quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Plano de Aula em Arte [InterDisciplinaridade Língua Portuguesa]: Alunos 3ª \ 4ª série do fundamental I

15/11/09

Atividade:
Textos com Contos infantis ilustrados sem texto _ Leituras de imagens digitais narrativas e da escrita no Caderno·

Fundamentos teóricos:
1;Conto sem texto 2;Leitura de imagens em sequência e de escrita 3;Criatividade e recurso tecnológico (Internetsite) 4; Organização e criação de frases 5; digitação e teclado
Objetivos:
Geral
· Elaborar proposta concreta de leitura visual (por desenhos narrados), ao mesmo tempo de escrita manual criativa e digital em teclado, a partir de recurso tecnológico (Internet): atividades - Contos ilustrados sem texto - disponíveis em site; tendo como referencial teórico os aspectos gramaticais da Língua Portuguesa (aulas aplicadas).

Específicos
Identificação de aspectos teóricos dos meios de comunicação no contexto das novas tecnologias da informação e da comunicação (uso de sites e de artes visuais via Internet; manuseio do mouse etc.).
Familiarização com as TIC’s e sua utilização em atividade proposta de contos sem textos via WEB (virtual) e registro com lápis no caderno-aluno (preSencial).
Organização de idéias para despertar criatividade via uso da linguagem visual (desenhos) e da escrita em Língua Portuguesa.
Exploração da dinâmica de leitura-escrita e da coerência de frases (textos), a partir da sequencia de movimento dado pelo clique e de uso do lápis.
Ampliação do referencial em manuseio do computador e de seus elementos periféricos (teclado, mouse, tela etc.) e recursos tecnológicos: o site.
Compreensão da escrita\leitura em Língua Portuguesa; de seus aspectos gramaticais e análise morfológica; de aulas aplicadas e de vocabulário do aluno (a).

Conteúdo:
Explanação da Web e do recurso pesquisa de sites: saber pesquisarem.
Leitura visual (internet) contos ilustrados recurso Net.
Escrita em caderno de seqüência de ações de _ imagens (Contos ilustrados sem textos): Índice dos Contos Disponíveis (site):
No Silêncio da Noite À noite, quando todos dormem, lá fora, pelos becos escuros e ruas desertas, coisas misteriosas acontecem.
O Menino Buliçoso Um menino exercitando sua curiosidade dentro de casa...
Meninos Venham Cá... Duas crianças correndo dentro de casa. Use à vontade a sua imaginação...
O Enigma Um conto diferente para despertar a criatividade e imaginação infantil, ou mesmo adulta.
A Menina e o Cachorro Para a criança ver o conto e interpretar livremente.
O Menino e o Presente Um menino ia andando, tranquilo, olhando para cima, então...
O Cachorrinho Aquele Cachorrinho ia andando tranquilo pela rua quando...
  • Correção via leitura em troca de textos por pares.
  • O recurso dos periféricos (teclado, mouse...) e a página documento Word.
  • Digitação de textos corrigidos por uso do teclado, outros componentes do PC.
  • Divulgação\recepção.

Tempo: duas aulas, de 1h30min cada.

Metodologia:
Da abordagem será por meio do conteúdo aplicado em sala de aula, disciplina de Língua Portuguesa - e, interdisciplinar com a disciplina de Arte - Laboratório de informática Educativa (LIE) por meio de recurso tecnológico da internet via computadores; teclado, mouse; de método tradicional de escrita no caderno; a partir de leitura visual de contos.

Haverá os Procedimentos de liderança comportamentais de alunos individuais e em grupo, pela observação e participação em atividade proposta. Bem como, explanação do professor regente-Lie sobre o uso e mal uso de saber pesquisar em sites etc.; de como serão as etapas de cada atividade.

(A metodologia se dividirá em 1ª e 2ª etapa):
Contará com a disposição de alunos em computadores, professor-regente lie\professor-disciplina em aula do LIE; da localização e indicação de site e da página de pesquisa em contos sem textos ilustrados; no site, o aluno deverá navegar por toda página e depois localizar e escolher o conto por subjetividade. Assim, contará com observação de imagens seqüenciadas por uma primeira leitura de imagens e possibilidades de escritas. Depois, de segunda leitura será o passo da escrita no Caderno, ao mesmo tempo de leitura via web. Posteriormente, durante a segunda etapa, da correção junto aos professores e digitação documento word. Em seguida, leitura em sala de aula, professor-disciplina. O aluno deverá encontrar e indicar um meio de divulgação e recepção de seu trabalho.

