terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Vide Vídeo Internet: "Smoke" imageticamente, Via -Youtube

É darmos por graças, à captação, Produção e Difusão de informação artística na Internet, que podemos obter para apreciar obras que estão muitas vezes em espaços longínquos de nós ou, disponíveis em DVDs.
"A câmera de vídeo tornou-se uma parceria das performances de diversos artistas como meio de registro de ações ritualizadas e por vezes íntimas. (...) A mais atual revolução é aquela que permite que milhões de pessoas com renda média possam se tornar produtores de suas próprias imagens, de suas próprias mensagens, de seus próprios sites na internet, enfim, que se tornem produtores sem sair de casa. As máquinas interativas incorporaram e automatizaram as ferramentas pictóricas e as técnicas textuais e sonoras que foram desenvolvidas nos últimos dois mil anos"(Santella,(2005).p. 54:(o video & as artes) e p.58: comunicação digital & as artes interativas).)
É o caso da performance o, Dvd\Evidentia. © Warner Vision. Obra “Smoke”, coreografia de Mats Ek. Performance de Sylvie Guillem & Niklas Ek. Embora, antes de tudo, é preciso dar-créditos- seus direitos autorais.
(Apreciamos, então, via portal link Youtube).
-Imagem de reprodução-
"O VÍDEO nos coloca a par da diversidade em espetáculos da dança-cênica, da cultura virtual, que envolve o corpo em experimentação e de integração com as tecnologias em tempo-(virtual)-espaço-(visual)-real. Ou, de muitos percursos, de encontros entre Arte & Tecnologia Digital. Ao mesmo tempo, nos alenta que, este diferencial hoje apresenta justamente, o fazer artístico contemporâneo - digno da própria formação em dança-teatro/tecnologias; de um olhar alterado, este antenado numa educação estética, do aqui agora. "

And the smoke? "The smoke which comes from their clothes & mouths is what they say to each other." (Mats Ek)

“Smoke”, dividida em quatro partes (o classificarei), assim:

*Vide via you tube -1ª parte (o despertar do encontro\http://www.youtube.com/watch?v=tBCIFuqdjvw -2ª parte: (o sublime)(LINK): http://www.youtube.com/watch?v=hik5QkWz0fc)

*Vide via youtube -3ª\http://www.youtube.com/watch?v=RTaFQlGJbWA-4ª parte(LINK): http://www.youtube.com/watch?v=PapxE1xTWM0 (o desaforo entre pessoas e, por fim: o pulsar pela vida), logo se dá sempre pelas indagações e respostas, mutuamente proferidas pelos corpos dos intérpretes - de Um para o Outro ou, em Solos. De encaminhar ou receber, oferecer, “um verbo”. Do ir e retornar. Há momentos de ataque, mas defesas de/em espaço pessoal/total. Direções diversas, (o uso da parede).
__________________________________________________

Fonte consultadas
Digital: vide informações escritas detalhadas sobre o video DvD-coreografia- em: http://notasdator.blogspot.com/2008/08/anlise-coreogrfica-obra-smoke.html
SANTAELLA, Lúcia. Por que as comunicações e as artes estão convergindo? (Coleção questões fundamentais da Comunicação; 5/coordenação Valdir José de Castro). São Paulo: Paulus, 2005.

***
Fonte apreciação em vídeo: youtube. Acesso dez 2009.

Resenha (apresentação de livro) SANTAELLA, LÚCIA. Por que as comunicações e as artes estão convergindo?

Apresentação de livro
Por Lúcio José de Azevêdo Lucena (Lúcio Leonn)
(Resenha)
SANTAELLA, LÚCIA. Por que as comunicações e as artes estão convergindo? (Coleção questões fundamentais da Comunicação; 5/coordenação Valdir José de Castro). São Paulo: Paulus, 2005. 71p.

O título acima,Trata de uma das questões fundamentais que a autora indaga para entendermos a Arte e suas interfaces hoje. Ao mesmo instante, acena para a reflexão e à compreensão da comunicação aliada a uma nova estética em emersão. Por outro rumo, faz-se entre as comunicações e as artes; seguem caminhos ou encontros confluentes ou, possíveis. Assim, sinalizam-se em Um deles quando, “os artistas foram se apropriando sem reserva desses meios para as suas criações”, pontua Santaella,(p.13).

Que caminhos interatuantes as comunicações e as artes vieram percorrendo, especialmente, no último século e meio, desde que o campo das comunicações passou ocupar lugar cada vez mais dilatado nas culturas das sociedades industriais e pós-industriais? Que consequências a revolução tecnológica trouxe a partir da invenção da fotografia? Quais foram as reações dos artistas diante da hegemonia dos meios de comunicação? Que apropriações e usos os meios de comunicação têm feitos da arte? Que papéis sociais vitais a arte pode desempenhar na ambiência cultural das mídias? Por que as comunicações e as artes estão convergindo? (São perguntas relevantes, que a autora nos faz.)

