domingo, 18 de abril de 2010

Elaboração de Plano de Aula: portascurtas em sala de aula.

Curta Escolhido: “Juro que Vi: O Boto”

por Lúcio José de Azevêdo Lucena.

Proposta de Plano de Aula
 (Imagens\divulgação)
Curta Escolhido:
“Juro que Vi: O Boto”
Gênero Animação
. Diretor Humberto Avelar. Elenco Regina Casé (voz). Ano 2004. Duração 11 min. Cor Colorido Bitola 35mm. País Brasil. Local de Produção: RJ. Produção da MultiRio - Empresa Municipal de Multimeios. Produção Patrícia Alves Dias Roteiro Alunos das escolas da Prefeitura do Rio.
Sinopse:
Um caso de amor entre uma moça e um golfinho, história baseada em lenda do folclore brasileiro.

Justificativa de escolha: ampliar e complementar a aprendizagem sobre o Folclore Brasileiro, especialmente Lendas, - conforme revisão de estudos em aulas anteriores (vide abaixoConceitos), inclusive, sobre outras manifestações folclóricas (Literatura de Cordel).
Área: Arte.
Interdisciplinaridade: Geografia\História\Educação Religiosa\Língua Portuguesa\Artes Visuais.
Tema Transversal: Pluralidade Cultural
Série: 6ª ano - Ensino Fundamental II.
Fruição com alunos (as) \ Objetivos:
Despertar o interesse e reconhecimento para o Folclore Brasileiro, especificamente, no que diz respeito as nossas lendas, ou entre outras manifestações folclóricas (danças: dramáticas e/ou espontâneas).
Discutir as relações sociais entre membros familiares, pessoas\comunidade: valores\pertencimento.
Complementar aulas anteriores, como: Literatura de cordel \ Literatura oral\Lendas.

Conceitos:
-O que significa a terminologia Folk-Lore e suas Manifestações Folclóricas.
-Origem e Evolução da Lenda: O Boto Cor- de-Rosa.
-Lendas (origem e variações folclóricas por região/comunidade).
-Literatura Oral (causos) versus Literatura de Cordel (definição, formato, tema, capa\artes visuais etc).
-As Relações Humanas: Um bem necessário.
-Exibição\apreciação do curta (recepção).

Tempo: quatro aulas, de 1h30min cada.

Procedimentos:
a)Em sala de aula e\ou no Laboratório de Informática Educativa (LIE), após estudos anteriores (trabalhados conceitos acima) sobre o Folclore Brasileiro (Lendas); é exibido o referido curta (supracitado) onde os alunos\as deverão no final responder em forma de Debate às seguintes indagações, abaixo:

- onde se passa a história narrada e exibida (área geográfica)? E, o que acontece na cena? (durante o inicio - meio e fim - (resumo oral)
-quem são os personagens e suas relações pessoais? Como se comportam e se relacionam entre si?
-quem é o boto cor- de- rosa? E, por que o boto cor–de- rosa é considerado uma Lenda? Qual fenômeno da natureza faz com que o Boto se torne gente (homem), e durante a comemoração de qual festa? Por que ele, o Boto usa (indumentária)\ chapéu?
-outras questões poderão surgir no desenrolar do debate. Como: onde e como as pessoas da história vivem\moram em comunidade ribeirinha. Etc.


b)Contextualização:
• Criação de desenhos, utilizando elementos visuais (linhas, planos, cor etc.) com temática Boto Cor-de-Rosa, para ilustração de texto.
• Criação de texto cordelista sobre o tema assistido (rima, etc) ou texto simples: registro (síntese) da história apreciada em vídeo\curta.
• Leitura em sala de aula, apreciação e\ou troca da produção de alunos entre eles.

BREVE BIBLIOGRAFIA INDICADA

HADDAD, Denise Akel e MORBIM, Dulce Gonçalves. Arte de fazer Arte. 6ª série-1ª edição. São Paulo: Editora Saraiva: 1999.

ROSA, Nereide Schilaro Santa. Arte na Sala de Aula - 5º Ano Ensino Fundamental. 1ª edição. São Paulo: Editora Escala Educacional: 2007.

ZINGONI, Rita Helena de A. M.. História de Mindinho, um Boto Cor-de-Rosa que nasceu na bacia Amazônica. Editora: Gryphus: 2003.

MEIO ELETRÔNICO
Onde encontrar- Visite o PortaCurta e assista: “Juro que Vi: O Boto” –- Disponível em: http://www.portacurtas.com.br/pop_160.asp?cod=3306&Exib=1 (2002-2009 Portacurtas.com.br - Alguns Direitos Reservados)

E mais, visite:

Minhas Histórias Infantis (blog) - (boto cor-de-rosa): http://minhashistoriasinfantis.blogspot.com/2009/07/boto.html Acesso: 18 de abril de 2010.

Aprenda fazer um cordel
(Noções de métrica e rima) http://www.cordeldobrasil.com.br/aprenda%20a%20fazer%20um%20cordel.html Acesso: 18 de abril de 2010.

Suplemento didático: lendas e personagens, terminologia folk-lore, etc... Disponível em: http://www.moderna.com.br/catalogo/encartes/85-16-02831-3.pdf Acesso idem.

***
Atividade 3- Elaboração de Plano de Aula: portascurtas em sala de aula. Aluno-Professor Lúcio José de Azevêdo Lucena. Professora formadora: Luzirene Rego. 19/03/10-DF (1h33min)Licenciatura em Teatro do Programa Pró-licenciatura. UnB/UNIR/MEC. Módulo Tecnologias Contemporâneas na Escola 3.Tutorias Eliana Severino dos Santos\ Maria Cristina. Universidade de Brasília(UnB)/Instituto de Artes (IdA)