atividades Pedagógicas e Artísticas

Aprendemos através da experiência, e ninguém ensina nada a ninguém. Isto é valido tanto para a criança que se movimenta inicialmente chutando o ar, engatinhando e depois andando, como para o cientista com suas equações. Se o ambiente permitir, pode-se aprender qualquer coisa, e se o individuo permitir, o ambiente lhe ensinará tudo o que o que ele tem para ensinar. ‘Talento’ ou ‘falta de talento’ tem muito pouco a ver com isso.” (A Experiência Criativa,Viola Spolin (2006, p.3).

O ambiente experienciado da sala de aula (espaço real) se prolifera através de exercícios pedagógicos em relação arte\tecnologia no ensino de arte (espaço virtual) e\ou, vice-versa.

Assim, nas escolas públicas municipais da cidade de Fortaleza (Ceará) o suporte pedagógico em arte-educação e da sala de aula - Ensino Fundamental II - 6ª a 9ª série, encontra-se nas modalidades artísticas: Teatro Dança, Música, Artes Visuais; seguindo o Projeto Político Pedagógico da escola, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN/Arte-1997), das diretrizes pedagógicas da Prefeitura Municipal de Forataleza(PMF)\Secretaria Municipal de Ensino (SME). Além de familiarização com as três ações básicas (de ler obras de arte, de faze arte e contextualizar (anteriormente, (1987) em lugar de contextualizar, apontava-se a história da arte, como eixo de abordagem).) - Proposta Triangular para o ensino de artes visuais (na época metodologia triangular), sistematizada pela professora e pesquisadora, Ana Mae Barbosa. E, por fim, o plano anual do professor – disciplina Arte. Do ensino\aprendizagem mediada pela informática educativa, via laboratórios (LIEs).

No entanto, da realidade do/a Professor/a de Arte, (não somente na PMF), é desdobrar-se em sala para mediar às quatro linguagens, quando ele tem muitas vezes, formação específica em uma. Assim, como também o Arte-Educador/a precisa ir mais além, estar á frente de seu tempo, precisa ser professor/a-pesquisador/a aliando-se sempre a novos desafios profissionais; como de lidar com ensino da Arte e acesso às tecnologias contemporâneas em serviço.

Logo, PORTELLA (2002), diz o seguinte:
“A Internet é um instrumento poderoso de ação artístico–cultural, por sua inédita capacidade de levar imagens, textos, e documentos hipermídia, possibilitando assim gerar novos paradigmas no âmbito das propostas do ensino de Arte. Entendendo a arte como uma maneira de organizar variadas experiências, é fundamental integrá-la ao processo educativo, principalmente ao definir sua contribuição para o desenvolvimento de processos mentais.” (Capitulo 11: Aprendizagem da Arte e o Museu Virtual do Projeto Candido Portinari. Subtópico Internet: cultura e poder, (p.124).

Vejamos abaixo algumas atividades de exercícios em proposições de experiências organizadas, a fim de ilustração, de exemplificação e da avaliação de ação didática, em diversos meios pedagógicos, de acesso digital.

Atividades de Contextualização Descritiva - pontos de vista de aluno(as)
"A palavra performance em inglês, significa em sua tradução: execução, desempenho, interpretação, espetáculo... E tem relação, porque a arte da performance estar na execução, no desempenho do artista em cena." (aluno Edson Rafael Santos (9 ano C, 2009.) - Emeif Professora Lireda Facó

Da primeira atividade pedagógica ILUSTRATIVA realizada fora direcionada aos alunos do 9º ano Emeif José Ayrton Teixeira; logo em seguida, aos alunos, (mesma série) da Emeif Profª LiredaFacó, que ordenou-se, assim:

• Recursos de abordagens: sala de aula\Internet\estudos domiciliares.
 Performance: O quê move o corpo (?). 1, 2, 3... Vídeo You Tube (ano 2009): Acessar: http://notasdator.blogspot.com/2009/11/performance-o-que-move-o-corpo-1-2-3.html
Parte 1: Barbear_dor
Parte 2: Trans_maker
Parte 3: Privado_a
[Intérprete criador Lúcio Leonn, (professor da disciplina).]

1. Parte teórica:
I) Responda a partir de suas pesquisas e estudos direcionados em sala de aula sobre “Performance” – as indagações, abaixo:
a) em sua opinião, o que é Performance?
b) no Brasil, quando se iniciou o movimento em prol da Performance?
c)ao traduzirmos a palavra: “Performance” - do inglês para o português – o que pode significar? Há realmente, uma relação em grau de semelhança ou, de diferença também, com a palavra (o termo), em português? Justifique sua resposta.

