sábado, 29 de março de 2008

Atividade de Conclusão do Curso: Uma Biografia - (3º Módulo) "Dança cênica no Ceará - origens e desdobramentos", ministrado pelo Prof. Roberto Pereira

Valeska Mariano de Castro -(Uma Biografia em Contexto Social Feminino): da bailarina à rodar... de educadora física... à socióloga...

Sua infância fora, sonhar: “ver aquela bailarina e acompanhá-la com um pequeno olhar e fitar seu gesto pleno e estático; ‘ver à bailarina a rodar... a rodar, com o tema musical de “Lara” ao fundo’. Embora, o grande estimulo para Dança, veio da pequena caixinha de música, que ela hoje, ainda a guarda em corpo de mulher, como relíquia nostálgica; houve demora de ser, e de estar a bailar...

Depois dos 15 anos de idade que recomeça a sonhar... Era a exigência do corpo na Dança e vice-versa, a vida querendo driblar...Ter o Mundo ao alcance dos dedos, dos pés na Dança, no ar. Uma fascinação!

Mas, a Vida começa aos 40, 50, 60...? Não fora por falta de sonhos de sua mãe, de ver a filha bailarina ou, nem mesmo seus... Voar...

Como criança, Valeska Mariano de Castro, ou adolescente menina, era sempre gordinha... "cheinha de corpo".

(Abrem-se as cortinas):
Primeiramente, a Dança-Educação esteve presente em sua vida pessoal, no desenvolvimento e projeção escolar; no grupo de dança do Colégio Cearense, até completar seus 15 anos. Indo em seguida, para o Colégio Geo Studio e lá, faz considerando seu verdadeiro trabalho, a produção em dança-escolar,sob som musical de Marisa Monte: (DEIXE ME IR PRECISO ANDAR... VOU POR AI A PROCURAR...).

Com a Dança vieram as mudanças... pelo seu corpo... no pensamento, deixou-se ir.

Ainda na cidade de Fortaleza-Ce, Espaço Rosana Pucci, depois dos 15, começou a dançar Ballet. Aliando ao sonho de menina e o brilho, pela Arte de dançar... Tudo começara de forma estelar e projeção de algo cênico, entre bailarinas, sonhos, à platéia e refletores, participando de inúmeros espetáculos do grupo, mas sempre como coadjuvante de cena.

Por várias vezes, tornou-se “garota mil coisas”. Waleska Mariano de Castro, agora passa a desfilar,exibir o corpo, mas nada a agradava de antemão.

Convidada pela Banda Acaica, faz parte do seu corpo de dança de salão. Um sonho... "Dançar", em vários lugares... Em cima de trio elétrico! Aracati-Ce... Salvador...

(Conflito):
Sua família exigia seus estudos acadêmicos, em favor da questão financeira. Deixando-a completamente sem palco, rumo ou ânimo.

Aos 20 anos... Queria cursar Educação Física. Porém, é com as Ciências Sociais (habilitação em Sociologia e Antropologia), a partir de 1998, pela Universidade de Fortaleza (Unifor), encontrou seu “porto seguro”.

(Adversidades, de um tempo):
Um episódio inusitado em sua vida, (o caso da lata de leite moça),- ela foi parar no hospital. Hoje ela ri(nós rimos), mas segundo o escritor português,Eça de Queiroz, (1845 - 1900), 'O riso é a mais antiga e ainda a mais terrível forma da crítica.'

Definitivamente, parou seus estudos acadêmicos por mais ou menos 3 a 4 anos. Logo, perdeu em tal dia, a prova de vez, de uma das disciplinas.

Nesse intervalo, casa-se... Retorna à Sociologia (licenciatura plena) pela mesma universidade de outrora, e conclui o Curso, em 2003 -, ingressando também ao mercado de trabalho.

No entremeio de tempo e espaço, consegue nos braços de seu ex-marido, aprimorar mais ainda seu interesse pela Dança, passando a admirar os trabalhos em sustentabilidade social,-os serviços da bailarina cearense Janne Ruth e, passando a trabalhar como socióloga-técnica, ela não aparecia nos espetáculos, mas ao lado das atividades socioculturais de Ruth, via Secretaria da Ação Social do Estado do Ceará, de 2005 a 2006.

(Mais mudanças):
Torna-se coordenadora geral e professora de dança contemporânea e curso de ballet clássico no Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável - CIEDS (Organização Não-Governamental), por um período de seis meses no ano de 2007.(ver Imagem, abaixo)

Neste período, recomeça seu velho sonho; o de cursar a faculdade de educação física...