Articulando os objetivos e metodologia, pretende-se alcançar o seguinte:
Ao escrever no caderno, ESPERA-SE do aluno a compreensão e a diferença entre como proceder no teclado e no caderno;
Apreenderá a manusear o computador e o recurso Internet de tempo, FAMILIARIZAR-SE;
Observará e criará idéias de imagens em ARTICULAÇÃO com a escrita e língua materna (vocabulário), quando aplicadas em sala de aula e aulas no LIE;

Ao divulgar seu trabalho, ampliar a produção e valorização da escrita e de atividade-aluno.
Outros.

Recursos:
Recursos materiais de consumo (cadernos, lápis, borracha.)
Recursos técnicos (20 computadores, sala do Laboratório de Informática EducativaLIE)
Recursos humanos (1 professor-regente LIE, professor disciplina, 20 alunos(as).
Recursos tecnológicos (Internet\SITE).

Avaliação:
Dar-se-à inicialmente, por meio de textos escritos e criados como resultado prático no caderno-aluno (peso 2); em seguida, de aspectos da correção gramatical (letras:maiúsculas\minúsculas;pontuação,coerência de frases, vocabulário, etc.Professor-alunoaluno-professor) e da poética da escrita em articulação visual de idéias e fruição criativa por imagens sucessivas via site,(tem peso 3).Tempo hábil de execução da atividade e manuseio do PC, (peso 1);Por meio do Comportamento e disponibilidade de atividade em dupla por computador\ relato: (Quem ajudou quem. Grau de dificuldade e manuseio em conjunto\individual etc.);(peso1); Digitação via teclado pelo aluno, Conto ilustrado com correção, (peso 1).Por fim, encontrar uma forma de divulgação (blog, cartazes etc.) e de ilustração (releitura e criação de imagens, desenhos para escrita\conto) e recepção da atividade, tem peso 2.

Referência bibliográfica<© Copyright 1998-2009), em: <http://www.sitededicas.com.br/>. Acessado em 09 de novembro de 2009.

UnB Instituto de Artes TECNOLOGIAS CONTEMPORÂNEAS NA ESCOLA 2
Licenciatura em Teatro do Programa Pró-licenciatura. UnB/UNIR/MEC
Atividade de Lúcio José de Azevêdo Lucena-lucio leonn
Professor Christus Nóbrega
***

ALGUNS RESULTADOS DE ATIVIDADES -Textos com Contos infantis ilustrados sem texto _ Leituras de imagens digitais narrativas e da escrita no Caderno·
emeif herbert de sousa -FORTALEZA-CE

1.SOBRE: O Menino Buliçoso
“Era uma vez um menino buliçoso que se chamava Raimundo. Esse menino era tão buliçoso que “coquer” coisa que ele via pela frente ele queria bulir.
Teve um dia na sua casa, a sua mãe comprou um jarro tão caro e ele foi bulir.E ele chegou tão perto do jarro 'con' a ideia de quebrá-lo. E ele estava pensando. Ele não sabia se quebrava ou se não quebrava.
'Poxa eu quebrei o jarro da minha 'mae.' E agora?'
E, então, ele saiu todo desconfiado e com medo, da mãe dele. E, assim ele saiu correndo. E se fingindo que não aconteceu nada.
E ele correu, tão depressa para mãe dele não ver o jarro quebrado. E ele viu um prato de biscoito com leite numa mesa e foi numa intenção de comê-los.
FIM.” (Igor, Cleiton e Samuel -Alunos - 4ª série-manhã - 2009)

2. SOBRE: O Menino Buliçoso
“Era uma vez um menino buliçoso olhando para o vaso.
O que ele estava tramando? Será que o menino pensava em quebrar o vaso?
O menino buliçoso estava tonto.
O menino estava com medo.
O menino estava correndo com muita pressa.
Ia derrubando o vaso da mãe dele.
O menino estava com muita fome que foi beber leite com biscoitos.”
Fim por fim, feito por nós (Vitória, Taylana e Vicência-Alunas 4ª série, Idem.).