2. Parte analítica:
II) assista e analise um dos (03) três vídeos locados no portal You Tube - sobre Performance (http://notasdator.blogspot.com/2009/11/performance-o-que-move-o-corpo-1-2-3.html). Escolha apenas um Vídeo. Em seguida, descreva a partir de seu ponto de vista, a cena apresentada.

Imagens: Parte 1: Barbear_dor (Centro). Parte 2: Trans_maker (à esquerda). Parte 3: Privado_a (à direita)

Do resultado (REFERENTE PARTE II: análise de vídeo, de Estudos sobre a Performance), fiz algumas seleções da escrita de alunos, a fim de compor o texto, abaixo, em depoimentos.

– Sobre o vídeo “Trans_maker” (Imagem à esquerda, acima)
–“No vídeo ele começa a dançar e a mover o corpo, mostrando que o corpo se move sem precisar ter sido ordenado a mover daquele jeito. Ele (professor) só se moveu e depois pegou uma sacola, antes disso, ele pega uma camisa próxima à tela e, logo depois a veste. Antes da sacola, ele ficou com uma peruca e depois a tirou. E, continuou a dançar. Pega uma vasilha\máscara e coloca dentro da sacola. Em seguida, mostra em imagem final, o que Ele utilizou ou o que moveu o corpo para realizar no vídeo: o radio, a mochila, a peruca e o CD\música que ele utilizou nos três vídeos.” (aluno Benedito Alves)
 -“Pelo que entendi do vídeo ele mostra que o corpo move-se como robô e no dia-a-dia o nosso corpo não precisa mover-se como máquina e sim, normal.” (aluna Lara Silva)

-Sobre o vídeo “Barbear_dor” (Imagem centro, acima)
-“O nosso corpo nos permite fazer escolhas. Muitas delas são feitas através de sensações. Sensações como a dor. Muitas vezes, fazemos escolhas sem saber suas sensações; uma delas é a escolha da higiene e de estar “bem”, de ficar bonito. (...) Aquelas escolhas promovem reações de ‘dor’; no caso de barbear, também. (...) Quando nos cortamos, não paramos o nosso corpo mesmo sentindo dor, em nome da beleza exterior. Quer demonstrar isso no vídeo.” (aluna Rosália)
 - “Quem olha para a maçã e para o barbeador; percebe dois elementos que move o corpo. (...) a maçã que ele come mexe com o corpo e logo depois começa a barbear seu próprio rosto; movimentando seu corpo todo. Ele deu uma expressão de dor ao falar do barbear ‘dor’, se movimentando. Ao terminar lavou o rosto e mostrou ser outro homem, através de movimento a barbear seu rosto.” (aluna Rosiane Moura)
 -“Esse vídeo mostra que qualquer movimento que você queira fazer mexe com seu corpo por inteiro.” (aluna Nágila Maria)
 -“(...) No meio do vídeo, para se distrair ele começa a cantar; tira a barba muito rápida. No final do vídeo, Ele canta novamente, enxágua o rosto; tira a camisa e joga sobre a tela. E, por todos esses pontos do vídeo, o achei super interessante.” (aluna Esterlane)
 -“O vídeo (...) fala sobre uma indecisão. O que pode mover o nosso corpo? O ator fica indeciso entre o barbeador e a maçã. Então, acaba se decidindo a comer a maçã a se barbear. Só que, o que chama a atenção é que seus dentes são falsos. Ele os tira para comer a maçã. Quando ele se barbeia (...) ele usa a câmera como espelho. Em fim, o que move o corpo nesse vídeo? São as nossas escolhas no dia-a-dia. Isso move o nosso corpo.” (alunos Lucas e Sabrina)

-Sobre o vídeo “Privado_a” (Imagem à direita, acima)
-“O vídeo nos mostra uma situação cotidiana, mas abordada de uma forma artística, quase surreal, que parece não ter sentido algum. No entanto, se prestarmos atenção, notamos que é uma pessoa comum, em seu momento íntimo; no banheiro.” (aluno Thiago)
 -“O vídeo mostra uma forma engraçada de um momento de ir ao banheiro. O personagem parecia estar dançando com a própria roupa. Sem falar nada ele vai embora; assim, como veio: sem sentido.” (aluno Rafael)
 - “O personagem estava 'nu', segurando sua roupa e de máscara. Começou a dançar de forma engraçada; fez suas necessidades fisiológicas e foi embora. Não tem sentido, mas dá para rir um pouco...” (aluno Ismael).

Da segunda atividade pedagógica ILUSTRATIVA realizada e direcionada aos alunos 4º ano na EMEIF Herbert de Sousa (Laboratório de Informática Educativa-LIE), segue.

