quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Atividade de conclusão-módulo “Discursos sobre o Corpo”, ministrado por Christine Greiner

Por Lúcio Leonn

“A dança é uma das raras atividades humanas em que o homem se encontra totalmente engajado: corpo, espírito e coração”. (Maurice Bèjart, 1927-2007)

“É necessário dar-se conta de que o nosso corpo é a nossa vida. No nosso corpo, inteiro, são inscritas todas as experiências. São inscritas sobre a pele e sob a pele, da infância até a idade presente e talvez também antes do nascimento da nossa geração. O corpo-vida é algo de tangível”. [Leonn apud Jerzy Grotowski, (1933-1999), A Perspectiva pelo Avesso/ ‘O que Foi’, subcapitulo: O corpo-vida, (1970, p.205: O Teatro Laboratório de Jerzy Grotowski 1959-1969), que tem por base o trabalho psicofísico do ator.], 2007.

Imagem(pessoal) lúcio leonn- em pausa - "Oficina O Teatro é o Outro", ministrada por Maurice Durozier,do Théâtre du Soleil no Theatro José de Alencar/ ago-2008.
-QUESTÕES -
1- Em que sentido os estudos do corpo podem colaborar para a pesquisa e criação em dança contemporânea?

(Leonn) - Por meio de diversos sentidos. O corpo cada vez mais se revela e propõe ser compreendido na íntegra do Ser e do Estar sendo: “des/corporificado”, (por meio de estudos e de saberes; caminhos indicativos da contemporaneidade); seja, por diversos criadores (bailarinos/dançarinos/performances) ou estudiosos / pesquisadores do tema; tais estudos, atualmente, visam se aproximar do objeto “in locus” ou do sujeito atuante/observador/pesquisador.

Pergunto: o que seria da dança contemporânea sem o(s) estudo(s) do corpo? Reflito: é zona de sentido e inventário dum campo superior - marca maior de área investigativa na/da Dança Hoje, e, do conhecimento artístico, ou científico.
As pesquisas ou tanto quanto as esperienciações em Arte, (espetáculos, criações artísticas, instalações, performances, interfaces etc), apontam diversas respostas e fonte de análises corporais.

O corpo segue, totalmente dotado de possibilidades e de conexão em estudos colaborativos e de encontros interdisciplinares (coexistência) - possibilidades estas, confluentes e/ou divergentes de significações; do século da corporeidade; de demarcar territórios; de antes, suscitar intérpretes: Vianna, Kusnet, Burnier, Graham, Cunningham, Bausch e Marin, Bogart e Landau, Greiner, para citar alguns. “O corpo é o instrumento para que a vida se manifeste”, (ANDRÉS, 2000).
Em caráter de entendimento, de ser breve aqui, exemplifico abaixo, alguns ou diversos estudos do corpo que, apontaram o mínimo para um pensar, dum querer dizer, ou de acordo estão, num fazer Arte no corpo pelo Corpo para compreensão do assunto junto à criação e à dança contemporânea.

Imagem/em sombra, ao centro,o ator e bailarino: Saymon Morais- Oficina de Improvisação e Composição em Dança Contemporânea. Ministrada pelos bailarinos Michael Shumacher e Pim Boonprakob. Na Vila das Artes, através de sua Escola Pública de Dança.[foto captada de "corpos em sombra" por lucio leonn/jan de 2009]

Há inúmeros, ora velhos apontamentos, ora nova (décadas de 1980 e 1990) e rara introdução ao tema corpo, a despontar entre nós, outrora, recentes livros e pesquisas, (mesmo em bancos escolares via cursos/faculdades, e até em festivais de dança, congrega um novo pensar.). Mas também devemos tomar notas e cuidados sobre o que dizem.
Evidencio aqui, apenas alguns percursos e discursos consonantes; busco cumprir esta atividade pedagógica e de constituir uma co-relação pela minha escrita e meu pensamento.
Os estudos do corpo (re) organizam sentidos e colaboram para a pesquisa, criação e investigação teórica e prática em dança contemporânea, com os seguintes breves meios e dizeres, evidenciados abaixo:
· Da relação entre um tema tratado em cena - via intérprete e platéia;
· Dos fenômenos da percepção / propriocepção / interocepção / exterocepção;
· De gestos em foco; em paragem ou inacabados;
· Partner imaginário, by Mary Wigman;
· Da aproximação e da aliança da dança / Corpomídia e às novas tecnologias;
· De caminhos possíveis da interrelação: Corpo/Intenção/Impulso/ Élan;
· De três planos (espaços: pessoal / parcial / total / social / artístico): o fisiológico, o plano psíquico / cognitivo e no plano técnico (Dança e Educação Somática);
· Corpo cenário - moldura (aos solistas);
· Da dança–educação (ensino formal) / cênica (corpo artístico);
· As “partes do corpo” e entre o corpo e o mundo;
· Dum “corpo envelope”; dum ”corpo sem órgãos”; dum corpo cartesiano; dum corpo monolítico ou semiótico; corpo -mente/pensante/performático/atuante;
· De metáfora corpo-organismo;
· Arte corporal (body art);
· Da Fenomenologia do corpo;
· Corpo x Ciência / antropologia / sociologia;
· Dos estudos cognitivo e dos sentidos do/no corpo (singularidades-universalidade / multiplicidade / estado corporal);
· Corpo pedestre;
· Corpo em zona, de: controle / espaço habitacional/observação e paragem;
· Etc...
Imagem: [de corpos, por:] Edgar Degas/reprodução.
Por fim, há na dança contemporânea ou entre nós artistas, a predileção pelo ‘’fenômeno corpo “, de querer evidenciar o” indizível “, via linguagens / performance / dança / teatro / fotografia... Desvelar corpos cênicos, provocativos / despertadores e do ato criador de sensores / vetores / estranhamento; o corpo imagético; o ser sensível etc.

