sexta-feira, 13 de março de 2009

Questões de Estratégias de ensino-aprendizagem no Ensino de Teatro Virtual ou de modo Presencial: minhas futuras apropriações

Se não amo o mundo, se não amo a vida, se não amo os homens, não me é possível o diálogo”. Segundo, cita Sheila Campello (2008, p.10), segundo Paulo Freire, (1987, p. 80).

Assumir compromisso de tempo, caminhar pelo processo investigativo via formação docente no ensino de teatro virtual e mesmo que presencial, tem sido um desafio. Logo, para nos tornar completo como profissionais da educação, penso que, o campo da educação tecnológica tende a revelar um professor antenado e alfabetizado, pelas novas tecnologias da informação e da comunicação digital.

Por outro lado, a motivação em aprender pelo ‘novo’ sistema, tem sido a mola propulsora e uma grande questão. Como adquirir as melhores estratégias em tempo de ensino e de aprendizagem à distância para o nosso campo real de atuação, a sala de aula?


Imagem/acima (pessoal), profª Jucélia Ferreira Rocha e Lúcio Leonn-aula inaugural-Universidade Nacional de Brasília/UnB-04 de julho de 2008.

Devemos defender a idéia dessa educação à distância, porque estamos num mercado de trabalho, e como dito antes, o curso tem a nossa “cara”, foi feito sob medida, em tempo/espaço/informação/disponibilidade.

Já o espírito em aprendizagem colaborativa, direciona o senso comum e com o tempo, surgem realizações pessoais e profissionais no mercado de trabalho, com êxitos.

Minhas apropriações vão desde se planejar e se organizar, até para estudar e apreender, entender a educação a distância. Também visa, vivenciar via plataforma os fóruns, chat, leituras de textos etc. Adquirir com o tempo, o hábito do ensino e da aprendizagem sistematizada, diariamente.

No ensino presencial ou virtual, há uma comunidade de ensino/aprendizagem em rede, mediada pelo ambiente e seu cotidiano. É espaço de possibilidades. Para isso, faz-se importante à aproximação das pessoas, um salutar relacionamento com o professor/tutor/supervisão acadêmica e demais membros de equipe.

A organização do tempo, a consulta aos avisos ou notícias sobre o curso, a interação entre encaminhar e responder mensagens, é forte ferramenta de interação e de sucessos entre os cursistas.

Outra possibilidade de estratégia de aprendizagem é concretizar a co-autoria em ambiente de ensino. Despertar a vontade de aprender, de escrever textos, de participar, ou fazer parte desses encontros. Ter consciência da dificuldade que se instala quando se sabe do ser inacabado que há em nós, de solucionar problemas gerados a partir da vivência, de reencontros possíveis.

Da apropriação da vertente conhecimento, via plataforma virtual ou presencial se trata de se apegar da contextualização de conteúdos e de procedimentos em atividades de curso à nossa prática pessoal e docente.

Já a avaliação do ambiente virtual e em sala de aula sendo cumulativa, transparente, contínua e horizontal, propicia um trabalho colaborativo e de retorno às falas e às escutas, antes despercebidas, por diversas fontes e fatores. É a eterna busca de autonomia participativa e voluntária.

Concluindo, a interdisciplinaridade de conteúdos temáticos no ensino a distância, redireciona nossa prática, reavalia nosso saber-FAZER-ser, instrumentaliza nossa ação pedagógica. Além do mais, soluciona problemas, aciona conflitos, nos mobiliza para uma ação-reflexão-ação.

FONTES CONSULTADAS
Módulo 2 - Fundamentos da Aprendizagem a Distância.Unidade 1 - Estratégias de Ensino e Aprendizagem a Distância.Autora: Maria de Fátima Guerra de Sousa.

Unidade 2 - A Mediação Pedagógica e a Metodologia Colaborativa na Aprendizagem a Distância. Autora: Sheila Maria Conde Rocha Campello.

Atividade 2 (Por etapas, aqui devo responder): Como garantir um ambiente propício ao trabalho colaborativo no contexto escolar atual? Plataforma AVA/arteduca. Pró-licenciatura - Teatro Núcleo de Acesso ao Curso - Fundamentos da Licenciatura em Teatro e Fundamentos da Aprendizagem a Distância. Por Lúcio José de Azevêdo Lucena-Lúcio Leonn. - quinta, 4 de setembro 2008, 21:36. Acesso (restrito aos alunos): 06 de setembro de 2008.

Universidade Nacional de Brasília-UnB/Instituto de Artes-IdA.
Licenciatura em Teatro do Programa Pró-Licenciatura –(UnB/UNIR/MEC).
Unidade 2 - a mediação pedagógica e a metodologia colaborativa na aprendizagem a distânciaAutora: Sheila Campello.

Módulo 2- ATIVIDADE Final. ALUNO(A)Lúcio José de Azevêdo Lucena-Lúcio Leonn.TUTOR(A): Lurdiana Costa Araújo. DATA: 06/09/2008.