(reprodução)
• Recursos de abordagens: sala de aula (LIE)\ plano de aula\Internet\site
O Menino Buliçoso Um menino exercitando sua curiosidade dentro de casa... SÃO ALGUNS RESULTADOS DE ATIVIDADES-Textos com Contos infantis ilustrados sem texto _ Leituras de imagens digitais narrativas e da escrita no Caderno. >Vide resultado ON LINE (como também, há o plano de aula para execução), em: http://notasdator.blogspot.com/2010/01/plano-de-aula-em-arte-disciplinariedade.html

Da terceira atividade pedagógica ILUSTRATIVA realizada e direcionada aos alunos 3º e 4º ano na EMEIF Herbert de Sousa (Projeto Teatro Aplicado), configurou-se.

• Recurso de abordagens: sala de aula (LIE)\Internet\ registros on line
–JOGOS dramáticos e teatrais-(conceito: Ação (espaço/tempo)): SUGESTÕES DE ATIVIDADES - via Projeto de Teatro Aplicado. Jogo de Espelho Corporal (imagem, acima).>Vide resultado em: http://notasdator.blogspot.com/2009/10/jogos-dramaticos-e-teatrais-conceito.html

Ler também outros textos\exercícios\imagens propostas em situação de aprendizagem significativa:

"Igualdade, diversidade e inclusão social do negro no Brasil: A presença negra nas artes brasileiras." Acesso: http://notasdator.blogspot.com/2008/04/plano-de-aulaigualdade-diversidade-e.html

Para melhorar (ou implementar) o Ensino do Teatro na Escola. Acesso: http://notasdator.blogspot.com/2009/12/para-melhorar-ou-implementar-o-ensino.html

PROGRAMA INTEGRAÇÃO AABB COMUNIDADE-FORTALEZA-CE
UM EIXO SOCIAL EM ARTE & EDUCAÇÃO. Acesso: http://notasdator.blogspot.com/2008/04/programa-integrao-aabb-comunidade.html
Sob à luz de saberes, estudos e interação da psicologia - constrói-se conhecimento pedagógico. Acesso: http://notasdator.blogspot.com/2008/11/sob-luz-de-saberes-estudos-e-interao-da.html
***
Conclusão

“A interatividade é a palavra chave das tecnologias digitais propiciando a interação no sentido estrito do termo. A contemplação estéril, baseada ma mera interpretação de ordem mental é trocada pelo conceito de relação. A interatividade se dá através de dispositivos de acesso que permitem ao antigo espectador provocar mutações no que lhe é proposto, num diálogo, numa partilha com o pensamento do artista. Muitas obras nem mesmo existem se não houver esta participação.” (Diana Domingues, Alguns conceitos básicos para pensar arte\tecnologia): As tecnologias digitais favorecem a arte da participação, a arte da comunicação, (Item 4, 1999, p. 44.)

Da tecnologia e da (tele)presença de corpos em ambientes experienciados (real\virtual)- Atividades Pedagógicas e Artísticas, possibilitaram aos educados experienciar antes, de maneira breve e modo geral; o saber fazer em proposições de conteúdos instigados em sala de aula, exercícios problematizados.
Segundo MARTINS (1998), capitulo Ensino de Arte: Uma Atitude Pedagógica, ela diz: “Ensinar arte é viver arte. Para vivê-las, os artistas operam idéias e sua concretização. E a escola?” (Subtópico, Projetos em ação para o ensino de arte, (p.165.)

Muitos dos educandos presentes em situações didáticas apresentadas aqui, se observaram em registro de avaliação informatizadas em ação artístico-didática, pela primeira vez. Como também, de contato imediato com um artista educador em ação. Nesse caso seu professor de Arte.
Ainda, em fundamentação teórica, MARTINS (idem): capitulo Em Busca de Uma Aprendizagem significativa; confirma: “O educador é um mediador entre a arte e o aprendiz, promovendo entre eles um encontro rico, instigante e sensível.” (Subtópico, A nutrição artística, p.141.)

Um encontro divergente, ao mesmo tempo confluente de sentidos artísticos ou, de estranheza ímpar. E, no dizer dos educandos: “é engraçado vir o professor no vídeo, fora da sala de aula.”
Em outro caminho, educandos nortearam suas reflexões para o campo contemporâneo da arte da performance; de escrita da palavra articulada pela leitura visual, por meio da ampliação e da análise\percepção descritiva em situação de aprendizagem coletiva; com sentido de: aprender a aprender para olhar com possibilidade de ato de invenção\criação, de atribuir significados pessoais e estéticos.