O livro (índice) traz ainda, os seguintes pontos discursivos:

-Introdução
1. Pontos e partida para reflexão
2. As afinidades & atritos entre a fotografia a arte
3. O cinema experimental & o cinema como arte
4. A arte & a industrialização da cultura
5. As mídias & as imagens artísticas
6. A pós-modernidade & a desterritorialização da cultura
7. O video & as artes
8. A comunicação digital & as artes interativas

Tanto que, em breve compreensão de leitura, escolho dois tópicos que, transcrevo aqui abaixo:

“(...) a manipulação computacional da imagem ou processamento da imagem implica o poder do computador para produzir mudanças até mesmo em imagens que não foram originalmente criadas dentro dele. Assim, imagens previamente existentes, como fotos, reproduções fotográficas, filmes e vídeos, são digitalmente armazenados no computador para serem trabalhadas em uma multiplicidade de modos possíveis, desde a edição e intensificação da cor até a indetectável adição, rearranjo, substituição ou remoção de certos traços ou partes da figura.” (As afinidades & atritos entre fotografia e arte, p.48.)

Por fim:

“O vídeo também produz uma sensação de intimidade e de extensão do gesto do artista, uma gestualidade até então associada à pintura, especialmente ao expressionismo abstrato na sua ênfase do ato físico de pintar. Com o vídeo, o gesto do artista podia ser registrado e seu corpo observado no próprio ato de criar. Esse foi um outro fator responsável pela entronização relativamente rápida do vídeo nos ambientes artísticos. Um fator adicional para isso encontrava-se ainda no uso do monitor como uma escultura.” (O vídeo & as artes, p.54)

PALAVRAS-CHAVE:

Arte/Arte Visuais/Técnica/Religião/Filosofia/Natureza/Humano/Finalidades & Função da Arte/Indústria Cultural/Cultura de Massa/Os Meios de Comunicação\ Cinema/Televisão/Educação/Tecnologias Midiáticas/Pós-Modernidade/ Industrialização da Cultura/Hipertexto /Matemática/ETC.

Sobre a autora:
Lucia Santaella é professora titular da PUCSP com doutoramento em Teoria Literária na PUCSP em 1973 e Livre-Docência em Ciências da Comunicação na ECA/USP em 1993. É Diretora do CIMID, Centro de Investigação em Mídias Digitais, da PUCSP e Coordenadora do Centro de Estudos Peirceanos (Grupo de pesquisa cadastrado no CNPq). Coordenou o lado brasileiro do projeto de pesquisa Probral (Brasil-Alemanha/Capes-DAAD, 2000-2003) sobre relações entre palavra e imagem nas mídias. Coordenou ainda três outros projetos de pesquisa coletiva de grande porte: “ Imagens Técnicas: do mundo industrial-mecânico ao eletrônico-pós-industrial”, convênio PUC/SP-FINEP, 1989-1991; o projeto de pesquisa temático sobre “O Advento de Novas Tecnologias e Novas Gramáticas da Sonoridade”, financiado pela FAPESP, de 1992 a 1995; o projeto coletivo, modalidade multiusuários, “Produção e Difusão da Pesquisa Científica na Era Digital”, financiado pela FAPESP, 1999-2002.É presidente honorária da Federação Latino-Americana de Semiótica e Vice Presidente da Associación Mundial de Semiótica Massmediática y Comunicación Global, México, desde 2004. É membro correspondente brasileira da da Academia Argentina de Belas Artes, eleita em 2002. É membro do Advisory Board do Peirce Edition Project em Indianapolis, USA.

Possui aproximadamente 40 livros publicados, entre eles se destacam:

• O que é Semiótica? (Brasiliense)
• Cultura das Mídias (Experimento)
• Cultura e Artes do Pós-Humano (Paulus)
• O Método Anti-Cartesiano de Charles Sanders Peirce
• Matrizes da Linguagem e do Pensamento (Iluminuras) - Ganhador em 2002 do Prêmio Jabuti, na categoria Teoria Literária Linguística.

Relembrando, sob sua autoria, a Paulus publicou Culturas e artes do pós-humano, Corpo e comunicação e Navegar no ciberespaço.

Mais informação:
Onde encontrar: POR QUE AS COMUNICAÇOES E AS ARTES ESTÃO CONVERGINDO?

Disponível em: http://www.martinsfontespaulista.com.br/site/detalhes.aspx?ProdutoCodigo=250909

E, mais: outros textos sobre o livro (resenha detalhada) em:

[PDF] RESENHAFormato do ficheiro: PDF/Adobe Acrobat- Visualização rápida intersaberes.grupouninter.com.br/arquivos/resenha.pdf – Semelhante Acesso: dez 2009.

[Imagens captadas para o momento, por lúcio leonn]