Outra perspectiva que enfatizo, prossegue no campo do fazer-pensar-científico. Isto é, levar ao entendimento via pesquisa e em criação da dança hoje o corpo humano. Então, faz-se urgente e necessário; um conhecimento sistematizado sobre modos e de estratégias de pensamentos dum corpo vivo e presente (em cena ou cotidianamente); seja pela leva de imagens e pensamentos eternizados entre nós ou, fragmentos duns corpos hoje virtuais, dignos da era tecnológica, da multimídia.

2- A análise de diferentes níveis de descrição do corpo pode transformar as relações entre corpo e ambiente. Por quê?(Leonn) - Sim! A análise de diferentes níveis de descrição do corpo pode transformar as relações entre corpo e ambiente. Porque tais transformações contemplam diversos meios de atuação, de experiências e de conexão (música, dança, artes visuais, vídeo-dança etc) e não somente sensoriais ou fisiológicas (corpo biológico).

As relações entre corpo e ambiente nos fazem organizar e perceber o habitat para conhecer e comunicar o Corpo em vida e na arte, e vice-versa.

Segundo Makl (2008) apud Alfred Kroeber (1945): “O homem age de acordo com os seus padrões culturais. Os seus instintos foram parcialmente anulados pelo longo processo evolutivo por que passou, dependendo muito mais do aprendizado (‘endoculturação’ ou socialização, termos aqui equivalentes) que de atitudes geneticamente determinadas”.

Exemplifico, brevemente a seguir, uma análise: os cinco sentidos do corpo - como maneira de relação e de descrição do corpo - um dos níveis, em transformar o entorno (ambiente) e de acionar em nós (corpo) a criação/razão/vida.

Imagem (pessoal) de lúcio leonn-"Corpo em Proposição Urbana" -jan de 2008. Fachada do Teatro Popular Oscar Niemeyer,Niterói, RJ.

Vejamos: pela Visão, há possibilidades de viajarmos a distância; de buscarmos inspirações, de documentar ou reter imagens e saberes. Ao Ouvir, podemos acusticamente, intermediar e atravessar materiais sólidos; pelo Cheiro atrair nossas memórias e acessar no corpo imagens; pelo Tato sentir de antemão, a textura, o peso, a forma etc; e, finalmente, o sentido do Gosto, ele ocasiona impulsos e sensações ou comunica ao sistema nervoso; há retenções, desejos, aroma, etc.
Imagem idem,reprodução.
Para concluir tal análise dos sentidos do corpo descrito acima e atividade, penso que, ela pode servir aqui como modelo de entrada e de indicação minha, para consciência e da relação do corpo em tempo/espaço: dum Ambiente re/transformado ou consubstanciado, pelo o mesmo.

FONTES CONSULTADAS

ANDRÉS, Maria Helena. Os Caminhos da Arte. 2ª ed. rev. e aum. Belo Horizonte: C/Arte, 2000.

MAKL, Luis Ferreira. Antropologia Cultural. Módulo 6. Plataforma AVA/arteduca. Pró-licenciatura-Teatro. Núcleo de Acesso ao Curso - Fundamentos da Licenciatura em Teatro e Fundamentos da Aprendizagem a Distância. Instituto de Artes (IdA) / Universidade de Brasília (UnB). Acesso (restrito aos cursistas): outubro de 2008.

RAULINO, Berenice. (Tradução para o português). Teatro Laboratório de Jerzy Grotowski 1959-1969/ textos e materiais de Jerzy Grotowski e Ludwik Flaszen com um escrito de Eugenio Barba; curadoria de Ludwik Flaszen e Carla Pollastrelli com a colaboração de Renata Mollinari. São Paulo: Perspectiva: SESC; Pontedera IT: Fondazione Pontedera teatro, 2007.


Periodicos
Arquivo pessoal e experiência do ator e Arte-educador Lúcio Leonn.

Artigos consultados
Escola de Dança da Vila das Artes/Fundação de Cultura, Esporte e Turismo (Funcet), parceria Universidade Federal do Ceará (UFC). Curso de Extensão Dança e Pensamento. Anotações pessoais de aulas, aluno Lúcio Leonn / módulos. Fortaleza-Ce: 2008.

“A dança é uma das raras atividades humanas em que o homem se encontra totalmente engajado: corpo, espírito e coração”.
(Maurice Bèjart, 1927-2007)
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Curso de Extensão Dança e Pensamento. - Atividade de conclusão-módulo “Discursos sobre o Corpo”, ministrado por Christine Greiner, de 01 a 06 de dezembro de 2008. Aluno: Lúcio José de Azevêdo Lucena - Lúcio Leonn.