quinta-feira, 12 de março de 2009

PROFESSORES/AS DE ARTE - 5ª A 8ª SÉRIE – Relatório Final do Curso -10 ENCONTROS PEDAGÓGICOS

Texto Sentido 2- Fortaleza 09 de novembro de 2002
Professor de Arte/parceiro ministrante: Lúcio José Azevêdo Lucena [org. final] - Lúcio Leonn.

Autores/concluintes/professoras cursistas: Julçara Cavalcante C. de Almeida (redação final)

Áurea Lúcia Machado Dias
Estela Alencar Moreira
Francisca de Fátima Felipe da Silva
Josefa Meire Gomes Fernandes
Maria Matilde Sousa Costa
Maria Icelda de Melo Reis

(Imagem acervo pessoal, (2002). Parte de Professores/as cursistas e professor ministrante)


Partindo da necessidade de desenvolver um trabalho realmente consistente e urgente pela disciplina de Arte nas Escolas Públicas Municipais de Fortaleza, nós, professores de Arte (SER V), a partir de 10 encontros pedagógicos ao longo deste ano de 2002, nas dependências do IMPARH e\ou auditório da Regional V, gostaríamos de obter alguns meios para melhorar a nossa prática pedagógica.

Sabemos que alguns entraves impedem uma ação verdadeiramente eficaz, mas não podemos deixar que a construção de um trabalho, comprometido com a sociedade venha a ser podado desde sua base.

Desejamos coisas simples que já estão asseguradas por uma base legal que é a própria LDB (nº 9394/1996) e, complementada pelos estudos indicativos via PCN/Arte (MEC/1997), tais como:

1. formação contínua / em serviço (capacitação de professores em áreas) de linguagens:
1.1 dança
1.2 música
1.3 teatro
1.4 artes audio/visuais (vídeo, cinema, fotografia, etc.).

2. melhores condições físicas de nossas escolas (uma sala especifica para artes com vídeo, aparelho de tevê, de som, de retroprojetor, papeis, tintas etc.).

3. um acervo bibliográfico – específico em artes para as Escolas.

4. material pedagógico e didático (um livro para sala de aula, como suporte didático e de consulta para o professor/aluno, na área de história da arte e demais técnicas do conhecer e de procedimentos por linguagens).

5. desenvolver projetos extraclasses, como: visitas guiadas a museus, exposições, teatros etc.

6. rever a distribuição de carga horária de trabalho em sala de aula, (1 (uma) aula/semana (55 min) e, geralmente, geminada com a disciplina de Educação Religiosa).

Portanto, parte do professor solicitar tais condições, e buscar modificar também a visão “deformada ou deturpada” do professor(a) de Arte, como aquele que está na escola apenas para enfeitar a escola em datas comemorativas do ano.

É pena que ainda não exista uma corrente única e sólida, por parte de alguns professores/as (àreas afins) e demais segmentos escolares (diretoria, secretaria, merendeira e serviços gerais), para o desenvolvimento pleno da Arte enquanto Disciplina\ Currículo\Conhecimento - meio de se construir e cultivar em rede, um ser humano mais solidário e construtivo.

(Imagem, idem. Exercício vocal/corporal): 2002 - Auditório da Regional V

Acreditamos, assim, que uma ação conjunta e de todos é capaz de reconstruir uma Escola de Paz, mais dinâmica e participativa - em sociedade quando almeja sempre - a inclusão.

Prefeitura Municipal de Fortaleza
Secretaria de Desenvolvimento Social e da Educação-SMDS
Secretaria Executiva Regional / Ser V - Gestão 2002
PROFESSORES/AS DE ARTE - 5ª A 8ª SÉRIE [hoje 6ª a 9ª série]
– Relatório Final do Curso -10 ENCONTROS PEDAGÓGICO
Professor de Arte/parceiro ministrante: Lúcio José Azevêdo Lucena (org. final) - Lúcio Leonn.