Por fim, além de contribuir para manter em documentação_disposição_locação e da recepção de tais atividades pedagógicas e de apontar um rigor artístico\cientifico em registros; busca-se à apreciação do telepúblico via Internet (blog Notas D'Ator/educador, [Copyright©-2007-2010], como parte e notas de divulgação; de cumplicidades, mesmo que, imagéticas.
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* Atividade: Trabalho de produção do texto final Módulo. Licenciatura em Teatro do Programa Pró-licenciatura. UnB/UNIR/MEC. Módulo Tecnologias Contemporâneas na Escola 3.Tutorias Eliana Severino dos Santos\ Maria Cristina. Aluno Lúcio José de Azevêdo Lucena. Professora: Luzirene Rego. 28/05/10 -E- 11\06\10-Pólo Ceilândia-DF (manhã)

Fontes consultadas

Arquivo pessoal e experiência do ator e Artista-educador Lúcio José de Azevêdo Lucena - Lúcio Leonn.

BARBOSA, Ana Mae (org.). Inquietações e mudanças no Ensino da Arte. In: Capitulo 11: Aprendizagem da Arte e o Museu Virtual do Projeto Candido Portinari. (Subtópico Internet: cultura e poder, (p.124) de Adriana Portella. São Paulo:Cortez, 2002.

Brasil. Secretaria de Educação Fundamental, Parâmetros curriculares Nacionais: Arte, Brasília: MEC/SEF 1, – 1998. 130p.

CELESTE, Mirian Celeste Martins; PICOSQUE, Gisa Picosque e GUERRA, Maria Terezinha Telles. Didática do ensino da arte: poetizar, fruir e conhecer arte. IN: Capitulo: Em Busca de Uma Aprendizagem significativa; Subtópico, A nutrição artística,(p.141). Capitulo Ensino de Arte: Uma Atitude Pedagógica. (Subtópico, Projetos em ação para o ensino de arte, (p.165.) - São Paulo: FTD, 1988. 198p.

PILLAR, Analice Dutra (org.). A Educação do Olhar no Ensino das Artes. In: Capitulo 3 – Tecnologias, produção artística e sensibilidade dos sentidos. (Subtópico: Alguns conceitos básicos para pensar arte\tecnologia): As tecnologias digitais favorecem a arte da participação, a arte da comunicação, (item 4, p. 44.), de Diana Domingues. Porto Alegre: Editora Mediação (Cadernos de Autoria), 1999.

SPOLIN, Viola. Improvisação para o teatro / Viola Spolin; [tradução e revisão Ingrind Koudela e Eduardo José de Almeida Amos]. - São Paulo: Perspectiva, 2010. - (Estudos; 62 / dirigida por J. Guinsburg.), 349p.

Artigos de acesso digital:

A Figura presencial do/a Professor/a de Arte ou do Arte-educador/a. Disponível em: http://notasdator.blogspot.com/2009/10/figura-presencial-doa-professora-de.html

Blog Notas D'Ator/educador, [Copyright©-2007-2010]. Acesso online: http://notasdator.blogspot.com/

Jogo de Espelho Corporal –JOGOS dramáticos e teatrais-(conceito: Ação (espaço/tempo)): SUGESTÕES DE ATIVIDADES - via Projeto de Teatro Aplicado. Disponível em: http://notasdator.blogspot.com/2009/10/jogos-dramaticos-e-teatrais-conceito.html

Plano de Aula em Arte [InterDisciplinaridade Língua Portuguesa]: Alunos 3ª \ 4ª série do fundamental I. Disponível em: http://notasdator.blogspot.com/2010/01/plano-de-aula-em-arte-disciplinariedade.html

Performance: O quê move o corpo (?). 1, 2, 3... Trata-se de performance em série de três, com o intérprete-criador Lúcio Leonn. [série gravada em take 1 - sequência 1 (in); locação (noite): Kasa-Sede e gravação da parte 2: Trans_maker em Vila das Artes-Escola de Dança.]- Disponível em: http://notasdator.blogspot.com/2009/11/performance-o-que-move-o-corpo-1-2-3.html

Para melhorar (ou implementar) o Ensino do Teatro na Escola. Disponível em: http://notasdator.blogspot.com/2009/12/para-melhorar-ou-implementar-o-ensino.html
Sob à luz de saberes, estudos e interação da psicologia - constrói-se conhecimento pedagógico. Disponível em: http://notasdator.blogspot.com/2008/11/sob-luz-de-saberes-estudos-e-interao-da.html

Questões de Estratégias de ensino-aprendizagem no Ensino de Teatro Virtual ou de modo Presencial: minhas futuras apropriações. Disponível em: http://notasdator.blogspot.com/2009/03/questoes-de-estrategias-de-ensino.html