-(Uma pausa)-

Fora chamada pelo Estado, por meio de concurso público, para lecionar a disciplina de Sociologia, na Escola de Ensino Municipal Fundamental e Médio Centro Educacional Moema Távora, até 2006.

No entanto, é professora de História e Geografia (Projovem) na Prefeitura Municipal de Fortaleza, de 2005 a 2007.

Antes, fora coordenadora pedagógica na EMEIF Affonso de Medeiros em Caucaia-Ce, em 2004. E, depois, coordenadora escolar/gestão, na E.E.F.M Centro Educacional Moema Távora, em 2005.

Possui no currículo apresentação de trabalhos científicos, palestras e oficinas realizadas, como: “Historicidade indígena e aculturação feminina: um estudo de caso sobre os índios Tapeba”, no VII Encontro de Iniciação à Pesquisa, realizado no período de setembro, de 2002, Universidade de Fortaleza (Unifor);

“Imigração e Pobreza: um estudo em Horizonte-Ce”, IX Encontro de Iniciação à Pesquisa, realizado no período 2003,pela Universidade de Fortaleza; no ano de 2005 - Seminário História, Cultura e Cidade, pela Universidade Estadual do Ceará (Uece), participando da mesa de comunicações coordenadas, tema: “A importância dos centros comunitários de Fortaleza para as comunidades atendidas”.

Participação da Oficina de trabalho para construção do Plano Estadual de Promoção da Igualdade Étnico-Racial, como palestrante, pela Secretaria da Ação Social do Estado do Ceará, em 2006.

Tem atuação e protagonismo em movimentos sociais e políticos: sindicatos, escolas e associações diversas, explicitando sua participação, abaixo;

Coordenação e formação de associações comunitárias, bem como na preparação de lideranças comunitárias; aconteceu na E.M.E.F João Antônio da Silva (Horizonte-Ce) de maio de 1998 a setembro de 2001, com detalhamento da atividade: Trabalho de mobilização na comunidade do Catolé, município de Horizonte, junto ao conselho comunitário. Além da Associação de Moradores do Conjunto Santa Terezinha -ABC Mucuripe, em Fortaleza-Ce, no período de Maio de 2003, a junho de 2004.

Por alguns instantes, se empenhou nas atividades de circuito de aulas em academias de musculação, como professora do Sistema "Body Systems" (Body Pump e Body Attack) e instrutora de musculação, pela Academia Planeta Corpo, em 2007.

(Retornando à Cena):
Valeska Mariano de Castro se considera uma mulher romântica, reside em Fortaleza-Ce, mora no bairro Pan Americano. É Pós-graduanda em Especialização em Administração Escolar (2008), pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA); e também cursa pela mesma universidade, Licenciatura em Educação Física (5° semestre).

(Um desejo):
Não quer deixar nunca, a Dança de lado. E,como educadora física, pretende nas escolas municipais de Caucaia, inserir projetos sociais e fazer deles: “motivação de crianças e jovens”, ministrando também, aulas de Educação Física/Dança.

(Cenas anteriores):Castro, tem passagem também em livre formação, como bailarina, da Cia de Dança Janne Ruth.

(Conclusão):
Aluna do curso "Dança e Pensamento” (1ª turma),pela PMF-(Funcet) e, parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC), em 2008.

Hoje, se sente feliz com o que faz e com o que sonha: “ter um espaço onde a Dança seja valorizada como possibilidade de viver bem... que a Dança possa ser mais reconhecida entre nós, como essência vital de todo ser humano”.

(Fecham-se às cortinas, fim do 1º Ato.)


Não foi encaminhado até a presente data, (29/03/08); cenas ou momentos; imagens; de seu trabalho artístico, entre outras. Há um registro de imagem acima (foto), de atividade social (reportagem de jornal(?), s.d.), como possibilidade de ilustração, desta página. Fica para posterior publicar aqui, tais ilustrações. O show não deve parar...

(Abrem-se às cortinas: movimento, música..., 2º Ato). Fim.

O 3º módulo "Dança Cênica no Brasil" - Origens e Desdobramentos" foi realizado entre os dias 21 a 26 de janeiro, das 19h às 22h (segunda a sexta) e 09h às 12h (sábado), sendo ministrado pelo doutor em Comunicação e Semiótica, coordenador do Curso Superior de Licenciatura em Dança do Centro Universitário da Cidade do Rio de Janeiro, Roberto Pereira.